ARTIGO COM VÍDEO E PODCAST – Os elencos estão sendo anunciados e o Rio 2016 se aproximando. A expectativa é grande para o retorno do rugby aos Jogos Olímpicos após 92 – e para a estreia do rugby sevens no evento.

 

A história do rugby olímpico nós já contamos e você pode ouvir nosso podcast especial agora:

Porém, quando o assunto é a participação da ovalada em grande eventos poliesportivos a história é ainda maior. Das grandes competições inspirados nos Jogos Olímpicos, o rugby sevens está presente em várias. Você sabe quais?

- Continua depois da publicidade -

 

Jogos Olímpicos da Juventude

Inaugurados em 2010, em Singapura, os Jogos Olímpicos da Juventude acontecem dois anos antes dos Jogos Olímpicos, reunindo atletas com no máximo 18 anos de idade. A competição é organizada pelo próprio Comitê Olímpico Internacional e conta com exatamente os mesmo esportes do próximo evento olímpico. Com isso, o rugby sevens fez sua estreia na última edição, em 2014, em Nanjing, na China, e está confirmado para a próxima edição, em 2018, em Buenos Aires.

 

Medalhistas

Masculino

2014 – Ouro: França / Prata: Argentina / Bronze: Fiji

 

Feminino

2014 – Ouro: Austrália / Prata: Canadá / Bronze: China

 

Jogos da Commonwealth

Criados em 1911 e disputadas de quatro em quatro anos desde 1930, os Jogos da Commonwealth (antigamente chamados de Jogos do Império Britânico e Jogos da Comunidade Britânica) reúnem as nações que fazem ou fizeram parte do Império Britânico e são considerados um dos maiores eventos poliesportivos do planeta. O rugby sevens passou a fazer parte dos Jogos da Commonwealth apenas em 1998, depois que o rugby se abriu ao profissionalismo, mas até hoje contou somente com torneios masculino. O primeiro torneio feminino está marcada para a próxima edição, que ocorre em 2018, em Gold Coast, na Austrália.

 

Apesar de terem feito parte do Império Britânico até o século XVIII, os Estados Unidos não fazem parte da Commonwealth of Nations e não disputam os Jogos. Fiji, por sua vez, foi suspenso das edições 2010 e 2014, por conta de sua ditadura militar, mas deverá voltar para a edição 2018.

 

Medalhistas

Masculino

1998 – Ouro: Nova Zelândia / Prata: Fiji / Bronze: Austrália

2002 – Ouro: Nova Zelândia / Prata: Fiji / Bronze: África do Sul

2006 – Ouro: Nova Zelândia / Prata: Inglaterra / Bronze: Fiji

2010 – Ouro: Nova Zelândia / Prata: Austrália / Bronze: África do Sul

2014 – Ouro: África do Sul / Prata: Nova Zelândia / Bronze: Austrália
 

 

Universíade

Lançada em 1959 e organizada pela FISU (a Federação Internacional de Esportes Universitários), a Universíade é a “Olimpíada Universitária”, disputada a cada dois anos. O sevens fez parte de somente uma edição, a de 2013, em Kazan, na Rússia, com o Brasil inclusive participando tanto no masculino como no feminino. Na edição seguinte, em 2015, em Gwangju, na Coreia do Sul, novamente o rugby ficou de fora, e deverá ficar de fora novamente em 2017, em Taipé, em Taiwan. Porém, o retorno poderá acontecer em 2019, em Nápoles, na Itália.

 

Medalhistas

Masculino

2013 – Ouro: Rússia / Prata: França / Bronze: Grã-Bretanha

 

Feminino

2013 – Ouro: Rússia / Prata: Itália / Bronze: Canadá

 

Jogos Pan-Americanos

Os Jogos Pan-Americanos começaram sua história em 1951, em Mar del Plata, na Argentina, quando o rugby participou como modalidade de exibição. Mas, não era o sevens! Em 1951 o torneio disputado na Argentina fora de XV, sendo considerado o primeiro Sul-Americano da modalidade. O sevens apenas estreou no “Pan” em 2011, em Guadalajara, no México, que contou apenas com torneio masculino. O Brasil esteve presente, acabando com o 7º lugar. Em 2015, em Toronto, no Canadá, o sevens feminino entrou para o programa e o Brasil festejou a medalha de bronze na competição, enquanto o masculino acabou em sexto. A próxima edição será em 2019, em Lima, no Peru.

