Tempo de leitura: 8 minutos

Muita emoção e jogos de alto nível marcaram o primeiro dia de jogos do BR Sevens. Confira o resumo das partidas desse sábado e os jogos desse domingo! Já temos alguns dos destaques da competição, vamos ver quem será o grande nome do BR Sevens!

O Portal do Rugby cobriu através da rádio online, em parceria com a Rádio Brasil FA, e traz novamente todos os jogos do domingo, a partir das 9h da manhã. 

- Continua depois da publicidade -

 

Masculino: Curitiba, SPAC e Desterro fazem bonito. Cuiabá é a surpresa na Ouro

O grupo A se mostrou um dos mais equilibrados, e como tal, dificultou a classificação do segundo colocado. O Serra, estreando na competição, vendeu caro a vitória para o Desterro, e em jogo decisivo contra o Pasteur, não soube aproveitar as suas chances e terminou na terceira posição. O Pasteur por sua vez, se apresentou muito nervoso, e ao longo do dia não lembrou a equipe que disputou o Lions e o Paulista. Contra os catarinenses, chegou a ficar com apenas cinco jogadores em campo, facilitando o trabalho ofensivo do adversário, que náo aproveitou.

O Rio mais uma vez não correspondeu ao seu título de melhor equipe do Rio de Janeiro, sendo facilmente dominada pelos adversários.

O Jacareí manteve o favoritismo no grupo B e apesar do sufoco diante do Chapecó, garantiu as três vitórias. A primeira “supresa”do dia veio com a contundente vitória dos estreantes do Chapecó diante do experiente Niterói, por 39 a 0. Entre aspas, pois já na ediçao anterior, o time de Santa Catarina havia conquistado o direito de representar o estado na competição, mas declinou por problemas com jogadores.Dessa vez, os problemas extra-campo ficaram de fora e a equipe mostrou o que sabe fazer, mostrou um jogo bem envolvente, com calma para ganhar terreno e com boas quebras na linha de defesa adversária.

Mais uma vez Santa Catarina coloca seus dois representantes entre as oito melhores equipes do Brasil. O Lobo Bravo foi aguerrido, mas ainda precisa evoluir para jogar no mesmo nível das demais equipes da competição.

Um dos confrontos mais esperados do dia aconteceu no grupo C. SPAC e São José não tiveram dificuldades para superar Tornados e Itaguaí. Em um confronto com tantos jogadores experientes em campo, o melhor jogador foi justamente um dos mais novos. Lucas “Zé” Tranquez roubou a cena e fez uma partida memorável, sendo determinante na vitória que deixou o SPAC com a primeira posição do grupo. O Itaguaí, apesar dos resultados negativos, fez uma bela estreia, mostrando pontos positivos e que pode melhorar muito o seu jogo. O Tornados, time da casa, lutou como pôde, mas não conseguiu fazer frente para os conterrâneos mais fortes.

No grupo D, o Curitiba mostrou o que se esperava deles. Uma equipe totalmente entrosada, voando em campo e jogando ao melhor estilo Seven, com muito apoio, trabalhando bem a bola para sobrar espaços na ponta, por onde sairam a maior parte de seus pontos. Õ Alecrim mostrou um jogo de certa forma burocrático, os melhores lances do time vinham justamente dos sul-africanos recém-chegados ao clube e de Sanchis, com boa criatividade na trama das jogadas. Destaque também para a velocidade de Francarlos, que conseguiu boas arrancadas resultando em try, mas ainda precisa melhorar os demais fundamentos. 

GRUA e Varginha fizeram um jogo equilibrado. Foi uma boa estreia para os manauaras, liderados pelo experiente Cayo Nicolau, enquanto o Varginha não apresentou um padrão de jogo bem definido, mas conseguiu pontuar especialmente pelas laterais.

