Tempo de leitura: 5 minutos

O Yamaha Júbilo conseguiu um feito inesperado. A vitória dos azuis de Iwata contra o Panasonic Wild Knights alterou a história do Suntory Sungoliath, a hegemonia de onze temporadas seguidas entre os quatro melhores foi quebrada.

 

- Continua depois da publicidade -

Depois de sete anos, o time de Iwata conseguiu voltar a uma decisão de Top League. Longe dos holofotes que a liga hoje possui, naquela temporada a equipe perdeu as semis para o Suntory Sungoliath por apenas um ponto, 39 a 40.

Na partida deste sábado, no Hanazono Stadium, mais de 6500 pessoas foram a campo para ver a partida mais importante da rodada. Valia nada mais que a classificação de Yamaha e Suntory, fora a liderança da competição para o Panasonic, antecipado nas semis.

Yamaha convincente

Foi em um bom clima que a bola foi posta em jogo, logo no início das ações o Panasonic estreou o marcador com dois penais convertidos por Berrick Barnes. Os Wild Knights não ficaram mais à frente do marcador após a metade do primeiro tempo. O ponta Chikara Hito fez o try, que com a conversão de Goromaru, colocou o Yamaha na frente. Pouco mais de cinco minutos depois foi a vez de Male Sa’u ampliar, com direito a mais uma conversão do craque Goromaru. Final do Primeiro Tempo: Yamaha 14, Panasonic 6.

No início do segundo tempo, Kyosuke Horie foi logo deixando mais um try, e foi uma troca entre os oitavos, pois Holani tambem marcou o dele para os Cavaleiros. Chikara anotou mais um try, para o Yamaha, mas foi de Kitagawa, ponta do Panasonic, o ultimo try do jogo. Placar Final: Yamaha Júbilo 26; Panasonic Wild Knights 18.

Sungoliath Eliminado

As chances de classificação estavam todas para o time de Tóquio, bastava vencer com ponto bônus dois adversários que já não brigavam por nada na tabela. Mas a coisa foi um pouco mais complicada e o Sungoliath precisava torcer para uma derrota do Yamaha e ganhar o jogo contra o fraco Toyota Verblitz.

O Toyota teve um primeiro tempo equilibrado, largou na frente. Em cinco minutos de jogo já havia saído um try para cada lado, Mizuno para o Verblitz e Kakinaga para o Suntory. Rapidamente, Kitagawa fez mais um try verde, convertido. O ponta Nakaduru colocou novamente o Suntoliath próximo no placar com outro try. Mizuno ampliou para os verdes com mais 5 pontos, a revelação Kotaro Matsushima deixou tudo igual aos 38 minutos. Final do primeiro tempo Toyota 19, Suntory 19.

O ponto bônus estava perto, mas a vitória não, já que tinha feito dois tries, com isso cabia ao time de Tóquio prezar o equilíbrio. No segundo tempo apenas os amarelos pontuaram, foram tries de Hendrik Tui, Matsushima e Kosei Ono, que além de converter todos ainda deixou o dele. Final: Suntory Sungoliath 40, Toyota Verblitz 19.

Kobelco líder e Toshiba Classificado

A classificação definitiva de Toshiba e Kobelco foi pouco alardeada. Kobelco enfrentou o Canon Eagles e Toshiba, outro favorito, encarou o lanterna do grupo o Shining Arcs.

O Canon Eagles levou o 8º maior público do rugby em todo mundo nesse final de semana, mais de 10 mil pessoas estiveram no Príncipe Chichibu para assistirem a despedida dos rubro-negros de Tóquio na temporada, mas foi o Kobelco quem mandou no jogo.

O Kobelco Steelers imprimiu uma goleada de 47 a 8, foram 5 tries, todos convertidos por Yamamoto, que também marcou três penais, a fantástica vitória colocou os vermelhos de Kobe na liderança que agora pega o indigesto Yamaha nos playoffs.

