Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO ATUALIZADO – Hoje foi um dia glorioso para o rugby brasileiro. A Seleção Brasileira Feminina se sagrou campeão sul-americana pela 11ª vez na história, ao terminar novamente invicta o Sul-Americano! O torneio ocorreu no novo campo de Deodoro, ainda sem arquibancadas, mas com um gramado impecável, como parte do Aquece Rio, e contou com a presença de autoridades.

 

Brasil larga como sempre: imbatível

- Continua depois da publicidade -

A Seleção Brasileira Feminina iniciou o Sul-Americano como sempre, muito superior às suas oponentes. No primeiro jogo do dia, estreando o novo campo de Deodoro, o Brasil passou pelo Peru por 59 x 0, mantendo a escrita de jamais ter sofrido tries das peruanas na história. Coube a Raquel a honra de fazer o primeiro try no campo novo, com Edna (3 vezes), Haline (2 vezes), Juka, Bu e Baby cruzando o in-goal para os tries do Brasil.

 

O segundo embate se deu ante o Uruguai, seleção que historicamente faz jogos mais parelhos com as Tupis. Mas, desta vez, não houve proximidade. O Brasil se impôs com louvor, 40 x 0, 21 x 0 no intervalo. Haline, 2 vezes, e Bruna Lotufo fizeram os tries no primeiro tempo, enquanto Patricia, Baby e Amanda Ricci anotaram mais 3 tries na segunda etapa para fechar o marcador.

 

O desafio maior apareceu mesmo no terceiro e último jogo contra a Venezuela. Em um jogo de muitos erros dos dois lados, com a Venezuela garantindo posse de bola considerável, a primeira etapa se encerrou em apenas 5 x 0 para as brasileiras, graças ao try isolado de Haline, após boa sequência de pressão venezuelana. A porta acabou se abrindo no segundo tempo, com o Brasil melhor fisicamente. Edna arrancou para o segundo try das Tupis no início do segundo tempo e Paulinha deu seu toque de brilhantismo para os dois tries finais, fechando o jogo em 22 x 0, talvez mais largos do que a dificuldade apresentada na partida.

 

Destaque também no sábado ficou para o jogo emocionante entre Argentina e Colômbia, que terminou com vitória argentina no sufoco, por 19 x 15, após as colombianas terem virado o marcador nos instantes finais. A Argentina acabou vencendo na última bola.

 

Domingo vitorioso

O domingo começou majestoso para as Tupis, que seguiram sem levar tries no torneio. As quartas de final foram contra o Chile e a vitória foi novamente tranquila: 41 x 0, com 2 tries de Bu, 2 tries de Edninha, 1 de Juka e 1 de Haline.

 

Na semifinal, nova vitória brasileira sem sustos. O jogo era esperado que fosse o mais difícil, contra a Colômbia, mas novamente as Tupis se impuseram com uma defesa impecável e controle total de posse de bola. Edna cravou 2 tries, enquanto Juka, Haline e Raquel cruzaram também o in-goal para assegurar 31 x 0 sobre as Tucanas, que também estarão nos Jogos Olímpicos.

 

No outro confronto de semifinal, a Argentina, da artilheira do campeonato Sofia González. O jogo foi duro, a Venezuela mostrou evolução com bom controle de bola, mas quem foi efetiva foi a Argentina, que ganhou por 22 x 5, em partida das duas seleções do continente classificadas para o Pré-Olímpico Mundial, em junho, em Dublin, na Irlanda.

 

Na grande final, o Brasil sofreu seu único try no torneio, de Fontanarossa, quando a Argentina parecia demonstrar chances de vencer o confronto. Mas, o Brasil não deu chances ao azar e se impôs, mostrando físico e experiência de campeão. Edninha brilhou na decisão com um hat-trick (3 tries), enquanto Raquel e Haline finalizaram a indiscutível vitória das Yaras. 27 x 5, para a festa da torcida, recheada de amigos e familiares das jogadoras.

 
“É muito gratificante conquistar mais um título, sendo ainda em evento “2 em 1”: evento-teste olímpico e o Sul-Americano. Ficamos muito contentes pelas estreias de algumas meninas, o retorno de algumas aos gramados após lesões e pelo fato de concretizarmos um feito que nunca imaginávamos: sermos a maior equipe de Sevens da América do Sul há mais de uma década”, afirma Paula Ishibashi, capitã da Seleção Brasileira.
 

“É importante ressaltar que esse torneio tem um valor significativo para nós, pois foi onde tudo começou. Foi importante também para verificar algumas das principais instalações, como área de aquecimento e campo de jogo. Os padrões estão bons. Algumas instalações ainda estão por vir, mas devem ser providenciadas em breve. Enfim, saímos felizes após mais um grande torneio e por fechá-lo com chave de ouro”, completa Paulinha.

 

“O fato de a Seleção Feminina ter ganhado o Sul-Americano com resultados elásticos, tomando só um try e considerando que parte do time estava jogando outro torneio em Las Vegas, é muito importante para nós, porque demonstra que não só a gente continua tecnicamente acima da região, mas também porque nosso trabalho continua dando resultados e que estamos criando a base sólida”, analisa Agustin Danza, CEO da Confederação Brasileira de Rugby.
 

