tupis chile viña copy

Tempo de leitura: 7 minutos

tupis chile viña copy

Neste final de semana, as seleções brasileiras masculina e feminino estarão em Santiago, no Chile, para a disputa do inédito torneio de rugby sevens dos Jogos Sul-Americanos, a Olimpíada da América do Sul, organizada pela ODESUR (Organização Desportiva Sul-Americana) de quatro em quatro anos. Em 2014, o Jogos Sul-Americanos valerão oficialmente como o Campeonato Sul-Americano de Sevens, reconhecido como tal pela CONSUR – a Confederação Sul-Americana de Rugby. A abertura oficia dos Jogos será nessa sexta-feira, com o desfile das delegações, com o Brasil enviando quase 500 atletas para o Chile.

As duas competições de sevens foram anteriormente anunciadas com 6 seleções participantes, mas contarão com 7, com as inclusões de última hora do Paraguai no masculino e da Venezuela no feminino. O sistema de disputa será de todos contra todos, com os dois primeiros se classificando para a final, valendo as medalhas de ouro e de prata. O terceiro e o quarto colocado jogarão ainda pela medalha de bronze, enquanto o quinto e o sexto jogarão uma partida pelo quinto lugar final.

- Continua depois da publicidade -

 

Vaga no Pan-Americano e em Las Vegas em disputa

O rugby dos Jogos Sul-Americanos terá importância redobrada. Além de valer medalhas para o Brasil, a competição valerá vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2015, que serão realizado em Toronto, Canadá, que terão pela primeira vez o torneio feminino. A CONSUR já confirmou que a Argentina está garantida antecipadamente no Pan no torneio masculino, colocando uma vaga direta no Pan para o melhor colocado entre os demais países. No feminino, o campeão também assegurará vaga no Pan. Entretanto, as demais vagas dos torneios de 2015 ainda não tiveram sua forma de qualificação anunciada, o que significa que o resultado dos Jogos Sul-Americanos poderá valer ainda mais vagas em Toronto.

Além da vaga no Pan, o torneio masculino também valerá vaga ao seu melhor classificado para a etapa de Las Vegas da Série Mundial de Sevens Masculina 2014-15, sendo que a Argentina também não compete pela vaga por já estar garantida no torneio. Assim, Brasil, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru e Colômbia jogarão por um lugar em Las Vegas e um lugar em Toronto. O torneio de Las Vegas será entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 2015 e o Pan de Toronto entre os dias de 11 a 14 de julho.

 

Brasil favorito no feminino

Sem jamais ter perdido um jogo na América do Sul no rugby feminino, o Brasil segue sendo o grande favorito para a conquista do título, sobretudo pela imensa diferença de experiência internacional que o Brasil tem com relação às oponentes – e por contar com a base da equipe que jogou em Barueri. As Tupis, contudo, quase foram surpreendidas pela Argentina no Rio Sevens de 2013, mas as Pumas não mostraram grande forma em Barueri na Série Mundial de Sevens e seguem claramente um ou dois degraus abaixo do Brasil. No entanto, com Santiago Gómez Cora como head coach do sevens argentino, todo cuidado é pouco.

O Uruguai desponta como a terceira força feminina, mas Colômbia e Chile têm reais aspirações de chegarem a um medalha em Santiago, enquanto Venezuela – que já viveu tempos melhores – e Paraguai não devem ir muito longe.

 

Briga de foice no escuro no masculino

Se a Argentina é tradicionalmente a favorita no sevens sul-americano, em 2014 a realidade vem sendo outra, com derrotas recentes para chilenos e uruguaios. Entretanto, Cora apostou na mescla de bons nomes do Pumas VII, como Facundo Panceyra Garrido, Franco Sábato, Gastón Revol, Augusto Salas, Agustin Cortés, Diego Palma e Joaquin Paz, com jovens promessas do cambaleante Pampas VII. Os argentinos ainda estão arriscados de serem surpreendidos, mas são muito mais fortes do que em Viña.

O Chile, por outro lado, tem em mãos uma das mais fortes seleções de sevens de sua história, e com o apoio da torcida é favorito inclusive contra o Uruguai. Os Cóndores contarão com Leonardo Montoya, que joga no Cognac, da terceira divisão francesa, e apostam na base do time que foi campeão de Viña, com Ignacio Silva, Pablo Metuaze, Felipe Brangier e Francisco González, que atuam na Nova Zelândia. O Uruguai também apostará na equipe que disputou o Viña Sevens e venceu o Pampas VII, antes de cair diante do Chile, com atletas como Gabriel Puig, Federico Favaro, Gastón Gibernau e Sebastián Cuello.