No segundo jogo no templo do rugby nipônico, até metade do segundo tempo o Toshiba tinha feito 31 pontos nos Arcs. A pressão foi tão forte que houveram dois penal-tries e um de Steven Bates na primeira etapa. Tomoigawa reduziu o vexame com um try aos 29 minutos, e o talentoso Elton Jantles fechou com mais sete pontos. Final: Toshiba Brave Lupus 31, Shining Arcs 14.

Grupo B: Spears na berlinda

Um time qualificado e sem rumo, Kubota Spears do craque Harumichi Tatekawa ficou de fora do torneio Wild Card e agora enfrentará uma disputa de rebaixamento no fim da temporada.

A vitória magra por 19 a 10 contra o Liners e a combinação de resultados empurraram os azuis para o quinto lugar, o próprio Kintetsu Liners escapou por um ponto de diferença na tabela.

O Ricoh Black Rams ficou em primeiro lugar no grupo B e encerra sua participação na temporada regular, a vitória contra o estacionado Coca-Cola, já sem Cummins, por 38 a 22 agora deixou o time por conta do jogo no torneio WildCard, que por sorte será no Príncipe Chichibu, ou seja, visitante jogando em casa.

Os Hurricanes venceram o já rebaixado Sanix Blues por 46 a 33, se seguraram na quarta posição e capengando, já estarão em mais uma edição do torneio, a temporada 2015-2016.

O NEC Green Rockets, sempre de chegada, irá encarar a disputa do rebaixamento. O time entrou só para cumprir tabela e venceu o Toyota Shuttles por sofridos 9 a 7. Os dois estarão também na disputa contra o rebaixamento no dia 14 de fevereiro.

Expectativas para os Playoffs

Esta competição mostrou ao público uma evolução em todos os aspectos, e, hoje há cinco potências claramente definidas, os quatro classificados e o Suntory Sungoliath, as demais equipes estão muito atrás. Não há nenhum favorito declarado entre os quatro, todas as equipes que lá estão mostraram um bom volume de jogo entre si. O que mais conta agora são aqueles jogadores experientes como Berrick Barnes, JP Pietersen, Goromaru, Potiegieter e tantos outros, que podem mudar o rumo de uma partida, ou até mesmo de uma campanha, como o caso do Yamaha, que no momento derradeiro teve a frieza de encarar os dois mais temidos de toda a competição.

O Kobelco enfrenta o Yamaha, time que foi goleado por ele, 40 a 10. Olhando a campanha do Kobelco parece um duelo mais fácil, só parece. Pelo que vem jogando as duas equipes, os detalhes serão decisivos e a vitória dependerá claramente dos pés de Yamanaka e Goromaru.

Na outra semifinal temos os dois times que mais botaram medo nos demais em toda a competição. O Panasonic é o chamado “Joga Fácil” tem um plantel mais recheado de talentos internacionais, mas são das mãos de Akihito Yamada que podem vir pontos valiosos. Takahiro Ogawa fará um duelo à parte com Fumiyaki Tanaka.

As semifinais acontecem nos dias 24 e 25 de janeiro. Kobe e Tóquio serão sedes, sendo Kobelco e Toshiba como mandantes.

 

 

Top League – Campeonato Japonês

Toshiba Brave Lupus 31 x 14 NTT Shining Arcs

Canon Eagles 8 x 47 Kobe Steel Kobelco Steelers

Toyota Industries Shuttles 7 x 9 NEC Green Rockets

Toyota Verblitz 19 x 40 Suntory Sungoliath

Fukuoka Sanix Blues 33 x 46 NTT Docomo Red Hurricanes

Coca Cola West Red Sparks 22 x 38 Ricoh Black Rams

Kintetsu Liners 10 x 19 Kubota Spears

Yamaha Júbilo 26 x 18 Panasonic Wild Knights

Escrito por Leandro Vieira.