Finalmente, mais uma “surpresa” no grupo E. O Farrapos seguiu absoluto, vencendo seu grupo, apesar da disputa eletrizante contra o Cuiabá, quando venceu por apenas três pontos. De resto, um time muito seguro e sem destaques individuais. Seu ponto forte é justamente o conjunto equilibrado e entrosado. Grande parte dos tries da equipe foi um esforço conjunto. O representante do Centro-Oeste por sua vez, provou que a CBRu realmente precisa dar oportunidades para clubes de regiões mais afastadas e olhar para os talentos que aparecem nessas regiões. A equipe, por meio do combinado do Pequi no Lions, já havia mostrado que seria capaz de incomodar, e segura do seu jogo, venceu muito bem o URA e com o bom saldo de pontos, desbancou Alecrim e Pasteur por um lugar entre as oito maiores forças do Rugby Sevens nacional.

O URA teve bons momentos nos três jogos que disputou, mas como já havia mostrado em ocasiões anteriores, o excesso de penalidades e os nervos à flor da pele desestabilizaram a equipe de dentro pra fora, e os adversários se aproveitaram disso. No fim, acabou derrotada pelo Uberlândia, que somente na sua última partida conseguiu se soltar mais e fazer uma bela demonstração, imprimindo velocidade em seus ataques e com boa movimentação.

 

Destaques: Lucas Muller (Desterro), Marcelo Arruda (Cuiabá), Lucas Tranquez (SPAC), Stefano Padilla (Curitiba)

 

Feminino: sábado de definições para o Brasil Sevens e o Super Sevens

O torneio feminino do Brasil Sevens se desenrolou no pacato estádio Rêmulo Zoppi, que bem serviu ao torneio, ainda que a virtual ausência de público externo tenha sido o ponto baixo. A competição teve sua primeira surpresa logo no início, na quarta partida, com o Bandeirantes ficando somente no empate com o Curitiba, fazendo torneio decepcionante que lhe custou uma vaga entre os times centrais do Super Sevens 2014. O empate de 5 x 5 poderia ter saído ainda mais caro às banderantinas, que só não levaram a virada do Curitiba porque as paranaenses desperdiçaram incrivelmente o chute de conversão do try de empate que era frontal (reforçando a deficiência em escala nacional desse fundamento). O empate deu confiança à paranaenses, que terminaram o grupo na segunda posição, passando com contundência pelo rival local Toledo. A primeira posição do Grupo G ficou nas mãos do invicto Charrua, que mostrou um time fisicamente superor às oponentes e confirmou sua força batendo todos os seus adversários – incluindo 15 x 0 sobre o Band, que se provou fatal às paulistanas.

No Grupo F, o destaque foi o confronto emocionante e de alto nível entre Niterói e São José, que epataram em 10 x 10. São José saiu na frente no placar, mas levou o empate ainda no primeiro tempo, resistindo ainda às investidas da demolidora Karina, perigo constante durante a partida. Já na segunda etapa, após erro de Baby, Edna armou um brilhante contra-ataque e cravou a virada joseense. Mas, a experiência de altetas como Baby e Bárbara deram ao Niterói a calma para trabalhar bem a bola e cravar novo empate antes do fim, garantindo a primeira posição do grupo, pelo saldo de pontos. Jacareí e San Diego acabaram por ser os fiéis da balança do grupo.

Pelo Grupo H, o Desterro mostrou sua superioridade, com um rugby sólido e focado, sob a liderança da capitã Julia Sardá, sem grandes falhas, que lhe garantiram a primeira posição com vitória consistentes sobre Vitória, Rio Branco e Goianos. As capixabas do Vitória provaram sua boa forma e superaram com contundência as demais oponentes, que se mostraram um ou dois degraus abaixo.

Por fim, SPAC e BH protagonizaram um dos mais brilhantes duelos da primeira fase, repleto de emoção na decisão do Grupo I. O SPAC largou na frente, mas sofreu a virada ainda no primeiro tempo, com um aguerrido BH mostrando um rugby de ritmo intenso e vibrante. Mas, a vibração excessiva na comemoração pela vitória parcial de 14 x 5 custou caro às mineiras, que deram combustível ao estrelado SPAC. Experiente, o time paulistano manteve a frieza e garantiu no segundo tempo os dois tries da vitória, segurando o ataque final das oponentes. Recife e Ipatinga se restringiram à briga contra a última colocação, que restou às novatas mineiras, derrotadas pelas pernambucanas.

