Tempo de leitura: 11 minutos

Clermont x Brive http://www.asm-rugby.com

A temporada regular do Campeonato Francês chegou ao fim com as definições do último rebaixado e dos confrontos do mata-mata final.

Como esperado, o Brive não conseguiu operar o milagre da salvação, e foi rebaixado de forma melancólica, sendo duramente derrotado por seu rival Clermont, que encerrou a primeira fase na segunda posição, empatada em número de pontos com o líder Toulouse. Tanto Clermont como Toulouse já estão garantidos diretamente nas semifinais do Top 14 Orange.

- Continua depois da publicidade -

Na luta pelas vagas no mata-mata, o Stade Français fracassou em sua tentativa de desbancar seu rival de Paris, o Racing Métro, ao ser derrotado pelo Biarritz. O Racing Métro também foi derrotado, pelo Agen, o que não comprometeu sua classificação.

Na parte de cima da tabela, a única alteração de posição foi a queda do Montpellier para a quinta posição, após ser derrotado pelo Toulouse. O resultado favoreceu o Castres, que venceu o Bayonne e garantiu o duelo das barrages (quartas-de-final) em casa. Os duelos que valem vaga nas semifinais serão: Toulon x Racing Métro e Castres x Montpellier. Essas quatro equipes, além de Toulouse e Clermont, se garantiram na próxima Heineken Cup.

O Stade Français espera o resultado da final da Amlin Challenge Cup entre Toulon e Biarritz. Se o título da segunda competição europeia for do Toulon, o Stade Français ganhará uma vaga na Heineken Cup. Caso o título seja do Biarritz, será o clube basco que disputará a competição.

 

Um campeão europeu fora da elite

Campeão da Heineken Cup em 1997, o Brive sofreu um duro revés nesta temporada. Após se salvar por pouco do rebaixamento no ano passado, o Brive não conseguiu escapar do descenso em 2012, e jogará na próxima temporada a Pro D2.

Na última rodada do Top 14 Orange, o Brive precisava de um milagre para se salvar: vencer fora de casa o poderoso Clermont com ponto-bônus e ainda contar com uma dura derrota do Bayonne para o Castres. Nada disso ocorreu. O Brive foi absolutamente dominado pelo Clermont, e sofreu uma dolorosa derrota por 57 x 14, para sair melancolicamente da elite do rugby francês. Foi uma avalanche de 8 tries para o Clermont, que terminou a temporada regular na segunda posição.

 

Castres e Toulon jogarão em casa no primeiro mata-mata

O Castres sofreu, mas venceu o Bayonne, que jogava por 1 ponto para garantir sua permanência no Top 14 Orange. E os bascos foram bem-sucedidos, apesar da derrota. O CO começou muito bem a partida, abrindo grande vantagem no primeiro tempo, graças aos 2 tries do pilar Taumoepeau, que levaram o jogo para o intervalo em 23 x 12. O Castres chegou a seu terceiro try aos 65′, com Forrestier, dando a impressão de que o jogo já estaria resolvido. No entanto, em busca do ponto-bônus defensivo, o Bayonne reagiu brilhantemente, arrancando 2 tries no fim, aos 69′, com Huget, e aos 81′, com Gerber. 31 x 29, placar final.

Com a vitória, o Castres superou na classificação o Montpellier, que foi derrotado pelo Toulouse na reedição da final do ano passado. Foi um grande jogo, que coroou os fijianos. Com 3 tries de Matanavou, o Toulouse conquistou a vitória que lhe garantiu a primeira colocação na classificação geral. O try do também fijiano Nagusa para o Montpellier, no primeiro temp, levou o jogo empatado em 10 x 10 ao intervalo. O Toulouse obteve a vantagem no segundo tempo e conseguiu segurar uma suada vitória por 20 x 13. Com o triunfo, o Toulouse ganhou o direito de escolher a data de sua partida semifinal.

O Toulon, por sua vez, terminou na terceira posição, encerrando a primeira fase com uma tranquila vitória sobre o Lyon, 29 x 5.

 

Parisienses perdem, mas Racing Métro avança

A última vaga no mata-mata final foi decidida entre os dois times de Paris, Racing Métro e Stade Français. Um mísero ponto-bônus defensivo dava a classificação ao Racing Métro. E foi o que ocorreu, apesar de em circunstância nada animadoras. O Racing Métro foi incapaz de derrotar o já eliminado time do Agen, mesmo mostrando um ataque muito positivo. Os Racingmen anotaram 3 tries, contra apenas 1 do Agen, mas entregaram a vitória por conta dos excessivos penais, concedendo nada menos que 18 pontos em penalidades ao adversário. O resultado final foi um triunfo por 25 x 22 do Agen.

O Stade Français fez pior. A equipe das famosas camisetas rosas precisava de uma vitória bonificada sobre o Biarritz, em grande clássico da história recente do Top 14. Porém, o time de Paris foi derrotado pelos bascos. 16 x 5, com tries de Traille, para o BO, e Rabadan, para o SF. Yachvilli fez novamente a diferença, chutando 3 penais e 1 conversão para os donos da casa.

Por fim, em jogo que não valia mais nada, o Bordeaux encerrou bem sua primeira temporada após a promoção da Pro D2 batendo o decadente Perpignan, por 37 x 29, em jogo muito bom, aberto, e com nada menos que 4 tries para cada lado.

 

Top 14 Orange – Campeonato Francês

Castres 31 x 29 Bayonne, em Castres

Clermont 57 x 14 Brive, em Clermont-Ferrand

Toulouse 20 x 13 Montpellier, em Toulouse

Biarritz 16 x 5 Stade Français, em Biarritz

Bordeaux 37 x 29 Perpignan, em Bordeaux

Agen 25 x 22 Racing Métro, em Agen

Lyon 5 x 29 Toulon, em Lyon

 

Barrages (Quartas-de-final)

Toulon x Racing Métro

Castres x Montpellier

 

Semifinais

Toulouse x pior semifinalista

Clermont x melhor semifinalista