Tempo de leitura: 20 minutos

RWC7 2013 copiar

A África viveu um fim de semana decisivo no seven-a-side. Enquanto a cidade de Rabat, no Marrocos, recebia o CAR Sevens masculino (o campeonato continental de sevens), a cidade de Túnis, na Tunísia, recebia o CAR Sevens feminino. Em jogo, as vagas do continente na Copa do Mundo de Sevens de 2013, que será realizada em Moscou, na Rússia.

Do torneio masculino não participaram as duas grandes seleções do continente: Quênia e África do Sul, que terminaram entre as oito melhores da última Copa do Mundo, em 2009, em Dubai, e, portanto, já estavam classificadas ao Mundial de 2013. No feminino, a ausência ficou por conta também da África do Sul, que terminou entre as quatro melhores do mundo em 2009 e garantiu antecipadamente sua participação em 2013. No final, foram a Tunísia e o Zimbábue que sorriram por últimos, com a Tunísia ganhando o título no feminino e o Zimbábue no masculino.

- Continua depois da publicidade -

Na capital marroquina, as disputas foram intensas pelas duas vagas do continente no mundial masculino. O grande favorito à conquista, o Zimbábue, não deu chances para o azar e carimbou seu passaporte para Moscou. Os Cheetahs tiveram muito trabalho na semifinal com a surpresa do certame, a Nigéria, passando pelos Black Stallions por 19 x 14. Já a Tunísia se garantiu na Rússia ao bater a ascendente Madagascar na semifinal, por apenas 7 x 0. Os Makis de Madagascar haviam terminado em primeiro lugar no Grupo B, mas caíram diante dos magrebinos. Na grande decisão, os zimbabuanos não deram chances aos tunisianos, fazendo 33 x 12, ficando com o título.

Com os resultados, Zimbábue e Tunísia garantiram também suas vagas no Hong Kong Sevens, a primeira das etapas que valem a promoção à condição de seleção central da Série Mundial de Sevens. A grande decepção do CAR Sevens ficou por conta do Marrocos, a seleção da casa, que terminou em penúltimo. Uganda, que era bem cotada, desistiu do torneio.

No torneio feminino, apenas uma vaga estava em dispiuta para o Mundial. E ela ficou com as anfitriã tunisianas, que bateram as bem cotadas Uganda, na semifinal, e Quênia, na grande final. 14 x 10 foi o placar da vitória das muçulmanas magrebinas contra as quenianas na disputa do título.

Apenas dois continentes ainda não definiram seus classificados à Copa do Mundo de Sevens de 2013. Em novembro, será a vez da Ásia decidir seus classificados, ao passo que a América do Sul será a última a ter a definição, com o torneio qualificatório sendo realizado apenas em fevereiro, no Rio de Janeiro.

 

CAR Sevens masculino 2012 – Rabat, Marrocos
Grupo A
Posição Equipe Jogos Pontos
Zimbábue (ZIM) 3 9
Tunísia (TUN) 3 7
Costa do Marfim (CMA) 3 5
Namíbia (NAM) 3 3
Grupo B
Posição Equipe Jogos Pontos
Madagascar (MAD) 3 9
Nigéria (NIG) 3 7
Zâmbia (ZAM) 3 5
Marrocos (MAR) 3 3
Vitória = 3 pontos; Empate = 2 pontos; Derrota – 1 ponto; 
Verde – Classificação às semifinais 
Semifinais Final
MAD 0 X 7 TUN TUN 12 X 33 ZIM
ZIM 19 X 14 NIG
CAR Sevens feminino 2012 – Túnis, Tunísia
Grupo A
Posição Equipe Jogos Pontos
Quênia (QUE) 3 9
Tunísia (TUN) 3 7
Zâmbia (ZAM) 3 5
Marrocos (MAR) 3 3
Grupo B
Posição Equipe Jogos Pontos
Uganda (UGA) 3 6
Senegal (SNE) 3 4
Zimbábue (ZIM) 3 2
Vitória = 3 pontos; Empate = 2 pontos; Derrota – 1 ponto; 
Verde – Classificação às semifinais 
Semifinais Final
QUE 7 X 0 SNE TUN 14 X 10 QUE
TUN 19 X 5 UGA