Tempo de leitura: 22 minutos

hurricanes highlanders 2015 

O Super Rugby chegou à sexta rodada com apenas um time invicto: a sensação Hurricanes, que venceu dérbi neozelandês contra o Highlanders e assumiu isoladamente a ponta da tabela. A equipe de Wellington foi beneficiada pelas derrotas de Chiefs contra Sharks e Brumbies diante de Waratahs, enquanto o Stormers – assim como os combalidos Blues e Reds – folgou neste fim de semana.

Na semana que vem, os Brumbies folgarão, enquanto o Hurricanes e Chiefs terão vida tranquila em casa diante de Rebels e Cheetahs, respectivamente.

- Continua depois da publicidade -

 

Hurricanes disparam com derrotas de Chiefs e Brumbies

Jogando fora de casa, o Hurricanes emergiu vitorioso de um duro dérbi kiwi contra o Highlanders. Pela sétima vez consecutiva, curiosamente, o duelo entre os dois times terminou por diferença de 7 pontos. O primeiro tempo foi fraco e acabou em 3 x 3, mas a segunda etapa pegou fogo. O pilar Reg Goodes, aos 48′, e o scrum-half TJ Perenara deram boa frente aos ‘Canes com dois tries na segunda etapa, mas nos minutos finais os Highlanders pressionaram e, aos 77’, chegaram a seu try com Sopoaga, autor de todos os pontos da equipe. No fim, os Hurricanes seguraram a pressão final e comemoraram o 20 x 13. Nota para o grande trabalho defensivo dos aurinegros, liderados por Ma’a Nonu.

O Chiefs, por outro lado, teve sorte bem distinta. O time de Hamilton foi a Durban e sucumbiu diante do Sharks em jogo extremamente físico, sem espaços, e com dois cartões vermelhos para os Sharks – Frans Steyn e Bismarck Du Plessis – e um vermelho para os Chiefs – Elliot – só no primeiro tempo. Entretanto, mesmo jogando com tantos espaço, os dois times pararam nas fortes defesas. O Chiefs ainda levou vantagem no primeiro tempo e fez o único try do jogo, com Sam Cane. Mas, a disciplina pesou contra os neozelandês, que cederam 6 chutes de penal para os Sharks, com Pat Lambie convertendo 4 para garantir a vitória por 12 x 11, após um segundo tempo pobre com apenas um penal para o time da casa.

Na Austrália, o domingo foi de clássico em Sydney, com o Waratahs recebendo o Brumbies. E o time azul levou a melhor, vencendo 28 x 13. O jogo teve uma polêmica, com David Pocock, do Brumbies, prestando queixa veemente para o árbitro Craig Joubert sobre comentários homofóbicos agressivos da parte dos Waratahs. Em campo, os atuais campeões, enfim, voltaram a brilhar. Quem largou na frente foi o time de Canberra, com try de Toomua logo aos 2′. Porém, o ritmo dos ‘Tahs era intenso e Israel Folau voltava a mostrar todo o seu talento. A virada não tardou, com Foley, aos 25′, e Folau, aos 30’, cravando dois tries em sequência para os donos da casa virarem o marcador. Os Brumbies, contudo, mostraram grande força no pack e controlaram as ações no segundo tempo, com sua linha também levando grande perigo. A defesa dos Waratahs aguentou a pressão e, aos 72′, veio a recompensa, com o try vitorioso de Latu, em contra-ataque mortal. 28 x 13, em Sydney, e “o campeão voltou”.

 

Crusaders atropelam, Bulls e Lions sorriem

Em Christchurch, o sábado foi em festa, com os Crusaders atropelando os Cheetahs por 57 x 14. O resultado reabilitou os rubronegros, que não tomaram conhecimento do frágil time sul-africano. Foi um total de oito tries a favor dos ‘Saders, incluindo dois inspiradores de Dan Carter.

Já na África do Sul, os Bulls sofreram, mas derrotaram o aguerrido Western Force por dramáticos 25 x 24. Apesar dos dois tries dos australianos, os Bulls levaram o jogo aos minutos finais em vantagem que parecia confortável de 22 x 14. Mas, o Force reagiu no fim, com try de Godwin, aos 71′, e penal de Ebersohn, jogando a pressão para os anfitriões, que precisaram de um penal de Pollard no minuto final para evitarem o vexame.

E derrota em casa também sofreu o Melbourne Rebels, que jogou fora uma vitória sobre o Lions. Os sul-africanos não se abateram com o começo fulminante dos Rebels, que anotaram dois tries em onze minutos. Os Lions se recompuseram, abriram o segundo tempo com try de Boshoff e, no apagar das luzes, aos 77′, Mapoe cravou o try da vitória dos visitantes. 20 x 16.

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Highlanders 13 x 20 Hurricanes, em Dunedin

Rebels 16 x 20 Lions, em Melbourne

Crusaders 57 x 14 Cheetahs, em Christchurch

Bulls 25 x 24 Force, em Pretória

Sharks 12 x 11 Chiefs, em Durban

Waratahs 28 x 13 Brumbies, em Sydney

 

vodacom cup 2013 copy

Vodacom Cup

Golden Lions 24 x 12 Blue Bulls, em Joanesburgo

SWD Eagles 33 x 17 Free State XV, em George

Leopards 36 x 31 Falcons, em Lichtenburg

Eastern Province 19 x 27 Griquas, em Porto Elizabeth

Sharks XV 53 x 0 Border Bulldogs, em Durban

Pumas 52 x 0 Limpopo, em Secunda

Boland Cavaliers 10 x 25 Western Province, em Caledon