Os amistosos internacionais se encerraram no sábado passado, mas os jogos entre seleções nacionais não acabaram. Isso porque os confrontos válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019 vão seguir também nesse sábado, dia 30, com 4 partidas pela frente, 2 na Oceania e 2 na África.

Em Samoa, a seleção da casa receberá a Alemanha para o primeiro de dois confrontos entre os dois países valendo vaga na Copa do Mundo para o vencedor. Jogando em casa, Samoa tem tudo para adiantar a classificação a seu sétimo Mundial seguido, apesar de viver um momento delicado. Depois das derrotas samoanas para Fiji e Tonga, o Primeiro Ministro de Samoa criticou pesadamente a seleção do país, dizendo que os jogadores deveriam abandonar a seleção caso sejam derrotados pela Alemanha. O técnico Titimaea Tafua terá um elenco de força máxima, recheado de nomes que atuam no PRO12 – como o centro Rey Lee-Lo (do Cardiff) -, na Inglaterra – como o hooker Motu Matu’u (Gloucester), o pilar Logovi’i Mulipola (Leicester), o segunda linha TJ Ioane (Sale), o abertura Tusi Pisi (Bristol), os pontas Senoti Senoti (Newcastle) e Alofa Alofa (Harlequins), o centro Alapati Leiua (Bristol) o fullback Ahsee Tuala (Northampton) – e na França – como o segunda linha Joe Tekori (Toulouse), o pilar Paul Alo-Emile (Stade Français), o asa Piula Faʻasalele (Toulouse) e o ponta Paul Perez (Toulouse).

Os alemães somente seguem na briga por um lugar no Mundial por conta das exclusões de Romênia, Espanha e Bélgica por uso de atletas irregulares nas Eliminatórias, em torneio que a Alemanha acabou em último lugar dentro de campo. O rugby alemão ainda não superou a crise envolvendo sua federação e Hans Wilde, dono do principal clube do país, o Heidelberger RK, o que tirou atletas importantes da seleções nos últimos compromissos. Apesar dos atritos, o técnico da Seleção Alemã, o uruguaio Pablo Lemoine, contou com força máxima contra Portugal neste mês, em jogo que os alemães venceram sem convencer.

Samoa e Alemanha duelaram somente uma vez na história apenas e o confronto é especialmente interessante para o público samoano pois Samoa foi colônia da Alemanha entre 1900 e 1914, quando, durante a Primeira Guerra Mundial, as ilhas foram ocupadas pela Nova Zelândia, passando para o controle britânico-neozelandês. O jogo se volta será em solo alemão no dia 14 de julho. As duas partidas poderão ser assistidas ao vivo no Facebook da Copa do Mundo.

- Continua depois da publicidade -

Também na Oceania, as Ilhas Cook farão em casa o primeiro de dois confrontos contra Hong Kong, valendo vaga na Repescagem Mundial. O duelo opõe o vencedor da Copa da Oceania – torneio para as demais seleções do continente, abaixo de Fiji, Samoa e Tonga – e o campeão do Campeonato Asiático. O detalhe do embate é o fato das Ilhas Cook terem conseguido a vaga somente por conta da desqualificação do Taiti, que venceu as Ilhas Cook, mas foi punido por uso de atletas irregulares. O favoritismo é todo de Hong Kong, mas as Ilhas Cook  – que são território neozelandês – usarão atletas nascidos e criados na Nova Zelândia, criando expectativa para o embate.

Já a Copa da África terá duas partidas. Atuando pela primeira vez fora de casa, a favorita e líder invicta Namíbia visitará o ascendente Marrocos, que fez já dois duelos apertados com Zimbábue – empate – e Quênia – derrota no lance final. Enquanto isso, justamente Quênia e Zimbábue – os dois principais concorrentes da Namíbia -duelarão no Quênia em jogo crucial e decisivo para os dois lados, sem favoritos no papel. Os Sables zimbabuanos têm mais a provar e jogam sob a pressão de terem empatado na estreia, mas os Simbas quenianos vivem um ambiente turbulento entre atletas e federação e não convenceram na estreia, apesar da vitória.

 

*Horários de Brasília

Sexta-feira, dia 29 de junho

versus copiar

23h10 – Samoa x Alemanha, em Apia – World Rugby TV  AO VIVO

Histórico: 1 jogo e 1 vitória de Samoa, 54 x 09 em 1989;

 

Sábado, dia 30 de junho

versus copiar

10h00 – Quênia x Zimbábue, em Nairóbi

Histórico: 18 jogos, 11 vitórias do Zimbábue e 7 vitórias do Quênia. Último jogo: Zimbábue 22 x 41 Quênia, em 2017 (Copa da África);

 

versus copiarnamibia logo copy copy copy

12h00 – Marrocos x Namíbia, em Casablanca

Histórico: 7 jogos, 4 vitórias da Namíbia, 2 vitórias do Marrocos e 1 empate. Último jogo: Marrocos 08 x 27 Namíbia, em 2006 (Copa da África);

 

cook islands copyversus copiarhong kong rfu logo

22h00 – Ilhas Cook x Hong Kong, em Avarua – World Rugby TV  AO VIVO

Histórico: Nunca se enfrentaram;