Tempo de leitura: 10 minutos

Clermont fans

O Top 14 de francês repetiu a inovação das últimas temporada e realizou uma roodada inteira no meio de semana, na quarta-feira. E a quarta rodada do Campeonato Francês premiou o Clermont que, após começar capengando o Top 14, assumiu a ponta da tabela após massacrar o Bayonne, deixando para trás o então líder Stade Français, que caiu diante do Castres, agora terceiro. O Toulon vem em segundo, após atropelar o lanterna Brive, enquanto o quarto colocado é o Toulouse, que conquistou grande vitória sobre o Racing Métro.

 

- Continua depois da publicidade -

Favoritos subindo

Os grandes favoritos ao título do Top 14 estão em ascensão. A liderança é ocupada agora pelo Clermont, que mostrou que, depois de uma curta pré-temporada, já começou a entrar nos trilhos e aplicou impiedosos 55 x 0 no Bayonne. Foram nada menos que 7 tries dos Auvergnats, que dominaram o jogo de ponta a ponta. O terciera linha Vosloo cravou 3 tries. Hat-trick do forward sul-africano!

Com 1 pontos abaixo do Clermont está o Toulon, que somou vitória igualmente impiedosa: 62 x 12 sobre o Brive, lanterninha. Foram 9 tries dos campeões europeus, com o australiano Matt Giteau anotando 2. O primeiro tempo foi parelho, terminando em 20 x 12, mas no segundo só deu o time da casa.

O terceiro lugar é do campeão Castres, que desbancou o então líder Stade Français. O primeiro tempo do embate foi duro, com o CO se sobressaindo por 12 x 10, com tries de Rallier e Lamerat. Antes do intervalo, Lavalla cravou o try de Paris, dando esperanças para o segundo tempo. Mas, o Castres emplacou, dominou as ações na segunda parte e fez nada menos que mais 4 tries não respondidos. Lamerat mais uma vez, Mach, Grosso e Garvey cruzaram o in-goal para o Olympique. 38 x 20.

Já o gigante Toulouse fez bom jogo passando bem pelo desfalcado Racing Métro, que não contou com o reforço Jonny Sexton. No primeiro tempo, muitos erros foram cometidos dos dois lados, mas o Toulouse levou a melhor com Gaël Fickou atropelando em velocidade para o único try antes do intervalo, garantindo parciais 16 x 3. O Racing seguiu sem se encontrar na partida, errando muito e permitindo ao Toulouse ampliar sua vantagem. Nyanga, aos 53′, e Tekori, aos 74′, romperam a defesa parisiense para os tries da vitória rubronegra por 30 x 6.

 

Para não desgarrar

Após começo ruim, o Montpellier já mostrou sua qualidade e assumiu a quinta posição, superando fora de casa o Bordeaux no jogo mais disputado da rodada. Foi um primeiro tempo de alto nível, com 23 x 16 para o Montpellier que, apesar de ter um cartão amarelo em momento crucial, garantiu a frente graças aos 2 tries de Audrin. No segundo tempo, o Bordeaux complicou a situação para o Montpellier, fazendo 2 tries contra 1, mas no fim os azuis resistiram e resguardaram a vitória por 36 x 29, com Pélissié arrematando o penal da vitória no finzinho.

Atrás do Montpellier vem o Perpignan, que saiu vitorioso do embate com o Grenoble, fazendo 36 x 13, com direito a 5 tries, sendo 2 de Guitoune, e ponto-bônus em casa. Por fim, quem voltou a sorrir foi o novato Oyonnax, que passou pelo tradicional mas decadente Biarritz: 24 x 22. Foram 2 tries de Tian ainda no primeiro tempo, que se provaram incontornáveis para o BO, que fez seu único try apenas aos 78′, com Ngewnya, mas já era tarde, derrubando os bascos para o penúltimo lugar.

O Top 14 volta no domingo com mais um rodada cheia.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Castres 38 x 20 Stade Français, em Castres

Bordeaux 29 x 36 Montpellier, em Bordeaux

Clermont 55 x 0 Bayonne, em Clermont-Ferrand

Oyonnax 24 x 22 Biarritz, em Oyonnax

Perpignan 36 x 13 Grenoble, em Perpignan

Toulon 62 x 12 Brive, em Toulon

Toulouse 30 x 19 Racing Métro, em Toulouse