Clermont bate Toulon em clássico francês e abre vantagem na ponta do Top 14

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 foi o centro das atenções na Europa neste fim de semana. O grande destaque ficou por conta do clássico no domingo entre o líder Clermont e o poderoso Toulon (agora 4º colocado), que terminou com vitória sofrida do Clermont em Marselha. Na vice-liderança está o Montpellier (2º) que vem evoluindo a cada rodada batendo em casa o Brive (10º) enquanto o Racing (3º) se recuperou, batendo fora de casa o Bordeaux (6º). O Toulouse  (5º) vacilou e foi batido fora de casa pelo Castres (7º) que continua a sonhar com a vaga nas finais. Na parte de baixo da tabela os praticamente rebaixados Oyonnax (13º) e Agen (14º) foram batidos em casa por Grenoble (8º) e o Pau (11º) enquanto o Stade Français (12º) continua a decepcionar, sendo vencido longe de Paris pelo La Rochelle (9º).

 

Clermont reina absoluto

No ambiente sempre competitivo do rugby francês uma certeza emerge desse fim de semana, o Clermont é a melhor equipe do país. O time amarelo viajou até Marselha para enfrentar o Toulon, voltando da Provença com uma vitória por 19 a 18. O estádio estava lotado, com a torcida da região apoiando o Toulon, mas a partida foi de poucos espaços e muita tensão entre os gigantes europeus. O Toulon se colocou na frente com os penais de Pelissié, que converteu 3 em cada tempo, enquanto Morgan Parra acertou 2 em cada período para os Jaunards. Atrás no placar nos instantes finais, o Clermont cresceu e o asa Damian Chouly achou o espaço para o festejado try da virada, aos 76′. Try solitário e vitória or 19 x 18.

 

Essa foi a sétima vitória seguida da equipe e oitava fora de casa na temporada. O Clermont segue imparável e volta para casa enfrentar o frágil Agen. A derrota deixa muitas dúvidas sobre o desempenho do Toulon, principalmente em relação à defesa, um duro golpe no moral da equipe que entra em campo pela Champions Cup no próximo fim de semana, no Top 14 o time viaja para enfrentar o Pau.

 

Montpellier assume a vice liderança

Jogando em casa, debaixo de uma forte chuva o Montpellier conquistou sua sexta vitória seguida, por 19 a 3 diante do Brive. Apesar do clima adverso o time do técnico Jake White entrou no in-goal duas vezes com o ponta Marvin O’ Connor e com o asa Akapusi Qera, tendo ainda três tries justamente anulados. Na próxima rodada o Montpellier defende sua série invicta em Paris diante do Stade Français enquanto o Brive volta para casa enfrentar o Oyonnax.

 

Castres joga feio mas vence

Dominado do começo ao fim o clássico da Occitânia, o Castres colocou todas as suas forças na defesa para sair de seu estádio com uma vitória fundamental por 15 a 9 diante do rival Toulouse. Em um jogo de poucos espaços e sem tries, os donos da casa levaram a melhor, negando até mesmo um ponto bônus defensivo para os adversários. O abertura argentino Benjamín Urdapilleta foi o nome do jogo pelo Castres, chutando 4 penais e 2 drop goals (aos 43′ e aos 64′) decisivos. A vitória mantém o sonho de classificação vivo para o Castres que agora viaja para enfrentar o Grenoble, em outra final. A derrota deixa o Toulouse em alerta, perdendo uma importante chance de garantir a vaga nas finais, diante de um adversário pouco inspirado. Na próxima rodada o time recebe o Racing em uma partida chave para as pretensões da equipe.

 

Racing recupera confiança

Depois de uma dura derrota em casa para o Toulon semana passada o Racing se recuperou em grande estilo, batendo fora de casa o Bordeaux por 28 a 20. No melhor jogo da rodada os donos da casa lutaram bravamente, mas não conseguiriam para os parisienses, que contaram com um amplo domínio nos rucks. O Racing entrou no in-goal com o oitavo Antonie Claassen e o fullback Johannes Goosen (duas vezes) enquanto os donos da casa marcaram com o ponta Matuisela Talebula e um penal try. A derrota atrapalha os planos do Bordeaux, que agora corre  risco de ficar fora da zona de rebaixamento, o time viaja à costa atlântica para enfrentar o La Rochelle. A vitória não poderia ter vindo em melhor hora para o Racing, que tem uma batalha muita dura pela Champions Cup no próximo fim de semana e depois enfrenta o Toulouse fora de casa pelo Top 14.