 

Medalhistas

Masculino

2011 – Ouro: Canadá / Prata: Argentina / Bronze: Estados Unidos

2015 – Ouro: Canadá / Prata: Argentina / Bronze: Estados Unidos

 

Feminino

2015 – Ouro: Canadá / Prata: Estados Unidos / Bronze: Brasil

 

Jogos Sul-Americanos

A América do Sul também conta com sua “olimpíada”, menos alardeada que o “Pan”. São os Jogos Sul-Americanos, iniciados em 1978 e disputados a cada quatro anos. O rugby sevens fez sua estreia somente na edição passada, em 2014, em Santiago, no Chile, e o Brasil subiu no lugar mais alto do pódio com o feminino. Ouro para as Tupis, como esperado. Já o masculino finalizou com o quarto lugar. A próxima edição será em 2018, em Cochabamba, na Bolívia, e o rugby sevens estará lá.

 

Medalhistas

Masculino

2014 – Ouro: Argentina / Prata: Uruguai / Bronze: Chile

 

Feminino

2014 – Ouro: Brasil / Prata: Argentina / Bronze: Uruguai

 

Jogos Asiáticos

Junto com os Jogos da Commonwealth, os Jogos Asiáticos são o evento que há mais tempo conta com rugby sevens. A estreia aconteceu em 1998 para os homens e em 2010 para as mulheres. Os Jogos Asáticos acontecem de quatro em quatro anos e a próxima edição será em 2018 em Jacarta, Indonésia.

 

Medalhistas

Masculino

1998 – Ouro: Coreia do Sul / Prata: Japão / Bronze: Tailândia

2002 – Ouro: Coreia do Sul / Prata: Taiwan / Bronze: Tailândia

2006 – Ouro: Japão / Prata: Coreia do Sul / Bronze: China

2010 – Ouro: Japão / Prata: Hong Kong / Bronze: Coreia do Sul

2014 – Ouro: Japão / Prata: Hong Kong / Bronze: Coreia do Sul

 

Feminino

2010 – Ouro: Cazaquistão / Prata: China / Bronze: Tailândia

2014 – Ouro: China / Prata: Japão / Bronze: Cazaquistão

 

Jogos do Pacífico

O rugby existe nos Jogos do Pacífico desde sua primeira edição, em 1963, em Fiji. Mas, era o XV, e não o sevens, que era disputado. O sevens passou a integrar o programa em 1999 e desde então é um dos pontos altos dos jogos que reúnem as pequenas ilhas do Pacífico Sul a cada quatro anos. O torneio feminino foi lançado em 2011 e contam na edição passada, de 2015, com a Austrália como convidada, já que tradicionalmente Austrália e Nova Zelândia não disputam os Jogos do Pacífico. A próxima edição será em 2019 em Tonga.

 

Medalhistas

Masculino

1999 – Ouro: Fiji / Prata: Papua Nova Guiné / Bronze: Vanuatu

2003 – Ouro: Fiji / Prata: Ilhas Cook / Bronze: Samoa

2007 – Ouro: Samoa / Prata: Fiji / Bronze: Papua Nova Guiné

2011 – Ouro: Samoa / Prata: Fiji / Bronze: Papua Nova Guiné

2015 – Ouro: Fiji / Prata: Samoa / Bronze: Tonga

 

Feminino

2011 – Ouro: Fiji / Prata: Samoa / Bronze: Papua Nova Guiné

2015 – Ouro: Fiji / Prata: Austrália / Bronze: Papua Nova Guiné

 

Jogos Mundiais (World Games)

Por fim, falemos dos Jogos Mundial, os World Games. Criados em 1981, os Jogos Mundiais são a “Olimpíada dos Esportes que não fazem parte dos Jogos Olímpicos”, sendo organizados pela Federação Internacional dos Jogos Mundiais e reconhecidos pelo Comitê Olímpico Mundial. O rugby sevens entrou em seu programa oficial em 2001, em Akita, no Japão, e se despediu oficialmente em 2013, em Cali, na Colômbia, com participação do Brasil, que encerrou o torneio em sexto lugar e teve na arbitragem Henrique Platais apitando a última final da história do sevens nos Jogos Olímpicos.  Os Jogos Mundiais contaram em sua história apenas com torneios masculinos.

 

Medalhistas

Masculino

2001 – Ouro: Fiji / Prata: Austrália / Bronze: Nova Zelândia

2005 – Ouro: Fiji / Prata: África do Sul / Bronze: Argentina

2009 – Ouro: Fiji / Prata: Portugal / Bronze: África do Sul

2013 – Ouro: África do Sul / Prata: Argentina / Bronze: Canadá

 
Foto: Final dos Jogos da Commonwealth de 2014