Lyon começa com tudo (Foto: Romain Lafabregue / AFP)

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Os olhos dos rugbiers estão todos voltados para o Japão, mas nem a Copa do Mundo pode entrar no caminho do Top 14. Com os times voltando a campo nesse final de semana, uma rodada equilibrada já que os milionários não podem contar com suas maiores estrelas. Os vitoriosos da rodada foram Lyon (1º) e Toulouse (2º) que bateram com folga Stade Français (14º) e Agen (13º) respectivamente. A surpresa da rodada ficou por conta do recém promovido Bayonne (5º) que viajou a Paris e surpreendeu o Racing (10°).

O Lyon (1º), apesar da pouca tradição, vem se consolidando como uma força ascendente do rugby francês. Depois de chegar as finais duas temporadas seguidas a equipe começa forte mais uma vez atropelando em casa o Stade Français (14º) por 43 a 9. Um jogo de apenas uma equipe e que mantém o histórico recende de domínio dos lobos sobre o time da cidade luz.

- Continua depois da publicidade -

O Toulon (2º) voltou com tudo e disposto a mostrar que deixou para trás a péssima temporada anterior. A equipe, mesmo sem suas maiores estrelas, atropelou fora de casa o Agen por 44 a 25, mostrando uma vontade que há muito tempo os torcedores não viam. O Agen (13º) mais uma vez deve se contentar com a luta contra o rebaixamento.

O Bayonne (5º), que veio da segunda divisão teve uma estreia dos sonhos, os bascos viajaram para medir forças com o poderoso Racing (10º) em Paris e voltaram da capital com a primeira vitória fora de casa da competição. O jogo começou morno com os parisienses dominando, mas com dificuldade para finalizar, o primeiro tempo terminou 17 a 7 para os donos da casa. O que o time da cidade luz não contava é que os bascos voltariam do vestiário decididos a não manter a escrita das equipes que sobem apenas para serem humilhadas na primeira divisão. O time colocou o coração em campo, e surpreendeu os jogadores do Racing, voltando para casa com uma vitória por 24 a 17.

O Clermont (4º), não sentiu falta de suas estrelas, e voltou a todo vapor batendo o La Rochelle (11º), em casa, por 28 a 10. Apesar do placar a partida foi bem equilibrada, só pendendo para os donos da casa aos 21’ do segundo tempo quando um cartão vermelho para o primeira linha Sila Puafisi por um tackle alto facilitou a vida dos amarelos.

Demorou apenas uma rodada paro o atual campeão do Top 14, o Toulouse (9º), ter a faixa carimbada. A equipe viajou para a terra dos vinhos e acabou batida pelo Bordeaux (6º) por 30 a 25, em uma partida muito agitada, com diversas mudanças de liderança. Mesmo jogando com um Toulouse desfalcado os donos da casa mostraram muita qualidade e mais uma vez sonham com a possibilidade de chegar as finais.

O Castres (7º) fez a lição de casa e bateu o Montpellier (8º) por 26 a 25, no jogo mais emocionante da rodada. Os visitantes fizeram uma boa partida e mostraram evolução em relação a decepcionante temporada passada. O time teve a vitória ao alcance das mãos marcando um try no minuto final, e dependo da conversão do veterano abertura neozelandês Aaron Cruden, que não conseguiu acertar a bola entre os paus.

No duelo dos nanicos o Stade Paloise (3º), jogando em casa, levou a melhor sobre o Brive (12º) vencendo por 33 a 14. Um duelo direto entre duas equipes que tem como principal objetivo se manter na primeira divisão na próxima temporada.

Top 14 – Campeonato Francês 2019-20

Racing 12 x 24 Bayonne
Castres 26 x 25 Montpellier
Agen 25 x 44 Toulon
Lyon 43 x 9 Stade Français
Section Paloise 33 x 14 Brive
Bordeaux 30 x 25 Toulouse
Clermont 28 x 10 La Rochelle

 ClubeCidadeJogosPontos
Bordeaux-BèglesBordeaux1761
Lyon Lyon1753
Racing Paris1746
ToulonToulon1745
La RochelleLa Rochelle1742
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand1741
ToulouseToulouse1740
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier1737
BayonneBayonne1733
CastresCastres1733
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde1733
PauPau1728
AgenAgen1726
Stade FrançaisParis1725
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;