Tempo de leitura: 4 minutos

uruguai unido 

 Chegou a hora! Às 5h00 a manhã desse sábado, Uruguai e Rússia iniciam a disputa da última vaga na Copa do Mundo de 2015. O primeiro duelo será na cidade russa de Krasnoyarsk, capital do rugby russo. Localizada na Sibéria, Krasnoyarsk é apaixonada por rugby e conta com os dois maiores clubes do país. É com o apoio dos esperados 20 mil torcedores que poderão encher as arquibancadas do Estádio Central e com o frio do outono siberiano – com a temperatura variando de -6ºC a 4ºC – que os Ursos esperam abrir boa margem para o jogo de volta, que ocorre no Uruguai, no dia 11 de outubro.

Teros e Ursos já se enfrentaram 5 vezes na história, com os russos vencendo 3 vezes e os uruguaios 2 vezes (a última neste ano, em junho, em campo neutro, pela Copa das Nações, por 13 x 6). A Rússia chega credenciada pelo terceiro lugar no último Europeu de Nações e pela participação na última Copa do Mundo, em 2011, quando debutou no torneio. Já o Uruguai jogou duas vezes a Copa do Mundo, em 1999 e em 2003, e busca, enfim, retornar ao mais importante palco do rugby mundial.

- Continua depois da publicidade -

O equilíbrio é grande entre os dois lados, revelado não apenas pelos confrontos diretos. As equipes de certa maneira se complementam, com os Teros fortes nos forwards e os russos mais fortes na linha. O Uruguai contará com ninguém menos que Rodrigo Capó Ortega, titular do Castres, vice-campeão francês deste ano. O Uruguai levou perigo aos Estados Unidos nos últimos jogos das Eliminatórias, levando os estadunidenses erros e penais, com grande pressão nos rucks. Para tornar o time ainda mais perigoso, os Teros contarão com o Agustín Ormaechea, cérebro do time, atualmente atuando na profissional segunda divisão francesa, pelo Mont-de-Marsan. É força máxima para os celestes na Sibéria.

A Rússia também terá força máxima, e com a vantagem de que todos os seus atletas são profissionais, inclusive os que atuam nos clubes locais. Artemyev, Ostrushko, Simplekevic e Kluychnikov fazem uma linha muito perigosa. Porém, apesar da linha ser o ponto alto, é no pack que estão alguns os dois maiores destaques: o asa Ostrikov, do Sale Sharks, da Premiership, e o segunda linha Kirill Kulemin, do Perpignan, que fará o duelo tão aguardado com Ortega nas formações.

Se os russos forem capazes de superar os uruguaios no scrum e no lateral, dificilmente os Teros resistirão aos russos com a bola na mão e o frio a seu favor. É nas formações fixa que está o destino da partida. Caso os uruguaios se saiam bem nas formações e dominem o breakdown contra Ostrikov, moralmente a partida penderá a favor do Uruguai, que quase saiu vencedor contra os EUA justamente por ter o fator psicológico a seu favor.

Que a sorte seja lançada!

 

rwc 2015

 

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015 – Semifinais da Repescagem Mundial

*Hora de Brasília

Jogo de ida – Sábado, dia 27 de setembro

uruguai copy copyversus copiarrussia copy copy copy copy

05h00 – Rússia x Uruguai, em Krasnoyarsk – clique aqui para assistir ao vivo online

Árbitro: George Clancy (Irlanda)

 

Repeteco de 2011?

A Copa do Mundo de 2015 será a primeira até hoje que não contará com nenhuma seleção debutante. E para agravar a falta de novidades, caso a Rússia vença o Uruguai, os participantes de 2015 serão exatamente os mesmos de 2011, o que também jamais ocorreu na história da competição.

Abaixo, a lista de participantes de cada Copa do Mundo. Em negrito, os países que estavam debutando em cada Mundial e, sublinhados, os países retornavam ao Mundial após ausência na edição anterior.

Abaixo, a lista de participantes em cada edição da Copa do Mundo. Em negrito, os debutantes de cada torneio e sublinhadas as seleções que participavam da competição depois de ao menos um torneio de ausência.

1987: Argentina, Austrália, Canadá, Escócia, Estados Unidos, Fiji, França, Gales, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Nova Zelândia, Romênia, Tonga, Zimbábue;

1991: Argentina, Austrália, Canadá, Escócia, Estados Unidos, Fiji, França, Gales, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Nova Zelândia, Romênia, Samoa, Zimbábue;

1995: África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Costa do Marfim, Escócia, Estados Unidos, França, Gales, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Nova Zelândia, Romênia, Samoa, Tonga.

1999: África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Fiji, França, Gales, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Namibia, Nova Zelândia, Romênia, Samoa, Tonga, Uruguai

2003: África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Escócia, Estados Unidos, Fiji, França, Gales, Geórgia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Namíbia, Nova Zelândia, Romênia, Samoa, Tonga, Uruguai.

2007: África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Escócia, Estados Unidos, Fiji, França, Gales, Geórgia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Namíbia, Nova Zelândia, Portugal, Romênia, Samoa, Tonga.

2011: África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Escócia, Estados Unidos, Fiji, França, Gales, Geórgia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Namíbia, Nova Zelândia, Romênia, Rússia, Samoa, Tonga.