Tempo de leitura: 5 minutos

O Top 14 mal começou e já está pegando fogo. O Clermont (1º) atropelou o Grenoble (6º), em casa, e assume a liderança da competição. Seguido de perto por Toulouse (2º) que não teve dificuldades para bater o Agen (14º) fora de casa, e Racing (3º) que precisou penar muito para vencer o La Rochelle (13º) em Paris. A segunda rodada já teve suas zebras, o Montpellier (5º), jogando fora de casa, não conseguiu passar pelo recém promovido Section Paloise (11º) e o Stade Français (9º) foi atropelado, longe de Paris, pelo Brive (8º). O Toulon (12º), para a supressa de todos, segue sua decadência e não conseguiu passar pelo Castres (4º) , fora de casa. O Oyonnax (7º) passou pelo Bordeaux (10º) jogando em casa.

 

Toulon tropeça e segue sem vencer

- Continua depois da publicidade -

O time mais rico da Europa acendeu o sinal amarelo esse fim de semana, a equipe viajou tentando esquecer a derrota em casa na primeira rodada e acabou atropelada pelo Castres, por 24 a 9. O time vermelho e preto entrou em campo muito pressionado, com ameaças de demissões e troca de treinador, e acabou envolvido pelos donos da casa, que abriram o placar em um try de scrum e depois com o oitavo Alex Tulou e o scrum half Julien Seron. A vitória, e a grande apresentação, mostra que o ano passada ficou para trás e que o Castres volta a ser competitivo, o time agora viaja para enfrentar o Toulouse. Fazia tempo que o Toulon não perdia duas seguidas, e passava um jogo sem fazer tries. O time tenta reverter à situação contra o Stade Français em Paris.

 

Clermont vence e segue invicto

O time amarelo recebeu o Grenoble e mais uma vez mostrou sua força, vencendo por 25 a 6, conquistando seu segundo ponto bônus ofensivo e assumindo a liderança da competição. O placar não mostra exatamente o que foi o jogo, a equipe dos Alpes lutou muito, mas foi prejudica pela indisciplina, dois amarelos, e por um excesso de knock-ons. No final os donos da casa foram os únicos a colocar a bola no chão, com o pilar Thomas Domingo, o oitavo Fritz Lee e o segunda linha Paul Jedrasiak. O Clermont agora viaja para enfrentar o Oyonnax, que costuma ser muito forte em casa. O Grenoble segue com sua sina, uma equipe muito forte em casa, mas que encontra muitas dificuldades longe dos Alpes. O time recebe o Section Paloise na próxima rodada.

 

Stade Français cai diante do Brive

Jogar fora de casa no Top 14 é sempre um desafio, não importa o poder de sua equipe. Os atuais campeões franceses, do Stade Français, foram os primeiros a sentir isso, ao serem batidos, fora de casa pelo Brive, por 22 a 13. O jogo teve apenas uma equipe, os donos da casa controlaram as ações e dominaram o pack de forwards do adversário, pontuando com um penal try. Os parisienses passaram a maior parte do tempo em seu campo de defesa e só fizeram o try de honra no ultimo minuto, com o centro reserva Avenisi Vasuinubu. O Brive, apesar dos investimentos modestos, tem uma equipe bem organizada e muito batalhadora, a equipe viaja até a costa atlântica para enfrentar o La Rochelle. Uma derrotafora de casa a essa altura do campeonato não representa muita coisa, mas a passividade dos forwards é preocupante, o time agora enfrenta, em Paris, o Toulon.

 

Toulouse vence clássico

O Agen recebeu os vizinhos do Toulouse no grande clássico do rio Garonne, e acabou derrotado pelo primo maior por 20 a 9. Diante de um estádio lotado e muito calor, os maiores campeões franceses se valeram de um jogo efetivo e básico para sair de campo com a vitória, mas sem o ponto bônus ofensivo, entrando no in-goal duas vezes, com o hooker Corey Flynn. O Agen ainda não venceu na sua volta ao Top 14 e tem mais um páreo duro na próxima rodada, quando recebe o Racing. O Toulouse segue invicto, mas apesar dos bons jogos, tem tido dificuldade para marcar tries, a equipe volta para casa onde enfrenta o Castres.

