JWC 2013 capitães

Tempo de leitura: 5 minutos

JWC 2013 capitães

Nessa quarta-feira, dia 5, terá início o mais importante torneio do M20 mundial: o Campeonato Mundial Junior de 2013, que será realizado na França, nas cidades de La Roche-sur-Yon, Vannes e Nantes, no oeste do país, tendo sua grande final no dia 23 de junho, em La Roche-sur-Yon (em estádio para 10 mil lugares). Ainda não foi anunciada transmissão do torneio para o Brasil.

Disputada anualmente, competição reúne as 12 maiores seleções do mundo na categoria, divididas em 3 grupos com 4 equipes cada. Os campeões de cada grupo e o melhor segundo colocado geral garantem vaga nas semifinais do torneio, enquanto os demais segundos e os dois melhres terceiros disputam o mata-mata pelo quinto lugar. Já o pior terceiro colocado e os quartos colocados jogam contra o rebaixamento, sendo que o último colocado do torneio será rebaixado ao Troféu Mundial Junior de 2014 (a segunda divisão mundial), dando lugar ao campeão do Troféu Mundial Junior de 2013, que está rolando neste momento no Chile. O Campeonato Mundial Junior, M20, começou a ser disputado no ano de 2008, substituindo a antiga divisão de Campeonato Mundial M21 e Campeonato Mundial M19, unificando ambos.

- Continua depois da publicidade -

Até hoje, a Nova Zelândia é a maior campeã da competição, tendo conquistado de forma invicta os torneios de 2008 (sediado em Gales), 2009 (sediado no Japão), 2010 (sediado na Argentina) e 2011 (sediado na Itália), caindo em 2012 na final diante da África do Sul, sede do torneio. No ano que vem, o Campeonato Mundial Junior terá como sede a Nova Zelândia, enquanto a edição de 2015 será na Itália.

 

Baby Blacks e Baby Boks com o favoritismo

O favoritismo para o título recai, mais uma vez, sobre os poderosos Baby Blacks – a Nova Zelândia – e sobre os atuais campeões Baby Boks – África do Sul.

Os sul-africanos caíram no Grupo B do torneio, tido de antemão como o “grupo da morte”. Disputarão com os Baby Boks a classificação para as semifinais nesse grupo ninguém menos que Inglaterra e França, além do debutante Estados Unidos – campeão do último Troféu Mundial Junior. Ainda contando com alguns campeões mundiais, a África do Sul iniciará o torneio cautelosa, sobretudo por conta das duas derrotas que sofreu diante dos Pumitas na preparação para o Mundial, além de duas perdas importantes: Jan Serfontein, melhor jogador do mundo em 2012, e o abertura Sergeal Petersen. Ainda assim, o time do técnico Dawie Theron não se abalou, pois recebeu alguns reforços – do Super Rugby e do sevens.  Seu grande destaque é o velocista matador do sevens Seabelo Senatla.

Os ingleses bateram na trave três vezes na luta pelo título, sendo vice-campeões em 2008, 2009 e 2011. No ano passado, no entanto, a equipe falhou em chegar às semifinais e agora parte daquela geração tem a chance de se reerguer. A equipe é forte, sobretudo entre os avançados, A equipe vem credenciada pelo título do Six Nations M20, que devo direito a massacre sobre a França: 40 x 10. Por isso mesmo, os franceses correrão por fora na briga pela taça. A equipe não foi bem no Six Nations, terminando na penúltima posição. Já os recém-promovidos Estados Unidos são uma verdadeira incógnita.

 

No Grupo B, o favoritismo é da Nova Zelândia, que terá pela frente dois fortes concorrentes: a rival Austrália e a Irlanda, vice-campeã do Six Nations e quinta colocada no Mundial passado. Os Baby Blacks contam com um elenco muito forte com alguns atletas que já estrearam no Super Rugby, incluindo alguns já rodadas, como o terceira linha Ardie Savea, irmão do ex-melhor do mundo da categoria Julian Savea. O técnico Rob Penney, que assumiu o comando do time que era tetracampeão mundial em 2012 está sob pressão, pois foi sob seu comando no ano passado que a equipe perdeu sua hegemonia.

Vice-campeões do mundo em 2011, os Young Wallabies fizeram fraca campanha em 2012, terminando apenas na oitava posição. A equipe tem novos destaques, mas sem muita experiência em competições mais elevadas. A Irlanda, pelo contrário, aposta muito em sua nova geração, quinta colocada do Mundial 2012, cujo destaque é o periogoso centro Tom Daly. Fiji completa o grupo e, como sempre, é uma incógnita, tendo alternado nos últimos anos entre grandes campanhas, como o sexto lugar de 2011, e lutas contra o rebaixamento, como em 2012, quando ficou em penúltimo.

No Grupo C, Argentina e Gales aparecem como os destaques, com ambos relembrando suas grandes campanhas no ano passado, quando foram semifinalistas. Os Pumitas chegam credenciados por duas vitórias em casa sobre os Baby Boks durante a preparação para o torneio, contando com um elenco já experiente, incluindo 8 atletas que jogaram o Sul-Americano principal neste ano. O abertura Patricio Fernández é considerado um astro em potencial do time.

Já Gales chega credenciado pela histórica vitória que arrancou sobre a Nova Zelândia em 2012, a primeira na história dos Baby Blacks no Mundial Junior. A boa fase do time foi mantida em 2013, com o vice-campeonato do Six Nations, depois de bater a Irlanda e a França, mas perder para a Inglaterra. O time tem altos e baixos, mas em um grupo acessível poderá ganhar confiança e ir longe. Fechando o Grupo C, Escócia e Samoa buscam surpreender. Os escoceses venceram a Irlanda no último Six Nations, mas sofreram algumas duras derrotas, enquanto Samoa vem apresentando boas revelações nos últimos anos, mas está mais de olho na luta pela permanência na elite.

 

JWC 2013 copy

IRB Junior World Championship – Campeonato Mundial Junior – França 2013

Grupo A: Inglaterra, França, África do Sul e Estados Unidos

Grupo B: Austrália, Fiji, Irlanda e Nova Zelândia

Grupo C: Argentina, Samoa, Escócia e Gales

 

1ª rodada – dia 5 de junho

Gales x Samoa, em Nantes – 13h00

Irlanda x Austrália, em Vannes – 13h45

França x Inglaterra, em La Roche-sur-Yon – 13h45

Argentina x Escócia, em Nantes – 15h00

Nova Zelândia x Fiji, em Vannes – 15h45

África do Sul x Estados Unidos, em La Roche-sur-Yon – 13h45

*Horários de Brasília

 

Lista de campeões do Campeonato Mundial Junior (M20, desde 2008)

1 – Nova Zelãndia – 4 títulos

2 – África do Sul – 1 título

 

Lista de campeões do Campeonato Mundial M21 (até 2007)

1 – África do Sul – 2 títulos

Nova Zelãndia – 2 título

3 – França – 1 título

 

Lista de campeões do Campeonato Mundial M19 (até 2007)

1 – Nova Zelândia – 2 títulos

2 – África do Sul – 1 título

Austrália – 1 título