Tempo de leitura: 2 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – O Brasil já conhece um de seus amistosos internacionais do ano que vem. Hoje, a União de Rugby das Ilhas Cook anunciou em sua página oficial que sua seleção fará uma gira pelas Américas em junho de 2017, quando enfrentará Brasil e México.

 

Quem? Ilhas Cook? Trata-se de um arquipélago na Oceania, a leste de Tonga, fanático por rugby, mas muito pequeno, com somente 15 mil habitantes! As Ilhas Cook são um território associado à Nova Zelândia e sua população é muito próxima dos maoris, sendo inclusive chamados de Cook Maoris, fazendo seu haka também na abertura de suas partidas.

- Continua depois da publicidade -

 


 

Pelo seu tamanho pequeno, as Ilhas Cook ainda não alcançaram o sucesso de seus vizinhos Fiji, Samoa e Tonga, ocupando atualmente o 45º lugar no Ranking Mundial. Tradicionalmente, as Ilhas Cook disputam a Copa da Oceania, competição que reúne os demais países do continente, excluindo Nova Zelândia, Austrália, Fiji, Samoa e Tonga. No ano quem, a Copa da Oceania valerá como parte das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019.

 

Apesar de jamais ter jogado a Copa do Mundo princpail, as Ilhas Cook já participaram de duas edições da Copa do Mundo de Sevens, em 1997 e 2001, além de terem uma seleção respeitável de Rugby League que esteve no último Mundial da modalidade.

 

A data e o local da partida inédita ainda não são conhecidos.

 

Geórgia poderá vir também

Em julho passado, a notícia de que a Geórgia viria ao Brasil para amistoso em junho de 2017 havia ganhado corpo quando o técnico da seleção georgiana, Milton Haig, declarara que sua seleção deveria vir para a América do Sul no ano que vem. O rumor ganhou força nesta semana, com a imprensa uruguaia confirmando que as federações de Uruguai e Geórgia estão em conversas para confirmarem o amistoso entre os dois países em junho de 2017, aproveitando a viagem da Geórgia para enfrentar a Argentina no mesmo período.

 

A imprensa georgiana não ficou atrás e ontem um dos principais jornais esportivos do país confirmou que sua seleção deverá encarar Uruguai e Brasil. Entretanto, ainda não houve nenhum anúncio oficial sobre o tema de nenhuma das partes.

 

Foto: Cook Island Rugby Union – Facebook