uruguai 2014 foto

Tempo de leitura: 22 minutos

uruguai 2014 foto

Domingo de decisões no Leste Europeu com as rodadas finais da Copa das Nações e da Copa Tbilisi. Em Bucareste, na Romênia, a seleção da casa perdeu para a Emerging Ireland, terceira seleção da Irlanda, que se sagrou campeã do torneio. Na outra partida, o Uruguai superou a Rússia, em partida que atraiu as atenções por ser a prévia dos duelos que poderão rolar no fim do ano entre as duas seleções pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, caso ambas vençam seus desafios preliminares contra asiáticos e africanos.

Na capital da Geórgia, a Copa Tbilisi coroou os Jaguares argentinos, a segunda seleção de nossos vizinhos, como os grandes campeões, ao superarem a Espanha na última rodada. Em segundo lugar ficou a Geórgia, que bateu a segunda seleção italiana, os Emergenti.

- Continua depois da publicidade -

 

Uruguai comemora vitória promissora

O Uruguai comemorou a vitória sobre a Rússia como a prova de que a vaga na Copa do Mundo é mais do que possível. Os Teros começaram o jogo com problemas, com Etcheverry recebendo amarelo e desfalcando o Uruguai no início da partida. Mas, os Ursos não souberam tirar o devido proveito. O abertura Yury Kushnarev soube controlar os primeiros minutos garantindo 6 pontos em penais para os russos. Mesmo com problemas de tackle, o Uruguai teve sua oportunidades, mas Joaquin Prada perdeu as duas chances de penais para os Teros no primeiro tempo, levando o jogo para o intervalo em 6 x 0. Prada reduziu o placar apenas aos 54′ com penal e as perdas por lesão no scrum russo viraram a sorte a favor do Uruguai. Aos 63′, o oitavo Alejandro Nieto virou o placar para os Teros com o único try do jogo, rompendo a defesa dos Ursos, que ainda tiveram as chances de reação minadas com o cartão amarelo recebido por Pavel Butenko. No fim, os Teros seguraram as investidas da forte linha russa e Prada chutou o penal da vitória aos 78′. 13 x 6.

Na decisão do título, a Romênia assistiu a Emerging Ireland vencer com contundência. 31 x 10 foi o placar, tries de Dominic Ryan, Craig Gilroy e Robin Copeland, que fizeram da seleção oficialmente a terceira do país ter poderio, na realidade, de segunda seleção. O único try dos donos da casa foi um penal try aos 78′, relembrando a força do pack romeno.

 

Argentinos reinam no Cáucaso

Na Geórgia, quem riu por último foi a Argentina. Os Jaguares garantiram o título da Copa Tbilisi com indiscutíveis 41 x 7 sobre a Espanha. Barrea, Bollini, Isaack, Ahaulli e Poet fizeram os tries argentinos, que terminaram invictos a competição.

Na outra partida, a Geórgia se impôs sobre a Italia Emergenti, suscitando os comentários sobre o fato dos Lelos merecerem um lugar entre os grandes da Europa. A vitória georgiana foi obtida com um elenco longe de ser o melhor do país, tornando os 34 x 10 ainda mais expressivos. O primeiro tempo foi completamente dominado pela Geórgia, que fez 13 x 0 com try do pilar Zhvania, aos 30′. Na segunda etapa, o massacre se seguiu com mais 3 tries seguidos, todos penal tries, com um domínio absurdo do scrum da casa. Cicchinelli ainda fez o try de honra italiano.

 

Amistosos e decisões pelo planeta oval

Nos amistosos do final de semana, Tonga levou a melhor em Auckland sobre o Pacific Barbarians, combinado que foi formado por neozelandeses, australianos, fijianos e samoanos, vários dos quais de destaque. 36 x 14 foi o placar. Enquanto isso, em preparação para a Copa das África, a Namibia caiu em casa diante dos sul-africanos do Blue Bulls, 34 x 13. Já na América do Sul, Colômbia e Venezuela se enfrentaram em Cúcuta, com vitória fácil dos Tucanos colombianos: 33 x 5, também já pensando no Sul-Americano B.

