Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 foi o centro das atenções na Europa neste fim de semana. O grande destaque ficou por conta do clássico no domingo entre o líder Clermont e o poderoso Toulon (agora 4º colocado), que terminou com vitória sofrida do Clermont em Marselha. Na vice-liderança está o Montpellier (2º) que vem evoluindo a cada rodada batendo em casa o Brive (10º) enquanto o Racing (3º) se recuperou, batendo fora de casa o Bordeaux (6º). O Toulouse  (5º) vacilou e foi batido fora de casa pelo Castres (7º) que continua a sonhar com a vaga nas finais. Na parte de baixo da tabela os praticamente rebaixados Oyonnax (13º) e Agen (14º) foram batidos em casa por Grenoble (8º) e o Pau (11º) enquanto o Stade Français (12º) continua a decepcionar, sendo vencido longe de Paris pelo La Rochelle (9º).

 

Clermont reina absoluto

- Continua depois da publicidade -

No ambiente sempre competitivo do rugby francês uma certeza emerge desse fim de semana, o Clermont é a melhor equipe do país. O time amarelo viajou até Marselha para enfrentar o Toulon, voltando da Provença com uma vitória por 19 a 18. O estádio estava lotado, com a torcida da região apoiando o Toulon, mas a partida foi de poucos espaços e muita tensão entre os gigantes europeus. O Toulon se colocou na frente com os penais de Pelissié, que converteu 3 em cada tempo, enquanto Morgan Parra acertou 2 em cada período para os Jaunards. Atrás no placar nos instantes finais, o Clermont cresceu e o asa Damian Chouly achou o espaço para o festejado try da virada, aos 76′. Try solitário e vitória or 19 x 18.

 

Essa foi a sétima vitória seguida da equipe e oitava fora de casa na temporada. O Clermont segue imparável e volta para casa enfrentar o frágil Agen. A derrota deixa muitas dúvidas sobre o desempenho do Toulon, principalmente em relação à defesa, um duro golpe no moral da equipe que entra em campo pela Champions Cup no próximo fim de semana, no Top 14 o time viaja para enfrentar o Pau.

 

Montpellier assume a vice liderança

Jogando em casa, debaixo de uma forte chuva o Montpellier conquistou sua sexta vitória seguida, por 19 a 3 diante do Brive. Apesar do clima adverso o time do técnico Jake White entrou no in-goal duas vezes com o ponta Marvin O’ Connor e com o asa Akapusi Qera, tendo ainda três tries justamente anulados. Na próxima rodada o Montpellier defende sua série invicta em Paris diante do Stade Français enquanto o Brive volta para casa enfrentar o Oyonnax.

 

Castres joga feio mas vence

Dominado do começo ao fim o clássico da Occitânia, o Castres colocou todas as suas forças na defesa para sair de seu estádio com uma vitória fundamental por 15 a 9 diante do rival Toulouse. Em um jogo de poucos espaços e sem tries, os donos da casa levaram a melhor, negando até mesmo um ponto bônus defensivo para os adversários. O abertura argentino Benjamín Urdapilleta foi o nome do jogo pelo Castres, chutando 4 penais e 2 drop goals (aos 43′ e aos 64′) decisivos. A vitória mantém o sonho de classificação vivo para o Castres que agora viaja para enfrentar o Grenoble, em outra final. A derrota deixa o Toulouse em alerta, perdendo uma importante chance de garantir a vaga nas finais, diante de um adversário pouco inspirado. Na próxima rodada o time recebe o Racing em uma partida chave para as pretensões da equipe.

 

Racing recupera confiança

Depois de uma dura derrota em casa para o Toulon semana passada o Racing se recuperou em grande estilo, batendo fora de casa o Bordeaux por 28 a 20. No melhor jogo da rodada os donos da casa lutaram bravamente, mas não conseguiriam para os parisienses, que contaram com um amplo domínio nos rucks. O Racing entrou no in-goal com o oitavo Antonie Claassen e o fullback Johannes Goosen (duas vezes) enquanto os donos da casa marcaram com o ponta Matuisela Talebula e um penal try. A derrota atrapalha os planos do Bordeaux, que agora corre  risco de ficar fora da zona de rebaixamento, o time viaja à costa atlântica para enfrentar o La Rochelle. A vitória não poderia ter vindo em melhor hora para o Racing, que tem uma batalha muita dura pela Champions Cup no próximo fim de semana e depois enfrenta o Toulouse fora de casa pelo Top 14.

