Tempo de leitura: 28 minutos

clermont brive 2015 

Com a França ainda em choque por causa do atentado contra a revista Charlie Hebdo, o Top 14 teve uma de suas rodadas mais tocantes, com diversas homenagens as vítimas em todos os jogos. Em campo os times contribuíram com algumas das melhores partidas da competição.

- Continua depois da publicidade -

A briga pela liderança continua acirrada com Clermont (1º) e Stade Fançais (2º) atropelando em casa Brive (12º) e Castres (13º) respectivamente. O Toulon (3º), que vinha de uma série de jogos ruins, não deu chance para os visitantes do Racing Metro (4º). Já no duelo das surpresas o Grenoble (6º) viajou para ser derrotado pelo Bordeaux (5º). Se o campeonato tem surpresas positivas ele também tem decepções, o Montpellier (8º) viajou e presenteou o técnico Jake White com a primeira derrota na estrada, para o Oyonnax (9º), enquanto o Toulouse (7º) precisou de toda a garra e vontade para bater o fraco La Rochelle (14º). No duelo das ultimas colocações, o Bayonne (10º) bateu no País Basco o Lyon (11º).

 

Clermont vence dérbi

No grande clássico do Maciço Central, o Clermont atropelou em casa os rivais regionais do Brive por 44 a 20. A equipe amarela entrou no in-goal seis vezes, com o fullback Jean Buttin, o hooker Benjamin Kayser, o ponta Naipolioni Nalaga (duas vezes), o scrum-half reserva Ludovic Radosavljevic e ainda um penal try. O Brive lutou muito, marcando três vezes, com o ponta Benito Masilev, o abertura  Riaan Swanepoel e o asa Kieran Murphy, mas não foi o suficiente. O jogo é uma bem-vinda variação dos clássicos franceses, com geralmente partidas amarradas, de muitos amarelos e poucos tries.

O Clermont agora divide a liderança com o Stada Français e viaja para medir forças com um combalido La Rochelle. Apesar de rival regional, o Brive não tem poder para fazer frente ao primo rico. A equipe de Limousin. porém, faz uma boa temporada e agora recebe o Grenoble.

 

Toulon volta a sorrir

O Racing Métro sabia que esse não era o melhor momento para visitar Toulon. Os donos da casa vinham de duas derrotas seguidas e precisavam desesperadamente de uma vitória em seus domínios. No final, os parisienses foram grandes adversários, mas não conseguiram segura a máquina rubronegra, que venceu por 32 a 23. Em uma partida muito bem jogada, as equipes presentearam a torcida com seis tries. O Toulon contribuiu com o fullback Leigh Halfpenny, o asa Juan Smith, o ponta Bryan Habana e o centro Matt Giteau enquanto o time azul e branco entrou no in-goal com o ponta Marc Andreu e o centro Jamie Roberts.

O Toulon continua em casa, onde enfrenta os bascos do Bayonne enquanto o Racing viaja para tentar bater o Lyon.

 

Stade Français atropela

A alegria do Castres durou pouco. Depois de bater o La Rochelle e sair da zona de rebaixamento na semana passada, a equipe viajou para Paris medir forças com Stade Français, e o que se viu foi um massacre, com os donos da casa vencendo por 49 a 13. Os parisienses foram superiores em todos os aspectos do jogo, na defesa e no ataque, no scrum e na linha, marcando seis vezes,  com o oitavo Sérgio Parissi (três vezes, hat-trick), o ponta  Waisale Nayacalevu, o centro Jonathan Danty e um penal-try. O Castres fez o try de honra com o ponta Remy Grosso.

O Stade Français divide a liderança com o Clermont, mas perde no critério de desempate, e recebe o Oyonnax na próxima rodada. A derrota é um choque de realidade para o Castres, que mostra que o time não é nem sombra daquele dos últimos anos, e terá de suar muito para permanecer na divisão de elite do francês, na próxima rodada a equipe recebe o Toulouse.

 

Oyonnax consegue resultado histórico

O técnico Jake White sentiu pela primeira vez o que é jogar fora de casa no Top 14, ao ver sua equipe, o Montpellier, ser batido pelo Oyonnax, por 20 a 13. O resultado tem um peso ainda maior, pois, desde o seu retorno à primeira divisão, o time vermelho e negro ainda não havia vencido o MHR.  Os donos da casa fizeram três tries, dois com o ponta Silvere Tian e um com o scrum-half Fabien Cibray. O try de honra dos visitantes foi marcado pelo ponta fijiano Timoci Nagusa.

