Tempo de leitura: 4 minutos

nickwilliamsulsvscar13SB

O RaboDirect Pro12, a Liga Ítalo-Celta, definiu entre sexta e sábado seus dois grandes finalistas. E a final será entre dois rivais irlandeses: o Ulster, de Belfast, enfrentará no dia 25, em Dublin, na RDS Arena, o Leinster, em jogo que reedita a final da Heineken Cup de 2012, opondo Irlanda do Norte e República da Irlanda. Para alcançar a decisão, o Ulster, melhor time da temporada regular, superou os galeses dos Scarlets, enquanto o Leinster bateu os escoceses do Glasgow Warriors no sufoco.

Enquanto o Leinster busca chegar a seu terceiro título da Liga Celta/Pro12, que não vem desde 2008, o Ulster joga para quebrar o jejum de taças que se arrasta desde 2006, ano de seu único título da Liga Celta.

- Continua depois da publicidade -

 

Ulster confirma seu favoritismo

Na primeira semifinal do Pro12, o Ulster confirmou seu favoritismo e garantiu vaga na grande final ao bater os galeses dos Scarlets por 28 x 17. O jogo começou muito tenso entre os dois times, com os Scarlets querendo apagar o péssimo fim de temporada com um jogo memoráveis diante dos norte-irlandeses. Em menos de 10 minutos, Owen Williams e Ruan Pienaar trocaram penais, fazendo 3 x 3. Aos 21′, um entrevero custou cartões amarelos para Trimble, do Ulster, e Liam Williams, dos Scarlets. Com isso, a partida ficou mais solta e os espaços nasceram. Em boa sequência de fases, o Ulster encontrou o espaço e Tommy Bowe achou o buraco pela defesa galesa para cravar o primeiro try do jogo para o Ulster. Os Scarlets sentiram o golpe e os White Knights passaram a dominar a partida, com grande poderio de seu pack. Aos 34′, o volante pela ponta foi finalizado por Diack, abrindo 15 x 3. Antes do intervalo, Pienaar chutou mais um penal, fazendo 18 x 3 a favor do time de Belfast.

O boa forma dos norte-irlandeses se seguiu e, aos 43′, Cave rompeu a defesa galesa em grande corrida e Court completou com o try após a fase. Os Scarlets eboçaram a reação com lindo try de Gareth Davies, aos 61′, em corrida de belos side steps. Mas, os vermelhos de Llanelli sofreu novamente pelos pés de Pienaar, que tranquilizou a situação dos mandantes com mais um penal. Somente aos 79′ os galeses fizeram mais um try, com Timani, mas já era tarde. Ulster na grande final.

 

Leinster sofre, mas bate Glasgow

Na segunda partida, o Leinster confirmou sua vaga em mais uma final batendo com muito sofrimento o aguerrido time escocês do Glasgow Warriors. Quem começou melhor foi o time de Glasgow, com um devastador no pack de forwards. O Leinster abriu o placar aos 12′ com penal de Sexton, que já havia perdido uma chance. Porém, os esoceceses cresceram e, aos 16′, o fijiano Matawalu anotou o primeiro try da peleja, finalizando com pick and go a boa ação dos avançados. Pouco depois, os Warriors tiveram nova chance de try, com Ryan Grant rompendo para o try. Mas, ao cair no in-goal, o escocês foi seguro e não conseguiu apoiar a bola na meta.

A oportunidade perdida foi sentida e o Leinster reequilibrou as ações. Aos 25′, Hogg ampliou com penal para os visitantes, mas, 2 minutos depois, a pressão irlandesa fez efeito e, após o volante, Heaslip se despregou da formação e correu para o try dos dublinenses. A perda da conversão manteve os escoceses em vantagem, porém por pouco tempo. Antes do intervalo, Sexton desferiu mais um penal, fazendo 11 x 10 para o Leinster.

No segundo tempo, o Leinster ganhou vantagem na partida aumentando sua posse de bola. O resultado foi a contenção dos ataques escoceses e quase mais um try aos 60′, anulado por conta de um passe para frente. O penal já havia sido marcado, e Sexton ampliou para 14 x 10 a vantagem dos Leões. Os escoceses se afobaram em busca da reação e deram mais dois penais para Sexton, que acertou um na trave, mas converteu o outro, deixando o jogo com uma diferença de 7 pontos faltando 10 minutos. Com isso, os Warriors foram para a pressão final, e foram premiados. Matawalu, em grande infiltração, quase encontrou o try escocês, mas o passe para a conclusão não saiu preciso. Contudo, aos 75′, saiu o tão esperado try, com Bennett, em grande sequência de passes dos Warriors, que mantiveram brilhantemente a bola viva. Porém, Hogg não foi feliz na conversão, e o Leinster respirou aliviado. O final foi tenso, mas a perda da chance do empate abateu os esoceses, que não conseguiram o chute da vitória. Final, 17 x 15 para o Leinster.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Semifinais

Ulster28versus copiar17Scarlets

Ulster 28 x 17 Scarlets, em Belfast

 

Leinster17versus copiar15Glasgow Warriors

Leinster 17 x 15 Glasgow Warriors, em Dublin 

 

Final

Ulster x Leinster, em Dublin – dia 25/5