 

Oyonnax deixa escapar vitória

A vitória nunca esteve tão perto para o quase rebaixado Oyonnax, que vencia o Grenoble até que, faltando dez minutos para o final do jogo, o fullback Silvere Tiam perdeu a cabeça insultou o árbitro e foi expulso, vendo de fora o seu time levar a virada e perder o jogo por 20 a 27. Os donos da casa superaram os adversários em tries, anotando com o próprio Tiam, o ponta Dug Codjo e um penal try. O Greneble colocou a bola no chão duas vezes, com o scrum-half Charl Mcleod e o oitavo Rory Grice. Praticamente rebaixado o Oyonnax viaja para enfrentar o Brive enquanto o Grenoble, que agora só cumpre tabela, volta aos Alpes enfrentar o Castres.

 

La Rochelle afunda Stade Français

O La Rochelle conquistou sua nona vitória seguida em casa, dessa vez diante do Stade Français, por 21 a 18. Com os parisienses completamente perdidos, como tem sido comum essa temporada, os donos da casa aproveitaram para anotar dois tries, com o segundo centro Pierre Aguillon e o centro Levani Botia. O La Rochelle continua em casa para enfrentar o Bordeaux enquanto o Stade Français mede forças com o Montpellier.

 

Pau conquista segunda vitória fora de casa

No duelo dos estreantes no Top 14 o Pau levou a melhor diante do praticamente rebaixado Agen, por 33 a 26.  Em um jogo muito animado os visitantes anotaram com o centro  Jale Vatubua e o abertura Colin Slade (duas vezes) enquanto os donos da casa responderam com o ponta Tamaz Mchedlidze, o asa Sioni Tau e o hooker Jalil Narjissi. O Agen agora viaja para enfrentar o Clermont enquanto a Section Paloise volta para casa medir forças com o Toulon.

 

Lyon é campeão da segunda divisão francesa!

Com nada menos que 6 rodadas ainda a serem jogadas, e 30 pontos ainda em disputa, o Lyon já se sagrou campeão da Pro D2, a segunda divisão francesa, garantindo sua promoção antecipada ao Top 14, um ano após seu rebaixamento. Os Lobos atropelaram o tradicional Perpignan por 40 x 19 e abriram incríveis 31 pontos de frente sobre o vice líder Bayonne, em uma campanha histórica, com 22 vitórias em 24 partidas até aqui.

 

O Lyon foi ajudado por Bayonne, Aurillac e Béziers, segundo, terceiro e quarto colocados, que perderam juntos na 24ª rodada. O Bayonne caiu fora de casa contra o Montauban, 29 x 3, ao passo que o Aurillac perdeu para o Albi, 30 x 17. Já o Béziers foi superado no dérbi do Mediterrâneo pelo rival Narbonne por 30 x 21.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Montpellier 19 x 3 Brive

Castres 15 x 9 Toulouse

La Rochelle 21 x 18 Stade Français

Agen 26 x 33 Pau

Oyonnax 20 x 27 Grenoble

Bordeaux 20 x 28 Racing

Toulon 18 x 19 Clermont

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Lyon 40 x 19 Perpignan

Montauban 29 x 3 Bayonne

Albi 30 x 17 Aurillac

Provence 18 x 20 Mont de Marsan

Biarritz 26 x 25 Bourgoin

Dax 15 x 20 Carcassonne

Tarbes 31 x 26 Colomiers

Narbonne 30 x 21 Béziers

 

ClubeCidadeJogosPontos
LyonLyon30117
BayonneBayonne3086
AurillacAurillac3081
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3078
ColomiersColomiers3078
BéziersBéziers3077
PerpignanPerpignan3073
BiarritzBiarritz3064
Bourgoin*Bourgoin-Jallieu3062
AlbiAlbi3062
NarbonneNarbonne3060
MontaubanMontauban3058
Tarbes*Tarbes3053
CarcassonneCarcassonne3049
DaxDax3048
ProvenceAix-en-Provence3046
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento