Tempo de leitura: 19 minutos

anoeta bayoonne

O Campeonato Francês está em sua reta final, restando agora apenas 4 jogos para o término da temporada regular. Na 22ª rodada, já com os atletas das seleções nacionais de volta aos gramados do Top 14, Toulon e Clermont, líder e vice-líder, tropeçaram, sendo derrotados por oponentes bascos: Bayonne e Biarritz. Já o Toulouse venceu em grande estilo o clássico nacional contra o Stade Français Paris. Na briga pelo mata-mata, o Montpellier levou a melhor sobre o Grenoble e ultrapassou o Perpignan, derrotado pelo Racing Métro. Enquanto isso, na luta contra o rebaixamento, quem falou mais alto foi o Bordeaux, rebaixando matematicamente o Mont-de-Marsan. Resta apenas a definição de um rebaixado, e quem está perto do desastre é o Agen, derrotado pelo Castres.

 

- Continua depois da publicidade -

Clássico nacional é rubronegro

O Toulouse foi o grande destaque da rodada. Após jornadas irregulares durante o período do Six Nations, o Toulouse se insurgiu com força, estimulado pelos tropeços de Toulon e Clermont. No clássico nacional contra o Stade Français – o embate histórico entre Toulouse, coração da Occitânia, e Paris, sede do poder central – o Toulouse falou mais alto, fazendo uma partida como há muito não fazia. Os Rouge et Noir se impuseram no segundo tempo, após uma primeira etapa parelha de apenas 10 x 9 a favor dos anfitriões, com o try de Yoann Huget. Na segunda etapa, o Toulouse deslanchou. Clerc fez o segundo try aos 50′, respondido por Fainifo, aos 53′. Porém, o troco veio aos 55′, novamente com Huget, abrindo a porta da defesa parisiense. Dusautoir, aos 60′, garantindo a bonificação, Bregvadze, aos 77′, e Médard, aos 80′, fecharam o placar de 43 x 16 a favor dos occitanos, afundando o Stade Français, que agora está a 13 pontos da zona de classificação ao mata-mata.

 

Toulon e Clermont caem no País Basco

Líder e vice-líder tiveram uma rodada de insuceso em visita ao País Basco. O Toulon duelou com o Bayonne, na cidade espanhola de San Sébastien, e caiu em um jogo de alto nível, 33 x 28. O Toulon poupou muitos atletas para a partida, e sucumbiu para o delírio da torcida basca. Spedding, com try aos 4′, e O’Connor, aos 24′, abriram boa frente para o Bayonne, mas Orioli descontou aos 28′ para o RCT, levando o jogo para o intervalo em 20 x 11 para os celestes. Aos 49′, Gerber ampliou a frente basca, mas o Toulon ainda teve tempo para reagir, com tries de Van Niekerk e Tillous-Borde, até parar na defesa do Aviron.

Já o Clermont caiu no clássico contra o Biarritz. Com um try de Héguy, aos 12′, e 3 penais bem chutados por Yachvilli, o Biarritz abriu 19 x 13 na primeira etapa. Skrela, com try aos 27′, e mais 2 penais, manteve o Clermont no páreo na primeira etapa, e o segundo tempo ganhou em qualidade, sobretudo na reta final. Aos 65′, Yachilli ampliou para o BO, punindo a indisciplina auvergnat. Aos 67′, Brock James rompeu para o segundo try do Clermont, e Zirakashvilli ampliou aos 70′, colocando os visitantes em vantagem. Porém, o Biarritz cresceu nos minutos finais, e Baby, aos 74′, cravou o try que devolveu a frente ao Biarritz. 29 x 28. E, aos 80′, Yachvilli liquidou a faturo, fazendo 32 x 28.

 

Montpellier e Racing Métro vencem em duelo diretos pelo mata-mata

Na luta pelo mata-mata, o Racing Métro deu um grande passo rumo à classificação, batendo o Perpignan em Paris por 23 x 19. Foi um duelo emocionante, com os donos da casa fazendo seu único try no jogo com o argentino Juan Martín Hernández, aos 35′. A pontaria de Wisniewski e a indisciplina do time catalão mantiveram o Racing Métro na frente até o fim, mas não sem antes soferer com a reação do Perpignan. Aos 66′, o try de Sid colocou o USAP no jogo, e no fim o drop goal chutado por Mélé, aos 78′, deu uma luz no fim do tíunel para os catalães, mas a virada não veio. Com a derrota, o Perpignan caiu para a sétima posição, saindo da zona de classificação.

A sexta posição foi assumida pelo Montpellier, que visitou e superou o declinante Grenoble por 16 x 9, 8º colocado. O try isolado de Trinh-Duc, logo aos 16′, foi decisivo para o vitória do Montpellier, que ainda contou com mais 6 pontos em penais.

 

Au revoir, Mont-de-Marsan!

O Top 14 definiu seu primeiro rebaixado. Após 22 rodadas e somente 2 vitórias, o Mont-de-Marsan  teve se destino confirmado com uma derrota acachapante diante do Bordeaux, que que respira aliviado na luta contra o rebaixamento, abrindo 9 pontos sobre o Agen, vice-lanterna. Foi uma vitória com estilo do Bordeaux, que aplicou nada menos que 40 x 7 sobre os Montois, fazendo 6 tries para o delírio dos mais de 23 mil espectadores.

O Bordeaux se beneficiou também da derrota do Agen para o Castres, quarto colocado. Foi um triunfo tranquilo do CO por 20 x 9, com tries de Cabannes, aos 28′, e Forestier, aos 65′, garantindo vantagem de 6 pontos sobre o Perpignan na briga pelo mata-mata.

 

Lyon vivo na Pro D2

Na segunda divisão, a liderança segue nas mãos do Oyonnax, que venceu o Narbonne e se aproximou ainda mais da promoção. Na briga pelo mata-mata, o La Rochelle ganhou a vice-liderança graças à derrota do Pau para o lanterna Massy, que ainda respira. Na terceira posição vem o Brive, que passou pelo Dax, agora na zona de rebaixamento, deixando para trás o Tarbes, que caiu diante do Béziers, ajudando o oponente a sair da zona da degola. A derrota do Tarbes beneficiou o Lyon, que venceu com sobras o Aurillac e se igualou ao próprio oponente e ao Tarbes na quinta posição.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Bayonne 33 x 28 Toulon, em San Sébastien, Espanha

Racing Métro 23 x 19 Perpignan, em Paris

Bordeaux 40 x 7 Mont-de-Marsan, em Bordeaux

Castres 20 x 9 Agen, em Castres

Grenoble 9 x 16 Montpellier, em Grenoble

Biarritz 32 x 28 Clermont, em Biarritz

Toulouse 43 x 16 Stade Français, em Toulouse

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Albi 23 x 11 Carcassonne, em Albi

Narbonne 6 x 9 Oyonnax, em Narbonne

Béziers 11 x 3 Tarbes, em Béziers

Auch 19 x 19 Colomiers, em Auch

La Rochelle 39 x 21 Aix-en-Provence, em La Rochelle

Massy 44 x 20 Pau, em Massy

Brive 26 x 14 Dax, em Brive

Lyon 33 x 6 Aurillac, em Lyon