Em Vegas…

Já em Las Vegas, o Brasil marcou presença com sua Seleção Feminina de Desenvolvimento, que jogou o Las Vegas Invitational Sevens Feminino. E o resultado acabou sendo módico, com 2 vitórias em 5 jogos. Os triunfos vieram sobre duas academias dos EUA, a Stars Rugby 2 (time B) e a Northeast Olympic Academy. Mas, contra os times mais fortes, o Brasil caiu, perdendo para a África do Sul e para as seleções de desenvolvimento de Estados Unidos e Japão.

 

aquece rio

XIIº Sul-Americano de Sevens Feminino – no Rio de Janeiro, Brasil

Grupo A: Brasil, Venezuela, Uruguai e Peru

Grupo B: Colômbia, Argentina, Chile e Paraguai

Sábado, dia 5 de março

10h00 – Brasil 59 x 00 Peru

10h22 – Venezuela 31 x 12 Uruguai

10h44 – Colômbia 22 x 00 Chile

11h06 – Argentina 32 x 00 Paraguai

12h30 – Brasil 40 x 00 Uruguai

12h52 – Venezuela 19 x 07 Peru

13h14 – Colômbia 32 x 00 Paraguai

13h36 – Argentina 41 x 00 Chile

16h00 – Brasil 22 x 00 Venezuela

16h22 – Uruguai 20 x 05 Peru

16h44 – Colômbia 15 x 19 Argentina

17h06 – Paraguai 10 x 05 Chile

 

Classificação final

Grupo A: 1 Brasil, 2 Venezuela, 3 Uruguai, 4 Peru

Grupo B: 1 Argentina, 2 Colômbia, 3 Paraguai, 4 Chile

 

Domingo, dia 6 de março

Quartas de final

10h00 – Brasil 41 x 00 Chile

10h22 – Colômbia 36 x 05 Uruguai

10h44 – Venezuela 17 x 00 Paraguai

11h06 – Argentina 38 x 00 Peru

 

Semifinais Bronze

12h30 – Chile 12 x 07 Uruguai

12h52 – Paraguai 19 x 12 Peru

 

Semifinais Ouro

13h14 – Brasil 31 x 00 Colômbia

13h36 -Venezuela 05 x 22 Argentina

 

Finais

16h00 – Uruguai 05 x 15 Peru – 7º lugar

16h22 – Chile 00 x 22 Paraguai – Final Bronze

16h44 – Colômbia 14 x 00 Venezuela – Final Prata

17h06 – Brasil 27 x 05 Argentina – Final Ouro

 

Brasil:

Amanda Boneti Ricci – Desterro
Beatriz Futuro Muhlbauer – Niterói
Bruna Pamela Lotufo – Band Saracens
Edna Santini – São José
Franciny Alves Amaral “Bu” – Curitiba
Haline Leme Scatrut – Curitiba
Julia Albino Sardá – Desterro
Juliana Esteves Santos – Band Saracens
Luiza Gonzales da Costa Campos – Charrua
Paula Harumi Ishibashi – SPAC
Patricia Anne Bodeman Campos – Delta
Raquel  Cristina Kochhann – Charrua

 

 

las vegas invitational

Las Vegas Women’s Invitational Sevens

Grupo A: GB Select (Grã-Bretanha Desenvolvimento), Atavus All Stars, Quebec e México

Grupo B: França Desenvolvimento, Japão Desenvolvimento, Scion Sirens e Florida RDA

Grupo C: Amazonas (Brasil Desenvolvimento), USA Select (EUA Desenvolvimento), África do Sul e Stars Rugby 2

Grupo D: Stars Rugby 1, Maple Leafs (Canadá Desenvolvimento), Atlantis e Northeast ODA

 

*Horários de Brasília

Quinta-feira, dia 03 de março

13h40 – Amazonas 00 x 36 USA Select

16h40 – Amazonas 05 x 12 África do Sul

 

Sexta-feira, dia 04 de março

14h00 – Amazonas 36 x 05 Stars Rugby 2

18h00 – Amazonas 29 x 00 Northeast Olympic Academy – Quartas de final Taça Bronze (Bowl)

 

Sábado, dia 05 e março

14h00 – Amazonas 14 x 21 Japão Desenvolvimento – Semifinal da Tala Bronze (Bowl)
Brasil:

 

Mariana Ramalho “Mari” – SPAC

Angélica Gevaerd “Binha” – SPAC

Bianca Santos – São José

Amanda Macedônio – Band Saracens

Juliana de Menezes – Charrua

Maíra Behrendt – SPAC

Amanda Araújo – Niterói

Isadora Cerullo “Izzy” – Niterói

Juliana Michele Carneiro – Curitiba

Mariana Nicolau – São José

Carla Barbosa “Zazá” – São José

Cláudia Jaqueline – Niterói