Duas derrotas em duas partidas para o Toulon no Top 14

O Top 14 mal começou e já está pegando fogo. O Clermont (1º) atropelou o Grenoble (6º), em casa, e assume a liderança da competição. Seguido de perto por Toulouse (2º) que não teve dificuldades para bater o Agen (14º) fora de casa, e Racing (3º) que precisou penar muito para vencer o La Rochelle (13º) em Paris. A segunda rodada já teve suas zebras, o Montpellier (5º), jogando fora de casa, não conseguiu passar pelo recém promovido Section Paloise (11º) e o Stade Français (9º) foi atropelado, longe de Paris, pelo Brive (8º). O Toulon (12º), para a supressa de todos, segue sua decadência e não conseguiu passar pelo Castres (4º) , fora de casa. O Oyonnax (7º) passou pelo Bordeaux (10º) jogando em casa.

 

Toulon tropeça e segue sem vencer

O time mais rico da Europa acendeu o sinal amarelo esse fim de semana, a equipe viajou tentando esquecer a derrota em casa na primeira rodada e acabou atropelada pelo Castres, por 24 a 9. O time vermelho e preto entrou em campo muito pressionado, com ameaças de demissões e troca de treinador, e acabou envolvido pelos donos da casa, que abriram o placar em um try de scrum e depois com o oitavo Alex Tulou e o scrum half Julien Seron. A vitória, e a grande apresentação, mostra que o ano passada ficou para trás e que o Castres volta a ser competitivo, o time agora viaja para enfrentar o Toulouse. Fazia tempo que o Toulon não perdia duas seguidas, e passava um jogo sem fazer tries. O time tenta reverter à situação contra o Stade Français em Paris.

 

Clermont vence e segue invicto

O time amarelo recebeu o Grenoble e mais uma vez mostrou sua força, vencendo por 25 a 6, conquistando seu segundo ponto bônus ofensivo e assumindo a liderança da competição. O placar não mostra exatamente o que foi o jogo, a equipe dos Alpes lutou muito, mas foi prejudica pela indisciplina, dois amarelos, e por um excesso de knock-ons. No final os donos da casa foram os únicos a colocar a bola no chão, com o pilar Thomas Domingo, o oitavo Fritz Lee e o segunda linha Paul Jedrasiak. O Clermont agora viaja para enfrentar o Oyonnax, que costuma ser muito forte em casa. O Grenoble segue com sua sina, uma equipe muito forte em casa, mas que encontra muitas dificuldades longe dos Alpes. O time recebe o Section Paloise na próxima rodada.

 

Stade Français cai diante do Brive

Jogar fora de casa no Top 14 é sempre um desafio, não importa o poder de sua equipe. Os atuais campeões franceses, do Stade Français, foram os primeiros a sentir isso, ao serem batidos, fora de casa pelo Brive, por 22 a 13. O jogo teve apenas uma equipe, os donos da casa controlaram as ações e dominaram o pack de forwards do adversário, pontuando com um penal try. Os parisienses passaram a maior parte do tempo em seu campo de defesa e só fizeram o try de honra no ultimo minuto, com o centro reserva Avenisi Vasuinubu. O Brive, apesar dos investimentos modestos, tem uma equipe bem organizada e muito batalhadora, a equipe viaja até a costa atlântica para enfrentar o La Rochelle. Uma derrotafora de casa a essa altura do campeonato não representa muita coisa, mas a passividade dos forwards é preocupante, o time agora enfrenta, em Paris, o Toulon.

 

Toulouse vence clássico

O Agen recebeu os vizinhos do Toulouse no grande clássico do rio Garonne, e acabou derrotado pelo primo maior por 20 a 9. Diante de um estádio lotado e muito calor, os maiores campeões franceses se valeram de um jogo efetivo e básico para sair de campo com a vitória, mas sem o ponto bônus ofensivo, entrando no in-goal duas vezes, com o hooker Corey Flynn. O Agen ainda não venceu na sua volta ao Top 14 e tem mais um páreo duro na próxima rodada, quando recebe o Racing. O Toulouse segue invicto, mas apesar dos bons jogos, tem tido dificuldade para marcar tries, a equipe volta para casa onde enfrenta o Castres.

 

Racing encontra problemas, mas vence

O time de Paris, depois de bater o Toulon fora de casa na rodada passada, entrou em campo diante de sua torcida para enfrentar o humilde La Rochelle, e precisou suar muito para vencer por 20 a 19. O Racing não conseguiu repetir a boa atuação da estréia, entrando no in-goal apenas duas vezes, com o scrum-half Maxime Machenaud (duas vezes). O La Rochele, apesar de marcar apenas um try, do abertura Zack Holmes, se manteve a frente no placar a maior parte do tempo. Apesar da segunda vitória seguida os parisienses não convenceram, o time tem mais uma chance de mostrar um bom rugby na próxima rodada, quando viaja para enfrentar o Agen. O La Rochelle acumula sua segunda derrota consecutiva, mas mostra um jogo competitivo, a equipe agora busca em casa a primeira vitória, dessa vez contra o Brive.

 

Section Paloise vence primeira no Top 14

Os campeões da Pro D2, a segunda divisão francesa, mostraram sua força, ao bater em casa o milionário Montpellier, por 26 a 16. Depois da derrota na estreia, para o Stade Français, os donos da casa mostraram uma disposição fora do comum, e se apoiaram em uma atuação de gala do scrum-half Samuel Marques, que chutou muito, para construir o placar. Os visitantes marcaram mais tries, com o ponta Timoci Nagusa e o hooker Charles Geli entrando no in-goal, enquanto os donos da casa colocaram a bola no chão apenas uma vez, com o segundo centro Julien Fumat. O Section Paloise mostra que vai dar muito trabalho para os grandes do rugby francês e agora se prepara para enfrentar o Grenoble, que é sempre muito forte quando jogo em casa. O torcedor do Montpellier sofre a primeira decepção da temporada, o time, apesar dos grandes investimentos parece não conseguir se encontrar.

 

Oyonnax vence na estreia de novo gramado

Depois da derrota na estreia, para o Montpellier, o Oyonnax entrou em campo, para enfrentar o Bordeaux precisando da vitória, para completar o time ainda fazia seu primeiro jogo no novo, e polêmico, gramado sintético do estádio Charles-Mathon. No fim o resultado não poderia ter sido melhor, com os donos da casa vencendo por 37 a 19. O placar foi, em grande parte, resultado de um primeiro tempo avassalador dos donos da casa, que abriu o placar em um penal try, seguido pelo centro Eamonn Sheridan, o hooker Jody Jenneker, e pelo segunda linha reserva Mickael De Marco. O try de honra do Bordeaux foi feito pelo ponta Blair Connor. O Oyonnax se prepara para receber o invicto Clermont enquanto o Bordeaux volta para casa enfrentar o Montpellier.

 

Perpignan estreia com vitória na Pro D2

Pela segunda divisão francesa, o Perpignan estreou com vitória, após folgar na primeira rodada por conta do adiamento de seu jogo com o Dax. O time catalão não decepcionou e derrotou fora de casa o Carcassonne, 38 x 9. Bayonne, Lyon e Béziers também obtiveram suas segundas vitórias na competição, superando Mont-de-Marsan, Narbonne e Provence, respectivamente, mas o destaque ficou por conta do Aurillac, que venceu o Colomiers por 40 x 10 e se isolou na liderança como o único time com 9 pontos ganhos. Destaque negativo para o Biarritz, que começou pessimamente a competição sofrendo a segunda derrota em dois jogos ao cair contra o Montauban.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Clermont 25 x 6 Grenoble

Agen 9 x 20 Toulouse

Oyonnax 37 x 19 Bordeaux

Racing 20 x 19 La Rochelle

Pau 26 x 16 Montpellier

Brive 22 x 13 Stade Français

Castres 24 x 9 Toulon

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Clermont Clermont-Ferrand 26 88
Toulon Toulon 26 82
Montpellier Montpellier 26 81
Racing Paris 26 81
Toulouse Toulouse 26 79
Castres Castres 26 71
Union Bordeaux-Bègles Bordeaux 26 67
Brive Brive 26 62
La Rochelle La Rochelle 26 54
Grenoble Grenoble 26 47
Pau Pau 26 46
Stade Français Paris 26 41
Agen Agen 26 26
Oyonnax Oyonnax 26 24

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

– 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
– 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
– 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 2015-16 – 2ª divisão do Campeonato Francês

Montauban 20 x 9 Biarritz

Aurillac 40 x 10 Colomiers

Provence 17 x 31 Béziers

Carcassonne 9 x 38 Perpignan

Bourgoin 19 x 22 Albi

Bayonne 28 x 21 Narbonne

Dax x Tarbes – adiado

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Lyon Lyon 30 117
Bayonne Bayonne 30 86
Aurillac Aurillac 30 81
Mont-de-Marsan Mont-de-Marsan 30 78
Colomiers Colomiers 30 78
Béziers Béziers 30 77
Perpignan Perpignan 30 73
Biarritz Biarritz 30 64
Bourgoin* Bourgoin-Jallieu 30 62
Albi Albi 30 62
Narbonne Narbonne 30 60
Montauban Montauban 30 58
Tarbes* Tarbes 30 53
Carcassonne Carcassonne 30 49
Dax Dax 30 48
Provence Aix-en-Provence 30 46
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– 1º lugar: promoção ao Top 14
– 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
– 15º e 16º lugares: rebaixamento


Comentários