 

MASCULINO

Grupo A – Desterro, Rio Rugby, Pasteur e Serra

Desterro 14 X 12 Serra

Pasteur 41 X 07 Rio Rugby

Desterro 38 X 00 Rio Rugby

Pasteur 12 X 00 Serra

Serra 54 X 00 Rio Rugby

Desterro 24 X 10 Pasteur

 

Grupo B – Jacareí, Lobo Bravo, Niterói e Chapecó

Jacareí 31 X 00 Lobo Bravo

Niterói 00 X 39 Chapecó 

Jacareí 17 X 05 Chapecó

Niterói 36 X 7 Lobo Bravo

Lobo Bravo 00 X 33 Chapecó

Niterói 00 X 29 Jacareí

 

Grupo C – São José, SPAC, Tornados e Itaguaí

São José 31 X 00 Tornados

SPAC 34 X 00 Itaguaí

São José 33 X 00 Itaguaí

SPAC 40 X 00 Tornados

Tornados 22 X 05 Itaguaí

SPAC 19 X 12 São José

 

Grupo D – Curitiba, GRUA, Alecrim e Varginha

Curitiba 38 X 00 GRUA

Alecrim 24 X 07 Varginha

Curitiba 43 X 00 Varginha

Alecrim 50 X 07 GRUA

Alecrim 7 X 27 Curitiba

Varginha 26 X 17 GRUA

 

Grupo E – Farrapos, União Rugby Alphaville, Uberlândia e Cuiabá

Farrapos 45 X 00 Uberlândia

União Rugby Alphaville 00 X 24 Cuiabá

Farrapos 17 X 14 Cuiabá

União Rugby Alphaville 05 X 14 Uberlândia

Farrapos 31 X 00 União Rugby Alphaville

Uberlândia 05 X 29 Cuiabá

 

Finais – Domingo 22/12/2013 a partir das 9h

Quartas-de-final Taça Ouro

Curitiba X Cuiabá

SPAC X São José

Farrapos X Chapecó

Desterro X Jacareí

 

Quartas-de-final Taça Bronze

Alecrim X União Rugby Alphaville

Pasteur X Uberlândia

Serra X Tornados

Niterói X Varginha

 

Semifinais Taça Estímulo

Itaguaí X Rio Rugby

GRUA X Lobo Bravo

 

FEMININO

Grupo F – Niterói, San Diego, São José e Jacareí

Niterói 46 X 00 San Diego

São José 39 X 00 Jacareí

Niterói 42 X 00 Jacareí

São José 37 X 00 San Diego

Niterói 10 X 10 São José

Jacareí 10 X 07 San Diego

 

Grupo G – Charrua, Bandeirantes, Curitiba e Toledo

Charrua 36 X 00 Toledo

Bandeirantes 05 X 05 Curitiba

Charrua 19 X 05 Curitiba

Toledo 05 X 22 Bandeirantes

Charrua 15 X 00 Bandeirantes

Curitiba 29 X 00 Toledo

 

Grupo H – Desterro, Vitória, Rio Branco e Goianos

Desterro 26 X 00 Vitória

Goianos 07 X 17 Rio Branco

Goianos 00 X 30 Desterro

Vitória 41 X 00 Rio Branco

Goianos 00 X 45 Vitória

Desterro 27 X 00 Rio Branco

 

Grupo I – SPAC, Ipatinga, BH Rugby e Recife

SPAC 47 X 00 Ipatinga

BH Rugby 46 X 00 Recife

SPAC 29 X 00 Recife

BH Rugby 52 X 05 Ipatinga

SPAC 17 X 14 BH Rugby

Recife 17 X 05 Recife

 

Finais – Domingo 22/12/2013 a partir das 9h

Taça Ouro

Niterói x Curitiba

Charrua X São José

Desterro X BH Rugby

SPAC X Vitória

 

Taça Bronze

Jacareí X Toledo

Bandeirantes X San Diego

Rio Branco X Ipatinga

Recife X Goianos