Tempo de leitura: 4 minutos

brasil uruguai 2013

O Brasil está fora da briga por uma vaga na próxima Copa do Mundo. Os Tupis enfrentaram neste feriado de 1º de maio a seleção do Uruguai, em Montevidéu, e foram completamente dominados pelo oponente, que se mostrou muito superior, anotou nada menos que 8 tries e garantiu um tranquilo triunfo por 58 x 7, mostrando que o Brasil ainda está sensivelmente abaixo de seus principais rivais sul-americanos.

O jogo começou totalmente favorável aos Teros, que abriram o placar logo no primeiro minuto, com penal bem chutado por Federico Favaro. O Tupis buscaram a reação e pressionaram no início, mas as melhores oportunidade iniciais eram mesmo dos anfitriões. Após perder um try feito por knock-on, o Uruguai venceu o scrum e cravou seu primeiro try aos 8′, com Juan Ormaechea. O scrum brasileiro seguiu problemático, a exemplo do jogo passado, e os Teros aproveitaram bem, fazendo o segundo try aos 12′, com Alberto Román. 

- Continua depois da publicidade -

Se já não bastasse a rápida desvantagem no placar, o Brasil foi reduzido a 14 homens em campo com o cartão amarelo recebido por Danilo “Camisa”. Assim, o Uruguai não tardou a chegar a seu terceiro try, com Francisco Bulantti, aos 17′, aproveitando a superioridade uruguaia nos rucks e o buraco defensivo brasileiro. No entanto, os Tupis melhoraram na parte final do primeiro tempo, com a equipe verde-e-amarela enfim chegando ao ataque. Porém, aos 25′, Favaro teve mais uma oportunidade para os Teros com penal e ampliou, 25 x 0. Os uruguaios perderam um pouco do domínio antes do intervalo, comentendo muitos penais. Mas, o Brasil não foi capaz de aproveitá-los, perdendo nas formações e mostrando pouca inspiração. A melhor chance veio com Tcheus, que se infiltrou mas sofreu o tackle antes de definir. Lucas Duque recebeu mais um cartão amarelo para os Tupis e, ouco depois, Chabal recebeu cartão vermelho. O Brasil ainda teve sorte de Favaro perder 2 penais, encerrando o primeiro tempo em 25 x 0.

Começando o segundo tempo com um jogador a menos, o Brasil não foi capaz de resistir ao time celeste. Aos 43′, Juan Ormaechea aplica belo dummy e finaliza com try a pressão inicial dos uruguaios. A situação dos laterais brasileiros seguiu péssima e a indisciplina ainda pior. Nativo recebeu mais um cartão amarelo para os Tupis que, a essa altura, já se defendiam bravamente diante de tantas adversidades e da clara superioridade uruguaia. Com 13 em campo, o Brasil se safou de mais um try uruguaio por conta de um passe para frente. E demorou até os 60′ para os Teros voltarem a marcar, com Franco Lamanna, pela ponta. A porta brasileira voltou a se abrir e, aos 66′, Arturo Avalo fez mais um try para os donos da casa. Aos 71′, foi a vez de Diego Magno anotaro sétimo try celeste. Somente aos 75′ o Brasil fez seu try de honra, com Moisés Duque, em boa ação da linha, convertido por Tanque. Mas, antes do fim, os Quero-queros ainda fizeram mais um try, com Agustín Ormaechea, fechando o placar em 58 x 7.

O Brasil voltará a campo no sábado diante da Argentina, enquanto o Uruguai decidirá em casa contra o Chile a vaga na próxima fase das eliminatórias para a Copa do Mundo. Caso o Brasil não opere um milagre e seja derrotado pela Argentina, os Tupis terminaram o Sul-Americano em último lugar e terão que enfrentar o campeão do Sul-Americano B novamente no fim do ano valendo a permanência na elite do continente.

Em breve, as declarações dos atletas após a partida.

Para conferir as fotos exclusivas do Portal do Rugby, clique aqui.

 

uruguai58versus copiar7cbru novo

Uruguai 58 x 7 Brasil, em Montevidéu

Árbitro: Juan Silvestre (Argentina). Assistentes: Francisco Pastrana e Carlos Poggi (Argentina)

 

Uruguai

Tries: Juan Ormaechea (2), Alberto Román, Francisco Bulantti, Franco Lamanna, Arturo Avalo, Diego Magno e Agustín Ormaechea

Conversões: Federico Favaro (3) e Agustín Ormaechea (3)

Penais: Federico Favaro (2)

1- Alejo Corral, 2- Nicolás Klappenbach (C), 3- Mario Sagario; 4- Cristofer Soares De Lima, 5- Santiago Vilaseca; 6- Franco Lamanna, 7- Juan Gaminara, 8- Juan Ormaechea; 9- Guillermo Lijtenstein, 10- Matías Arocena; 11- Francisco Bulatti, 12- Alberto Roman, 13- Andrés Vilaseca, 14- Federico Favaro, 15- Gastón Mieres.

Suplentes: 16- Rodolfo De Mula, 17- Arturo Avalo, 18- Juan De Freitas, 19- Alejandro Nieto, 20- Diego Magno, 21- Alejo Duran, 22- Leandro Leivas, 23- Oscar Duran.

 

Brasil

Try: Moisés Duque

Conversão: Lucas Duque (1)

1- Lucas Abud, 2- Daniel Danielewicz (C), 3- Jardel Vattorato; 4- Carlos Oliveira, 5- Lucas Piero; 6- Danilo Taino, 7- Matheus Daniel, 8- João Luiz Da Ros; 9- Leandro Castiglioni, 10- Daniel Gregg; 11- Lucas Tranquez, 12- Pedro Henrique Lopes, 13- Moises Duque, 14- Gustavo Krahembuhl, 15- Matheus Silva.

Suplentes: 16- Julio Mendoça, 17- Jonatas Paulo, 18- Marcelo Bellorio, 19- Saulo Oliveira, 20- Lucas Duque, 21- João Neto, 22- Marco Antonio Cervi, 23- Leonardo Frota.