Tempo de leitura: 4 minutos

Na próxima semana, se vencer o Panasonic Wild Knights, já classificado, em Iwata, a equipe de Male Sa’u, Goromaru e Dewald Potgieter poderá estar no playoff após mais de sete anos. Essa condição só foi possível após vitória dramática ante o Toshiba Brave Lupus, no super jogo da rodada.

- Continua depois da publicidade -

Vitórias Tranquilas e classificação antecipada

O Kobelco Steelers Bateu o Toyota Verblitz por 34 a 7. Foram 4 tries do time de Kobe e 14 pontos de Daisuke Yamamoto, que foi eleito o “homem do jogo”. Agora a missão é ganhar do Canon Eagles fora de casa, em Tóquio. Caso perca, ainda seria possível classificar, basta que o Suntory não vença.

Em mais uma partida, o Panasonic nem tomou conhecimento do adversário e aplicou mais uma goleada, dessa vez a vítima foi o Canon Eagles. 38 a 7. A equipe de Gunma agora soma 29 pontos e tem um compromisso difícil na última rodada. O Yamaha está com a classificação em jogo e deve entrar motivado.

O time de Berrick Barnes, JP Pietersen e tantos outros craques, já pode começar a pensar nos demais concorrentes dos playoffs. A classificação antecipada mostra agora um cenário de incertezas para a última rodada.

O Panasonic teve uma partida difícil na primeira fase, quando ganhou por 14 a 9 no Yamaha Stadium. Este confronto marcará também o embate entre o time que venceu duas vezes a única equipe que derrotou o Panasonic por duas oportunidades, o Toshiba.

Yamaha Júbilo: Quase consolidado no G4

O jogo teve seu placar aberto com o try de Male Sa’u, no início do primeiro tempo, logo depois Kyosuke Horie ampliou com mais 5 pontos, mas Goromaru desta vez acertou a conversão.  Michael Leitch fez o try da reação vermelha, Ogawa converteu. Kyosuke Horie estava mesmo inspirado e ainda deixou mais um try que Goromaru não desperdiçou a conversão. Final do primeiro tempo: Yamaha 19, Toshiba 7.

No segundo tempo, os azuis começaram com tudo e Kyosuke Horie deixou seu terceiro try no jogo, além do ponto bônus que chegava. Uma vitória tranquila de cinco pontos e a tão sonhada vaga, que não chega desde 2007, poderia ter se tornado uma tragédia. O Toshiba reagiu e foi pra cima. O Yamaha havia fechado 29 pontos contra 7, mas a história do jogo mudou com algumas mexidas do treinador. Com dois tries de Toyoshima e um de Taiki Matsunobu, todos convertidos por Steyn, os vermelhos deixaram a partida em 28 a 29. No último lance, um penal de Steyn, a bola foi pra fora e deu-se a vitória apertada para o lado azul. Placar Final: Yamaha Júbilo 29, Toshiba Brave Lupus 28.

Suntory Sungoliath: O ponto que pode fazer falta

Os três times que de fato não tiveram folego para a real disputa no grupo A, perderam para todos os seus embates contra os demais. A vitória com ponto bônus do Suntory Sungoliath contra o NTT Shining Arcs seria o mais óbvio a acontecer. Os Arcs, de Todd Clever, não lutam por mais nada, porém foram bons coadjuvantes e embolaram mais o campeonato, já que por não ser bonificado, o Sungoliath não alcançou o Yamaha, deixando tudo aberto para a última rodada.

A vitória do Suntory foi suada, e quase poderia não ter acontecido. Em um jogo de pouca movimentação os Arcs venceram a primeira metade, 14 a 13. Foram dois tries, Hiraku Tomoigawa e Daisuke Kurihara, ambos convertidos por Elton Jantles. Para o Sungoliath foram tries de Kosei Ono e Tusi Psiata, que também bateu um penal. No segundo tempo, o Suntory viu seu jogo ruir após Jantles ampliar. O try da virada veio de Takemoto aos 27 minutos, sem conversão. O placar final foi 18 a 17.

Rebaixamento assombra os grupos

O Coca-Cola Red Sparks estacionou no antepenúltimo lugar e não tem mais condições tanto de subir, quanto de descer.  O time fará sua despedida da segunda fase, já pensando no torneio Playdown. O último folego do time vermelho foi mais um vexame para tirar o Sanix Blues do buraco. Lemalu, Sugiura e Ahio fizeram os três tries da vitória dos azuis por 24 a 10.

Quem fará companhia ao Sanix Blues na disputa do rebaixamento direto será o Toyota Shuttles. A derrota por 17 a 40 fez com que o Kintetsu Liners praticamente conseguisse a classificação antecipada para o torneio Wild Card.

O Kubota Spears teve a chance de se livrar do risco de rebaixamento, mas perdeu para o Red Hurricanes por 42 a 15.

O Ricoh Black Rams já está na Top League 2015 – 2016. A vitória sobre o NEC Green Rockets por 16 a 3, complicou a vida do Toyota Shuttles que enfrentará os Rockets sem pensar em outro resultado que não seja a vitória.

 

Top League – Campeonato Japonês

Toshiba Brave Lupus 28 X 29 Yamaha Júbilo        

NTT Shining Arcs 17 X 18 Suntory Sungoliath     

Ricoh Black Rams 16 X 3 NEC Green Rockets      

Panasonic Wild Knights 38 X 13  Canon Eagles    

NTT Docomo Red Hurricanes 42 X 15 Kubota Spears

Kobe Steel Kobelco Steelers 34 X 7 Toyota Verblitz       

Toyota Industries Shuttles 17 X 40 Kintetsu Liners          

Fukuoka Sanix Blues 24 X 10 Coca Cola West Red Sparks

Escrito por Leandro Vieira.