 

Racing encontra problemas, mas vence

O time de Paris, depois de bater o Toulon fora de casa na rodada passada, entrou em campo diante de sua torcida para enfrentar o humilde La Rochelle, e precisou suar muito para vencer por 20 a 19. O Racing não conseguiu repetir a boa atuação da estréia, entrando no in-goal apenas duas vezes, com o scrum-half Maxime Machenaud (duas vezes). O La Rochele, apesar de marcar apenas um try, do abertura Zack Holmes, se manteve a frente no placar a maior parte do tempo. Apesar da segunda vitória seguida os parisienses não convenceram, o time tem mais uma chance de mostrar um bom rugby na próxima rodada, quando viaja para enfrentar o Agen. O La Rochelle acumula sua segunda derrota consecutiva, mas mostra um jogo competitivo, a equipe agora busca em casa a primeira vitória, dessa vez contra o Brive.

 

Section Paloise vence primeira no Top 14

Os campeões da Pro D2, a segunda divisão francesa, mostraram sua força, ao bater em casa o milionário Montpellier, por 26 a 16. Depois da derrota na estreia, para o Stade Français, os donos da casa mostraram uma disposição fora do comum, e se apoiaram em uma atuação de gala do scrum-half Samuel Marques, que chutou muito, para construir o placar. Os visitantes marcaram mais tries, com o ponta Timoci Nagusa e o hooker Charles Geli entrando no in-goal, enquanto os donos da casa colocaram a bola no chão apenas uma vez, com o segundo centro Julien Fumat. O Section Paloise mostra que vai dar muito trabalho para os grandes do rugby francês e agora se prepara para enfrentar o Grenoble, que é sempre muito forte quando jogo em casa. O torcedor do Montpellier sofre a primeira decepção da temporada, o time, apesar dos grandes investimentos parece não conseguir se encontrar.

 

Oyonnax vence na estreia de novo gramado

Depois da derrota na estreia, para o Montpellier, o Oyonnax entrou em campo, para enfrentar o Bordeaux precisando da vitória, para completar o time ainda fazia seu primeiro jogo no novo, e polêmico, gramado sintético do estádio Charles-Mathon. No fim o resultado não poderia ter sido melhor, com os donos da casa vencendo por 37 a 19. O placar foi, em grande parte, resultado de um primeiro tempo avassalador dos donos da casa, que abriu o placar em um penal try, seguido pelo centro Eamonn Sheridan, o hooker Jody Jenneker, e pelo segunda linha reserva Mickael De Marco. O try de honra do Bordeaux foi feito pelo ponta Blair Connor. O Oyonnax se prepara para receber o invicto Clermont enquanto o Bordeaux volta para casa enfrentar o Montpellier.

 

Perpignan estreia com vitória na Pro D2

Pela segunda divisão francesa, o Perpignan estreou com vitória, após folgar na primeira rodada por conta do adiamento de seu jogo com o Dax. O time catalão não decepcionou e derrotou fora de casa o Carcassonne, 38 x 9. Bayonne, Lyon e Béziers também obtiveram suas segundas vitórias na competição, superando Mont-de-Marsan, Narbonne e Provence, respectivamente, mas o destaque ficou por conta do Aurillac, que venceu o Colomiers por 40 x 10 e se isolou na liderança como o único time com 9 pontos ganhos. Destaque negativo para o Biarritz, que começou pessimamente a competição sofrendo a segunda derrota em dois jogos ao cair contra o Montauban.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Clermont 25 x 6 Grenoble

Agen 9 x 20 Toulouse

Oyonnax 37 x 19 Bordeaux

Racing 20 x 19 La Rochelle

Pau 26 x 16 Montpellier

Brive 22 x 13 Stade Français

Castres 24 x 9 Toulon

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 2015-16 – 2ª divisão do Campeonato Francês

Montauban 20 x 9 Biarritz

Aurillac 40 x 10 Colomiers

Provence 17 x 31 Béziers

Carcassonne 9 x 38 Perpignan

Bourgoin 19 x 22 Albi

Bayonne 28 x 21 Narbonne

Dax x Tarbes – adiado

 

ClubeCidadeJogosPontos
LyonLyon30117
BayonneBayonne3086
AurillacAurillac3081
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3078
ColomiersColomiers3078
BéziersBéziers3077
PerpignanPerpignan3073
BiarritzBiarritz3064
Bourgoin*Bourgoin-Jallieu3062
AlbiAlbi3062
NarbonneNarbonne3060
MontaubanMontauban3058
Tarbes*Tarbes3053
CarcassonneCarcassonne3049
DaxDax3048
ProvenceAix-en-Provence3046
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento