Tempo de leitura: 2 minutos

O site uruguaio Rugby News noticiou na última semana que, a partir de 2012, o Campeonato Sul-Americano de Sevens não dará mais vaga na etapa de Las Vegas da Série Mundial de Sevens. O motivo é a reestruturação do circuito mundial planejada pelo IRB.

A Série Mundial de Sevens (HSBC Sevens World Series) conta com 9 etapas:

Austrália (Gold Coast) – Oceania – 16 seleções

- Continua depois da publicidade -

Emirados Árabes Unidos (Dubai) – Ásia – 16 seleções

África do Sul (Porto Elizabeth) – África – 16 seleções

Nova Zelândia (Wellington) – Oceania – 16 seleções

Estados Unidos (Las Vegas) – Américas – 16 seleções

Hong Kong, China (Hong Kong) – Ásia – 24 seleções

Japão (Tóquio) – Ásia – 16 seleções

Escócia (Edimburgo) – Europa – 16 seleções

Inglaterra (Londres) – Europa – 16 seleções

Hoje, o circuito garante vagas em todas as etapas a 12 seleções, as chamadas "seleções centrais". São elas: Nova Zelândia, Austrália, Fiji, Samoa, África do Sul, Quênia, Argentina, Estados Unidos, Inglaterra, País de Gales, Escócia e França. À exceção de Hong Kong, todas as etapas têm a participação de 16 seleções.

As demais 4 vagas de cada torneio são destinadas aos melhores times do(s) campeonato(s) do continente de cada país-sede e, por vezes, a convidados da organização. Isto é, o Las Vegas Sevens, por ser a única etapa das Américas, oferece 2 vagas ao melhor time do Sul-Americano de Sevens do ano anterior (em 2012, Uruguai e Brasil estarão presentes, sendo que a Argentina já é uma seleção central), 1 vaga ao melhor time do NACRA 7s (em 2012, será a a Guiana) e 1 vaga ao Canadá.

Para a temporada 2012-13, o IRB aumentará de 12 para 15 o número de seleções centrais, sendo que a 16ª seleção de cada etapa deverá ficar a critério da organização. Para tal, o IRB promoverá um torneio-repescagem envolvendo 6 seleções, uma de cada continente, colocando em jogo as 3 vagas.

Assim, o Campeonato Sul-Americano de Sevens de 2012 não dará mais uma vaga no Las Vegas Sevens, e sim na repescagem mundial, que valerá o direito de disputar todos os 9 torneios da Série Mundial de Sevens de 2012-13.

Fonte: Rugby News