O Brasil aparece como a quarta força do torneio, mas com boas chances de alcançar uma medalha. O Brasil não contará com Alemão (lesionado) e com os irmãos Duque, mas terá uma seleção de qualidade, com atletas ascendentes dentro da seleção, como Careca, Rambo, Rivaldo e Martin, somados aos experientes Diegão, Portugal e Putim. O Brasil tem que tomar muito cuidado com o Paraguai, contra quem sofreu muito em Viña e só venceu com um try em jogada quase individual de Moisés no finzinho. Os Tupis não vencem o Uruguai desde os Jogos Mundiais do ano passado, sendo que contra o Chile conseguiu apenas um empate em 2013, no Rio Sevens (com o 33 x 0 para os chilenos no último encontro ainda gravado na mente dos brasileiros). Assim, o Brasil terá que alcançar um desempenho melhor inclusive que o do ano passado para poder se garantir antecipadamente em Toronto e voltar com uma medalha para o país. Missão à altura do elenco, mas que só virá com superação.

Apesar de ascendente no cenário continental – tendo feito um bom jogo contra o Brasil em 2013 – a Colômbia ainda não deve jogar em igualdade com uruguaios, chilenos, paraguaios e brasileiros, mas pode surpreender. O Peru, por sua vez, tambem vem mostrando evolução, mas jogará com a Colômbia contra a lanterna.

 

E ai, Record?

A Rede Record (e o Record News) é a detentora dos direitos de TV para os Jogos Sul-Americanos. A emissora, no entanto, ainda não divulgou quais eventos exibirá. Com isso, uma opção para ver alguns jogos do rugby será a CDO Chile, o canal online do Comitê Olímpico Chile – www.cdo.tv

 

Os e As Tupis

Masculino: Allan Joseph “Careca” (SPAC), Arthur Bergo (SPAC); Cleiton Sabino (sem clube), Diego Lopez (Pasteur); Erick Cogliandro “Putim” (São José); Fernando Portugal (São José); Gustavo Albuquerque “Rambo” (Curitiba); Marco Cervi “Grampola” (Desterro), Martin Schaefer (SPAC); Pedro Lopes (São José); Rodrigo Andrioli (Chapecó); Thiago Maihara (Pasteur).

Feminino: Ayná Christovam (SPAC), Edna Santini (São José), Júlia Sardá (Desterro), Juliana “Juka” Esteves (Band Saracens), Luiza Campos (Charrua), Mariana Ramalho (SPAC), Paula Ishibashi (SPAC), Tais “Tatá” Balconi (Desterro), Carla “Zaza” Barbosa (São José), Raquel Kochhann (Charrua), Thamara Rangel (Vitória) e Angélica “Binha” Gevaerd (SPAC).

 

Clique aqui para conferir as listas completas dos atletas dos adversários do Brasil.

 

 

santiago 2014 logo copy copy copy copy

Jogos Sul-Americanos – Santiago 2014 – Torneio de Rugby Sevens

Masculino (azul): Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Peru

Feminino (vermelho): Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Venezuela

 

*Horários de Brasília

Sábado, dia 8 de março

09h00 – Argentina x Paraguai

09h20 – Uruguai x Chile

09h40 – Venezuela x Colômbia

10h00 – Uruguai x Paraguai

10h20 – Brasil x Peru

10h40 – Chile x Colômbia

11h00 – Brasil x Paraguai

11h20 – Argentina x Colômbia

11h40 – Uruguai x Venezuela

12h00 – Argentina x Paraguai

12h20 – Uruguai x Colômbia

12h40 – Brasil x Chile

13h00 – Brasil x Chile

13h20 – Paraguai x Colômbia

13h40 – Argentina x Uruguai

14h00 – Argentina x Peru

14h20 – Paraguai x Colômbia

14h40Brasil x Uruguai

15h00 – Brasil x Colômbia

15h20 – Chile x Venezuela

15h40 – Paraguai x Uruguai

16h00 – Argentina x Colômbia

16h20 – Peru x Chile

16h40 – Brasil x Paraguai

17h00 – Brasil x Venezuela

17h40 – Chile x Argentina

18h00 – Argentina x Chile

18h40 – Peru x Uruguai

 

Domingo, dia 9 de março

09h00 – Colômbia x Uruguai

09h20 – Venezuela x Argentina

09h40 – Chile x Paraguai

10h00 – Brasil x Colômbia

10h20 – Chile x Uruguai

10h40 – Peru x Paraguai

11h00 – Brasil x Uruguai

11h20 – Venezuela x Paraguai

11h40 – Colômbia x Chile

12h00 – Brasil x Argentina

12h20 – Chile x Paraguai

12h40 – Colômbia x Peru

13h00 – Brasil x Argentina

13h20 – Argentina x Uruguai

Finais:

14h40 – 5º lugar feminino

15h00 – 5º lugar masculino

15h20 – 3º lugar feminino

15h40 – 3º lugar masculino

16h00 – Final Feminina

16h30 – Final Masculina

 

Foto: FERUCHI