Tempo de leitura: 12 minutos

Glasgow Edinburgh 2012

O fim de semana anterior ao natal contou com quatro partidas pela 11ª rodada do RaboDirect Pro12, a liga ítalo-celta. Foram quatro grandes clássicos nacionais que encerraram o primeiro turno do certame. Na Irlanda, o Ulster derrotou o Leinster, seu algoz na final da última Heineken Cup. Na Escócia, foi a vez de Glasgow bater Edinburgh no primeiro jogo da 1872 Cup, enquanto em Gales os Blues foram superados pelos Scarlets. Por fim, na Itália, Treviso venceu o primeiro confronto na história contra os Zebre.

Na quarta-feira, duas partidas serão disputadas no País de Gales: Blues x Dragons e Ospreys x Scarlets. Por tal razão, Ospreys e Dragons folgaram neste fim de semana, enquanto Blues e Scarlets folgarão no último final de semana do ano, deixando todos os times da liga novamente com o mesmo número de partidas.

- Continua depois da publicidade -

 

Reino contra República

A cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte, recebeu nessa sexta-feira o clássico irlandês entre Ulster e Leinster, reeditando a final da última Copa Europeia. No último duelo entre os dois times, a vitória foi do Leinster, que garantiu seu terceiro título continental. Porém, desde o início da nova temporada, quem está por cima é o Ulster, líder absoluto e invicto no Pro12. De ressaca do tricampeonato europeu, o Leinster ocupa apenas a quinta posição na liga, fazendo desta uma grande oportunidade para o Ulster conseguir sua revanche contra o time da capital da República da Irlanda. E foi o que aconteceu. Os Ulstermen dominaram a peleja. Quem saiu na frente foi o Leinster, com 2 penais chutados por Madigan. Mas, Paddy Jackson e Ruan Pienaar, em dia inspirado, empataram a disputa aos 30′ com dois novos penais. Aos 34′, Madigan recolocou os Leinstermen na frente. Porém, superior nas formações, o Ulster fez valer seu melhor momento na partida e arrancou um inspirador penal try aos 37′, empurrando o oponente em a 5 metros. O duelo foi para o intervalo em 13 x 9 para o time da casa.

Na segunda etapa, o Leinster diminuiu com novo penal arrematado por Madigan, aos 43′.  O Ulster, contudo, não permitiu ao rival azul reagir. No minuto seguinte, Nick Williams cravou o segundo try após nova grande ação do pack branco. Com 20 x 12 no placar, o jogo se tornou tenso, com o Leinster precisando de mais de um try convertido para virar o placar. E a cartada final foi desferida pelo Ulster aos 75′, quando Pienaar acertou um cênico chute cruzado para Andrew Trimble apanhar na ponta e correr para o try da vitória.

Com ainda 5 minutos pela frente, o Leinster foi em busca de sua bonificação defensiva, e quase conseguiu. Aos 78′, McFadden anotou o try de honra dos dublinenses, mas já era tarde demais. 27 x 19 para os White Knights, placar final e festa em Ravenhill.

 

Azuis contra vermelhos

Em Gales, o clássico da rodada se deu entre Cardiff Blues e Scarlets, e o jogo em nada encantou. Pouco inspiradas, as duas equipes fizeram um jogo muito físico no Cardiff Arms Park. No início, a partida ganhou com os penais, com os Scarlets fazendo 6 x 3 em 15 minutos. Aos 40′, Aled Thomas ampliou a vantagem dos visitantes com novo penal. No segundo tempo, os Blues encostaram no placar com penal de Patchell aos 58′, mas não encontraram a virada. Fim de jogo, 9 x 6 para os Scarlets, vice-líderes do Pro12.

 

Pela tradição

No Scotstoun Stadium, Glasgow Warriors e Edinburgh se enfrentaram pela primeira das duas partidas do fim de ano válidas pela Copa 1872, o troféu dado ao vencedor do duelo entre os dois times escoceses do Pro12. O ano é uma homenagem à data da primeira partida entre as representações das duas maiores cidades da Escócia, e o confronto vem ganhando em popularidade nos últimos anos. Com casa cheia, os Warriors falaram mais alto e se mantiveram na zona de classificação ao mata-mata. Os donos da casa começaram inspirados a partida, anotando um try logo aos 7′, com o ponta canadenese de origem sul-africana DTH Van der Merwe. Aos 14′, Pete Harley, em outra rápida jogada do time azul, cravou o segundo try, para o delírio da torcida presente. Dominando por completo o adversário da capital, Glasgow não tardou a chegar ao terceiro try, aos 25′, novamente com Van der Merwe, que fez pela primeira vez dois tries com a camisa dos Warriors. Pouco antes do intervalo, Laidlaw descontou para Edinburgh, reduzindo o placar para 17 x 3.

No segundo tempo, os visitantes reagiram, arrancou um penal, aos 45′, e seu primeiro try aos 50′, com Piers Francis. Porém, Glasgow voltou ao jogo e, com uma sólida defesa, impediu que Edinburgh chegasse a novos tries. Weir e Laidlaw ainda trocaram penais, e o placar final ficou em 23 x 14, com Edinburgh falhando em sair de campo com ao menos o ponto-bônus defensivo.

Os dois times voltam a se enfrentar no dia 29, em Murrayfield, e Edinburgh necessita vencer por mais de 9 pontos de diferença para conquistar a 1872 Cup. Caso contrário, ela ficará com Glasgow.

 

Inaugurando uma história

Admitido no Pro12 em 2012, o Zebre Rugby enfrentou pela primeira vez seu compatriota da liga, o Benetton Treviso, no dérbi italiano da principal competição profissional que o rugby italiano disputa. Seguindo a tendência da seleção nacional, o dérbi italiano foi muito físico e de poucos pontos. O primeiro tempo foi a prova disso, se encerrando em 0 x 0, após os Zebre receberem nada menos que dois cartões amarelos. A equipe de Parma soube lidar bem com a inferioridade numérica na primeira etapa, mas não resistiu ao início do segundo tempo. Ainda com um jogador a mais, Treviso anotou o único try da partida aos 43′, com Loamanu. 7 x 0. Aos 60′, Orquera chutou com precisão um penal para as Zebras, mas os alvinegros não foram capazes de uma virada e seguem sem vitórias na temporada. Aos 78′, Di Bernardo deu números finais ao jogo com um penal para o time do Vêneto. Fim de jogo, Treviso 10 x 3 Zebre.

 

Prato e Viadana seguem bem no Eccellenza

O fim de semana ainda contou com a 9ª rodada do Eccellenza, o Campeonato Italiano. Prato e Viadana prevaleceram em duelo complicados. O Prato venceu fora de casa por 25 x 13 o Petrarca Padova, garantindo a liderança da liga, enquanto Viadana bateu Calvisano por 20 x 17 no clássico da Lombardia.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Ulster 27 x 19 Leinster, em Belfast

Cardiff Blues 6 x 9 Scarlets, em Cardiff

Glasgow Warriors 23 x 14 Edinburgh, em Glasgow

Zebre 3 x 10 Benetton Treviso, em Parma

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Mogliano 20 x 3 Lazio, em Mogliano

Fiamme Oro 40 x 7 Crociati, em Roma

L’Aquila 11 x 18 Rovigo, em L’Aquila

Petrarca Padova 13 x 25 I Cavalieri Prato, em Padova

Reggio 18 x 15 San Donà, em Reggio Emilia

Viadana 20 x 17 Calvisano, em Viadana 

ecc 2012-13

 

Foto: Glasgow x Edinburgh. Fonte: Pro12