A vitória dá muita confiança para o Oyonnax, que apesar de possuir um dos menores orçamentos da competição, faz um grande campeonato. Os alpinos viajam para Paris, onde têm a dura missão de bater o Stade Français. A vitória sobre o Toulon parecia o início de uma nova era, porém a derrota agora mostra que não será tão fácil e o otimismo pode ter sido precipitado. O Montpellier agora tem chance de reverter esse quadro contra o Bordeaux em casa.

 

Bordeaux vence duelo de revelações

A terra dos vinhos recebeu o embate entre as duas grandes surpresas da competição quando o Bordeaux bateu o Grenoble, por 34 a 16, em um jogo de altíssimo nível, que mostrou por que essas equipes têm incomodado os grandes. A festa da torcida quase foi estragada pelos visitantes, que fizeram um try logo no primeiro minuto com o fullback Benjamin Thiéry. Os donos da casa, porém, mostram um grande poder de reação e viraram a partida, com dois tries do hooker Wayne Avei e um do segundo centro  Felix Le Bourhis. As duas equipes continuam suas batalhas rumo as finais e uma vaga na Champions Cup, ambas longe de casa. O Bordeaux mede forças contra o Montpellier, enquanto o Grenoble visita Brive.

 

Toulouse sofre, mas vence

Os maiores campeões franceses receberam o lanterna La Rochelle e precisaram suar muito para sair de campo com a vitória, por 29 a 26. Em uma partida de excelentes seis tries, o Toulouse contribuiu com quatro: fizeram o asa Thierry Dusautoir, o ponta Yoann Huget e o segundo centro Yann David. Já os atlânticos, que se mantiveram sempre no encalço dos donos da casa, entraram duas vezes no in-goal, com o scrum-half Julien Audy e o asa Jason Eaton, para conquistar seu primeiro ponto longe de casa.

O Toulouse continua seu calvário. Se para muitas equipes a situação seria confortável, para os maiores campeões franceses a temporada continua decepcionante. O time continua inconstante e precisa de grandes esforços para bater até os mais frágeis adversários. Os occitanos agora viajam para enfrentar um combalido Castres. O primeiro ano no Top 14 é sempre o mais difícil, principalmente para uma equipe pequena, e o La Rochelle tem lutado bravamente, mas ainda está um passo atrás dos adversários. Na próxima rodada, o time de Poitou-Charentes recebe o líder Clermont.

 

Bayonne vence duelo dos desesperados

No jogo entre dois times que fogem do rebaixamento, o Bayonne fez valer o fator casa e bateu por 23 a 22 o Lyon, saindo assim da zona da degola. Os bascos apostaram no básico para sairem com a vitória, marcando dois tries, com o ponta Marvin O’connor  e o segundo centro Joe Rokocoko, ex-All Blacks. O Lyon vendeu caro a derrota, fazendo seu try com o abertura neozelandês Stephen Brett. Nos minutos derradeiros, Loustalot chutou um penal para o Bayonne, Porical descontou para o Lyon aos 76′, mas os pontos da virada não vieram para os visitantes. Os bascos deixam a zona de rebaixamento, mas não seguem menos ameaçados, tendo uma pedreira pela frente ao visitarem o Toulon. O Lyon vai se mantendo fora da zona de rebaixamento, ao mesmo tempo que mostra algumas virtudes. Os Lobos agora recebem os parisienses do Racing Métro.

 

Biarritz cai, Pau e Perpignan vencem na Pro D2

Na segunda divisão francesa, a briga pela ponta segue intensa. O Pau, que havia perdido fôlego na liderança do torneio no fim do ano passado, voltou a engrenar, somando nova vitória, agora sobre o desesperado Dax. O vice-líder agora é o Perpignan, que atropelou o Carcassonne e foi ajudado pela derrota do Biarritz diante do Aurillac, agora quinto colocado. A diferença do Perpignan para o Pau é de somente 7 pontos agora, sendo seguido por Biarritz, Albi e Aurillac.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

Foto: ASM Clermont

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Stade Français 49 x 13 Castres, em Paris

Toulon 32 x 23 Racing Métro, em Toulon

Bayonne 23 x 22 Lyon, em Bayonne

Bordeaux 34 x 16 Grenoble, em Bordeaux

Oyonnax 20 x 13 Montpellier, em Oyonnax

Toulouse 29 x 26 La Rochelle, em Toulouse

Clermont 44 x 20 Brive, em Clermont-Ferrand

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Agen 31 x 9 Tarbes, em Agen

Albi 16 x 9 Bourgoin, em Albi

Aurillac 24 x 20 Biarritz, em Aurillac

Béziers 22 x 6 Colomiers, em Béziers

Narbonne 28 x 24 Montauban, em Narbonne

Dax 8 x 20 Pau, em Dax

Massy 39 x 32 Mont-de-Marsan, em Massy

Perpignan 40 x 15 Carcassonne, em Perpignan