 

Oyonnax deixa escapar vitória

A vitória nunca esteve tão perto para o quase rebaixado Oyonnax, que vencia o Grenoble até que, faltando dez minutos para o final do jogo, o fullback Silvere Tiam perdeu a cabeça insultou o árbitro e foi expulso, vendo de fora o seu time levar a virada e perder o jogo por 20 a 27. Os donos da casa superaram os adversários em tries, anotando com o próprio Tiam, o ponta Dug Codjo e um penal try. O Greneble colocou a bola no chão duas vezes, com o scrum-half Charl Mcleod e o oitavo Rory Grice. Praticamente rebaixado o Oyonnax viaja para enfrentar o Brive enquanto o Grenoble, que agora só cumpre tabela, volta aos Alpes enfrentar o Castres.

 

La Rochelle afunda Stade Français

O La Rochelle conquistou sua nona vitória seguida em casa, dessa vez diante do Stade Français, por 21 a 18. Com os parisienses completamente perdidos, como tem sido comum essa temporada, os donos da casa aproveitaram para anotar dois tries, com o segundo centro Pierre Aguillon e o centro Levani Botia. O La Rochelle continua em casa para enfrentar o Bordeaux enquanto o Stade Français mede forças com o Montpellier.

 

Pau conquista segunda vitória fora de casa

No duelo dos estreantes no Top 14 o Pau levou a melhor diante do praticamente rebaixado Agen, por 33 a 26.  Em um jogo muito animado os visitantes anotaram com o centro  Jale Vatubua e o abertura Colin Slade (duas vezes) enquanto os donos da casa responderam com o ponta Tamaz Mchedlidze, o asa Sioni Tau e o hooker Jalil Narjissi. O Agen agora viaja para enfrentar o Clermont enquanto a Section Paloise volta para casa medir forças com o Toulon.

 

Lyon é campeão da segunda divisão francesa!

Com nada menos que 6 rodadas ainda a serem jogadas, e 30 pontos ainda em disputa, o Lyon já se sagrou campeão da Pro D2, a segunda divisão francesa, garantindo sua promoção antecipada ao Top 14, um ano após seu rebaixamento. Os Lobos atropelaram o tradicional Perpignan por 40 x 19 e abriram incríveis 31 pontos de frente sobre o vice líder Bayonne, em uma campanha histórica, com 22 vitórias em 24 partidas até aqui.

 

O Lyon foi ajudado por Bayonne, Aurillac e Béziers, segundo, terceiro e quarto colocados, que perderam juntos na 24ª rodada. O Bayonne caiu fora de casa contra o Montauban, 29 x 3, ao passo que o Aurillac perdeu para o Albi, 30 x 17. Já o Béziers foi superado no dérbi do Mediterrâneo pelo rival Narbonne por 30 x 21.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Montpellier 19 x 3 Brive

Castres 15 x 9 Toulouse

La Rochelle 21 x 18 Stade Français

Agen 26 x 33 Pau

Oyonnax 20 x 27 Grenoble

Bordeaux 20 x 28 Racing

Toulon 18 x 19 Clermont

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Clermont Clermont-Ferrand 26 88
Toulon Toulon 26 82
Montpellier Montpellier 26 81
Racing Paris 26 81
Toulouse Toulouse 26 79
Castres Castres 26 71
Union Bordeaux-Bègles Bordeaux 26 67
Brive Brive 26 62
La Rochelle La Rochelle 26 54
Grenoble Grenoble 26 47
Pau Pau 26 46
Stade Français Paris 26 41
Agen Agen 26 26
Oyonnax Oyonnax 26 24

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

– 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
– 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
– 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Lyon 40 x 19 Perpignan

Montauban 29 x 3 Bayonne

Albi 30 x 17 Aurillac

Provence 18 x 20 Mont de Marsan

Biarritz 26 x 25 Bourgoin

Dax 15 x 20 Carcassonne

Tarbes 31 x 26 Colomiers

Narbonne 30 x 21 Béziers

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Lyon Lyon 30 117
Bayonne Bayonne 30 86
Aurillac Aurillac 30 81
Mont-de-Marsan Mont-de-Marsan 30 78
Colomiers Colomiers 30 78
Béziers Béziers 30 77
Perpignan Perpignan 30 73
Biarritz Biarritz 30 64
Bourgoin* Bourgoin-Jallieu 30 62
Albi Albi 30 62
Narbonne Narbonne 30 60
Montauban Montauban 30 58
Tarbes* Tarbes 30 53
Carcassonne Carcassonne 30 49
Dax Dax 30 48
Provence Aix-en-Provence 30 46
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– 1º lugar: promoção ao Top 14
– 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
– 15º e 16º lugares: rebaixamento


Comentários