Tempo de leitura: 3 minutos

Sábado de Troféu Mundial Junior em Lisboa! E sábado de surpresas na segunda rodada da segunda divisão M20 mundial. A Geórgia fez um jogo monumental contra Fiji e arrancou uma expressiva vitória por 30 x 13 que aproximou os Jovens Lelos da classificação à grande final do torneio. No mesmo grupo, Portugal frustrou sua torcida sendo superado pelo Uruguai e agora os Teritos dividem a vice-liderança com Fiji, 4 pontos abaixo da Geórgia, sendo que apenas o primeiro colocado de cada grupo avança à disputa pelo título.

 

No Grupo B, Tonga e Canadá confirmaram o favoritismo, bateram Namíbia e Hong Kong e chegaram à segunda vitória cada. Na última rodada, na próxima quinta-feira, Tonga e Canadá se enfrentam valendo o primeiro lugar da chave. No Grupo A, a última rodada terá Fiji e Uruguai duelando, enquanto a Geórgia enfrenta Portugal.

- Continua depois da publicidade -

 

A Geórgia mostrou desde cedo grande superioridade sobre Fiji no pack, o que se provou determinante para a partida. Davit Gulitashvili acertou um drop goal inspirador no começo da peleja e os tries saíram com o segunda linha Otar Giorgadze e o ponta Anzor Sichinava. O abertura  Rezi Jintchvelashvili contribuiu com nada menos que 17 pontos, sendo cinco penais.

 

O Uruguai se recuperou na derrota na estreia para a Geórgia e conquistou uma grande vitória sobre os donos da casa. O scrum-half Santiago Arata foi o nome da partida par os Teritos, fazendo nada menos que três dos quatro tries da vitória por 37 x 26.

 

Tonga, por sua vez, se tornou o único time com duas vitórias bonificadas ao passar por 45 x 11 sobre a Namíbia. O jogo foi duro no início, com os africanos mantendo o jogo parelho no primeiro em apenas 18 x 11 para o time da Oceania, mas no segundo tempo Tonga deslanchou. Já o Canadá teve mais trabalho diante de Hong Kong e falhou em obter o bônus. Apenas 24 x 15 para os Jovens Canucks, que tiveram mais físico, mas não souberam pontuar.

 

África do Sul vence a segunda contra a Argentina no M20

Enquanto a segunda divisão M20 rola em Portugal, as seleções da primeira divisão vão se aquecendo para o Campeonato Mundial Junior, que acontece em junho na Itália. Neste sábado, Argentina e África do Sul fizeram seu segundo amistoso em solo argentino, e a história se repetiu: como no primeiro jogo, a África do Sul saiu vencedora, apesar de boa atuação dos Pumitas. 39 x 28, no Gimnasia y Esgrima de Rosário.

 

Foi uma partida muito física, com a África do Sul impondo grande pressão sobre a Argentina e levando a seguidos penais dos Pumitas. Logo no primeiro tempo, os Baby Boks fizeram três tries, sendo dois de maul, com o hooker Jan van der Merwe causando estrago. 25 x 9 antes do intervalo.

 

Na segunda etapa, os Pumitas mostraram grande poder de reação, conseguiram dois tries sem resposta, com Juan Cruz Mallía  e Ernesto Olmedo, mas levaram um banho de água fria aos 68′, quando o ponta Leolin Zas cruzou o in-goal para dar o try que assegurou o triunfo dos visitantes. Ainda houve tempo para mais um try argentino, com Santiago Resino, mas os Baby Boks deram números finais à peleja com um try nos instantes finais, com Joseph Dweba.

 

world rugby logo

World Rugby U20 Trophy 2015 – Troféu Mundial Junior – 2ª divisão M20 mundial – em Lisboa, Portugal

2ª rodada

Canadá 24 x 15 Hong Kong, no Estádio Universitário

Uruguai 37 x 26 Portugal, no CR do Jamor

Fiji 13 x 30 Geórgia, no CR do Jamor

Tonga 45 x 11 Namíbia, no Estádio Universitário

Classificação

Grupo A: 1 Geórgia, 9 pontos / 2 Fiji, 5 pontos / 3 Uruguai, 5 pontos / 4 Portugal, 0 pontos

Grupo B: 1 Tonga, 10 pontos / 2 Canadá, 9 pontos / 3 Hong Kong, 0 pontos / 4 Namíbia, 0 pontos

 

Quarta-feira, dia 20 de maio

Namíbia x Hong Kong, no Estádio Universitário

Geórgia x Portugal, no CR do Jamor

Tonga x Canadá, no Estádio Universitário

Fiji x Uruguai, no CR do Jamor

 

Amistoso M20

Argentina x África do Sul, em Rosário

 

Foto: Geórgia x Fiji. João Peleteiro/World Rugby

1 COMENTÁRIO