Tempo de leitura: 3 minutos

uruguai chile 2013

O Uruguai comprovou seu favoritismo e derrotou o Chile na decisão da vaga na próxima fase das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015. Os Teros fizeram valer o mando de jogo, no lotado Estadio Charrúa, e superaram os aguerridos Cóndores por 23 x 9.

Com o triunfo, os uruguaios se garantiram para enfrentar no fim do ano o perdedor de Canadá x Estados Unidos (que será disputado em agosto) valendo uma vaga direta na Copa do Mundo de 2015. O perdedor do confronto entre sul-americanos e norte-americanos ganhará uma segunda chance na Repescagem Mundial, na qual enfrentará, primeiro, o vice-campeão asiático e, se vencer, o ganhador do duelo entre o terceiro da Europa e o vice-campeão da África, valendo a vaga final no Mundial. E, se já não bastasse a vaga na sequência das eliminatórias, o Uruguai garantiu também lugar no Campeonato das Américas, que será realizado em outubro, no Canadá, envolvendo também as segundas seleções de Argentina, Canadá e Estados Unidos. O Chile, por sua vez, está eliminado.

- Continua depois da publicidade -

A partida foi muito equilibrada e recheada de erros dos dois lados. Porém, o início foi celeste, com os uruguaios rompendo para o primeiro try logo a 5′, com o centro Alberto Roman, punindo o vacilo chileno. Os Condores diminuiram logo na sequência, com penal bem batido por Valderrama, como sempre. O jogo seguiu muito físico e travado na intermediária do campo. Quem quebrou o gelo foi Agustín Ormaechea, arrematando um penal do meio campo para os Teros. 10 x 3. O Chile se desestabilizou e cometeu novo penal, novamente chutado por Ormaechea, 13 x 3. A resposta chilena veio antes do intervalo, novamente com Valderrama no penal. 13 x 6. Porém, Ormaechea chutou um último penal antes do intervalo, fazendo 16 x 6 para os Teros.

Na segunda etapa, o Chile começou com tudo, com rápida escapada pela ponta que quase resultou em try. O jogo ganhou em tensão e o Chile arrancou um precioso penal, que Valderrama chutou com precisão. 16 x 9. Preicsando do try, os Condores foram para cima, e deram espaço aos uruguaios, aumentando a emoção da partida, que se tornou um perde e ganha dos dois lados. Porém, os chilenos seguiram errando mais e sofreram um periogoso contra-ataque, aos 60′, após errarem mais um lateral. O Uruguai pressionou incessantemente com seu pack, rombou scrum favorável aos chilenos e conseguiu seu merecido try, com Klappenbach cravando na ponta, para matar os visitantes. 23 x 9. Os vermelhos ainda pressionaram, mas a defesa uruguaia se fechou e garantiu o precioso triunfo.

Clique aqui para assistir aos melhores momentos da partida.

Clique aqui para conferir as nossas fotos do jogo.

 

uruguai23versus copiar9chile

Uruguai 23 x 9 Chile, em Montevidéu

 

Uruguai

Tries: Roman e Klappenbach

Conversões: Agustín Ormaechea (2)

Penais: Agustín Ormaechea (3)

1- Rodolfo De Mula, 2- Arturo Avalo (C), 3- Oscar Duran; 4- Mathias Palomeque, 5- Alejandro Nieto; 6- Santiago Vilaseca, 7- Juan Gaminara, 8- Diego Magno; 9- Agustñin Ormaechea, 10- Alejo Duran; 11- Andrés Vilaseca, 12- Alberto Roman, 13- Santiago Gibernau, 14- Leandro Leivas, 15- Gastón Mieres.

Suplentes: 16- Alejo Corral, 17- Mario Sagario, 18- Juan De Freitas, 19- Juan Ormaechea, 20- Cristofer Soares de Lima, 21- Guillermo Lijtenstein, 22- Francisco Bulanti, 23- Nicolas Klappenbach

 

Chile

Penais: Valderrama (3)

1- Francisco Deformes, 2- Manuel Gurruchaga, 3- Sergio De la Fuente; 4- Matías Cabrera, 5- Pablo Huete; 6- Benjamín Soto, 7- Rolando Pellerano, 8- Rodrigo Tobar (C); 9- Juan Pablo Perrota, 10- Francisco Cruz; 11- Pedro Verschae, 12- José Ignacio Larenas, 13- Felipe Brangier, 14- Francisco Neira; 15- Javier Valderrama.

Suplentes: 16- Felipe Díaz, 17- Renzo Bacigaluppo, 18- Roberto Oyarzún, 19- Paul Rasmussen, 20- Simón Pardakthy, 21- Atilio Menichetti, 22- Álvaro Tapia, 23- Felipe Porter.