Tempo de leitura: 2 minutos

ARTIGO ATUALIZADO – A moda das novas denominações para as federações de rugby ganhou mais dois adeptos. Adeus FORU e ARFU, bem -vindas Oceania Rugby e Asia Rugby. Seguindo os passos de World Rugby, Rugby Europe e Rugby Africa, a União Asiática de Rugby (ARFU) e a Federação de Rugby da Oceania (FORU) foram oficialmente rebatizadas para Asia Rugby e Oceania Rugby, seguindo a tendência de adoção do nome composto que combina o nome da região com o termo “rugby”, de forma a transformar as siglas obscuras em termos universalmente compreensíveis.

 

Com isso, apenas a CONSUR – Confederação Sul-Americana de Rugby, que também tem jurisdição sobre a América Central – e a NACRA – Associação de Rugby da América do Norte e Caribe – não aderiram à tendência até o momento.

- Continua depois da publicidade -

 

Síria é a mais nova integrante da Asia Rugby

Em meio à guerra, o rugby segue vivo na Síria e o país formou sua federação nacional e, enfim, teve sua admissão confirmada pela Asia Rugby. Com isso, os sírios se tornaram neste mês o 35º país-membro da federação asiática.

 

Guam é campeão em cima da China

Enquanto isso, teve sequência hoje as disputas do Grupo Leste da 4ª Divisão do Campeonato Asiático, na Indonésia. Depois de vencer a seleção da casa na abertura, a pequena ilha de Guam, de 160 mil habitantes, enfrentou a imensa China e venceu novamente, 34 x 17, assegurando seu título de forma antecipada. China e Indonésia ainda se enfrentarão conta o último lugar.

 

Crescent Cup tem primeiro finalista

Pela Crescent Cup, a copa das nações islâmicas, Líbano e Uzbequistão se enfrentaram nessa segunda-feira, pelo Grupo A, com triunfo libanês por 54 x 3. O Uzbequistão faz seu segundo jogo amanhã contra a Malásia, que derrotou o Líbano na estreia. Já nesta quarta, foi a vez da Argélia e Cazaquistão se enfrentaram pela segunda vez pelo Grupo B, dada a desistência do Irã. A vitória foi dos argelinos novamente, 15 x 0, para assegurarem a vaga na decisão contra a Malásia, caso os malaios confirmem o favoritismo contra os uzbeques.

 

asia championship

Campeonato Asiático de Rugby – Division 3 – Grupo Leste – em Jacarta, Indonésia

China 17 x 34 Guam

 
Crescent Cup – em Kuala Lumpur, Malásia

Líbano 54 x 3 Uzbequistão

Argélia 15 x 0 Cazaquistão