Outras quatro competição tiveram ação nesse final de semana. No Caribe, chegou ao fim o Grupo Sul da NACRA Cup, a segunda divisão da região, com Curaçao garantindo o título com uma fácil vitória por 42 x 12 sobre as Ilhas Virgens Britânicas, garantindo vaga no mata-mata de promoção contra Barbados, último colocado do Grupo Sul da primeira divisão, o NACRA Championship. Completando a chave, Santa Lúcia superou São Vicente e Granadinas.

Na África, foi finalizada a 1ª Divisão C, a terceira divisão, realizada em Botsuana. A seleção da casa atropelou a Zâmbia por 66 x 14, mas a vitória não foi suficiente para promover os Abutres. Quem jogará a próxima 1ª Divisão B é a ilha de Maurício, que chegou perto do recorde mundial ao fazer 20 tries e vencer por impressionantes 134 x 0 a seleção da Suazilândia. O título, no entanto, coube ao clube sul-africano amador Impala Rutemburg, que foi convidado às pressas para o torneio após a desistência do Marrocos. O Impala fechou o torneio com vitória tranquila sobre a Nigéria, 86 x 10.

Na Ásia, também foi decidido o título da divisão oeste da ARFU Division III (quarta divisão), com o Líbano vencendo por sofridos 20 x 19 o Uzbequistão, ganhando promoção à ARFU Division II. Na luta contra a laterna, o anfitrião Paquistão recebeu a arquirrival Índia e perdeu por 25 x 7. Por fim, no Brunei, foi encerrada a ARFU Division IV, a quinta divisão, com vitória do Camboja sobre o time da casa. O título já era da Mongólia, que deverá ser promovida.

 

Amistosos

Colômbia 33 x 5 Venezuela, em Cúcuta

Namíbia 13 x 34 Blue Bulls, em Windhoek

Pacific Barbarians 14 x 36 Tonga, em Auckland (Nova Zelândia)

 

nations cup copy

IRB Nations Cup – Copa das Nações – em Bucareste, Romênia

russia copy copy copy copy06versus copiar13uruguai copy copy

Rússia 6 x 13 Uruguai

 

romênia copy10versus copiar31irlanda

Romênia 10 x 31 Emerging Ireland

 

 

IRB Tbilisi Cup – em Tbilisi, Geórgia

georgia copy copy copy34versus copiar10italia

Geórgia 34 x 10 Italia Emergenti

 

espanha copy07versus copiar 41UAR

Espanha 7 x 41 Argentina Jaguares

 

 

NACRA


NACRA Cup – 2ª Divisão do Campeonato da América do Norte e Caribe

Grupo Sul

Curaçao 42 x 12 Ilhas Virgens Britânicas, em Sint Michiel

Santa Lúcia 26 x 22 São Vicente e Granadinas, em Castries

 

CAR

Copa da África1ª Divisão C – 3ª divisão africana

3ª rodada

Botsuana 66 x 14 Zâmbia

Maurício 134 x 0 Suazilândia

Impala Rustemburg 86 x 10 Nigéria

 

Classificação final

1 – Impala (África do Sul) – 15 pontos*

2 – Maurício – 10 pontos – PROMOVIDO À 1ª DIVISÃO B de 2015

3 – Botsuana – 10 pontos

4 – Nigéria – 5 pontos

5 – Zâmbia – 5 pontos

6 – Suazilândia – 0 pontos

* clube sul-africano que substituiu o Marrocos

arfu a5n

ARFU Division III – 4ª Divisão da Ásia – em Lahore, Paquistão

Decisão do 3º lugar

Índia 25 x 7 Paquistão

 

Final

Uzbequistão 19 x 20 Líbano

LÍBANO CAMPEÃO E PROMOVIDO À ARFU DIVISION II de 2015

 

ARFU Division IV – 5ª Divisão da Ásia

Brunei 20 x 25 Camboja, em Bandar Seri Bengawan

 

Classificação final

1 – Mongólia – 10 pontos – CAMPEÃ E PROMOVIDA À ARFU DIVISION III de 2015

2 – Camboja – 4 pontos

3 – Brunei – 1 ponto