ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 francês terminou sua segunda rodada com emoções de sobra, mostrando que a competição tem tudo para ser ainda mais equilibrada que o costumeiro. O campeonato teve mais um empate, o terceiro em duas rodada, com o Bayonne (3º) ficando na igualdade no País Basco com o Castres (3º). Entre os favoritos o Toulon (10º) se recuperou e bateu fora de casa o Pau (13º), enquanto o Toulouse (1º) superou em casa o bom Bordeaux (7º) e no grande jogo da rodada o Clermont (4º) venceu longe de seus domínios o Montpellier (12º). Os parisienses tiveram uma rodada de extremos: o Racing (9º) não teve dificuldades para bater o Lyon (11º) em Paris, enquanto o Stade Français (8º) foi superado facilmente pelo Brive (6º) longe da capital. Entre as menores o La Rochelle (5º) mostrou que vem muito forte esse ano batendo nos Alpes o Grenoble (14º)

 

Clermont o grande vencedor da rodada

O jogo mais aguardado da rodada colocou em campos opostos dois fortes candidatos ao título com o Clermont viajando para enfrentar o Montpellier e voltando para casa com uma importante vitória por 26 a 22. O time amarelo continua a jogar muito bem fora de casa anotando dois tries, com o ponta Seru Nakaitaci e o asa reserva Paceli Yato, enquanto o Montpellier termina a rodada com uma atuação decepcionante, e a atitude covarde de uma equipe que no final de jogo, em casa, preferiu anotar um penal, e conquistar o ponto bônus, a buscar um try e a vitória. O time pecou muito na parte disciplinar, cedendo muitos penais, que compensaram com sobras o três tries da equipe, com o segunda linha Paul Willense, o oitavo sul-africano Pierre Spies e o o hooker Bismark Du Plessis, também ex Springboks.  O Montpellier viajará para enfrentar o Bordeaux enquanto o Clermont  continua na estrada para enfrentar o Stade Français.

 

- Continua depois da publicidade -

Racing inicia seu campeonato

Depois da atuação desastrosa na primeira rodada muitos se perguntaram se a equipe seguiria os passos de Castres e Stade Français e brigaria para não cair após vencer o Top 14. O Racing porém mostrou que não pretende ser coadjuvante , atropelando o fraco Lyon em Paris, por 29 a 16,  conquistando o primeiro ponto bônus ofensivo da temporada . Anotaram para os donos da casa o ponta Juan Imhoff, o centro Henry Chavancy (duas vezes) e o fullback reserva Luc Ducalcon, o try de honra do Lyon foi marcado pelo hooker reserva Cameron Mapusua.

 

O Racing agora se prepara para receber o Toulouse, em um jogo que deve colocar a prova a verdadeira qualidade da equipe, o Lyon volta para casa receber o Grenoble, em um jogo chave na luta contra o rebaixamento.

 

Toulon conquista primeira vitória

Não foi bonito, mas mesmo assim um resultado positivo, do Toulon, que bateu fora de casa a Section Paloise, por 22 a 19, em um jogo muito duro. Apesar da derrota os donos da casa jogaram melhor, entrando no in-goal duas vezes com o ponta Watisoni Votu e o hooker reserva Quentin Lespiaucq, a equipe, porém pagou o preço por um scrum-fixo péssimo, que deu uma infinidade de penais para os adversário, que chegaram a vitória com apenas um try, do oitavo Charles Ollivon.

 

O Pau perde pontos importantes em casa, mas mostra algumas qualidades, apesar de precisar melhorar muito em alguns aspectos, o time agora recebe o Bayonne, um candidato direto na luta contra o rebaixamento. O Toulon conquista sua primeira vitória e agora pode jogar mais relaxado, em casa diante do Brive.

 

Toulouse vence segunda e é líder

Os maiores campeões franceses, apesar de uma atuação apagada, cumpriram a missão, batendo o Bordeax por 22 a 17 conquistando a segunda vitória seguida e assumindo a liderança. A partida colocou frente a frente dois times pouco inspirados em um jogo de poucas chances e muitos erros, com os times empatando em tries,  com o hooker Julien Marchand anotando para os donos da casa e o ponta Geoffrey Cross respondendo para os visitantes.

 

Depois de dois jogos em casa o Toulouse viaja para paris enfrentar o Racing, no maior desafio da temporada até agora. O Bordeaux volta para casa com um bom ponto bônus defensivo e recebe o Montpellier.

 

Brive se garante em casa

O Brive, depois do empate fora de casa na primeira rodada, mostrou que manteve os fundamentos da temporada passada batendo o Stade Français por 28 a 20 em seus domínios. O time, que possui um orçamento modesto para os padrões do Top 14 continua a apostar na dedicação e na força de sua casa, mostrando que deve roubar pontos de muitas equipes, eaté sonhar com uma classificação as finais. O nome do jogo foi o fullback Gaetan Germain, que anotou todos os pontos dos donos da casa, inclusive um try, do outro lado o SF entrou duas vezes no in-goal, com o oitavo Sergio Parisse e o centro reserva Hugo Bonneval , mas cedeu muitos penais.

 

O Brive viaja para enfrentar o Toulon, em uma partida muito difícil, o Stade Français apaga a boa impressão da estreia e volta para casa enfrentar o Clermont, que tem jogado muito bem longe de seus domínios.

 

Bayonne mostra sua força

O Bayonne mostra mais uma vez que não vai ser batido facilmente em casa nessa temporada. Depois de superar o Toulon a equipe deixa o País Basco com um empata em 12 a 12 com o Castres.  O placar apertado representa bem o que foi a partida, um jogo sem tries, muitos erros técnicos e por vezes violenta, com três amarelos.

 

O resultado, apesar de não ser perfeito, mostra que o Bayonne vem com uma equipe sólida, o time agora viaja para fazer sua primeira partida em território inimigo, contra a Section Paloise,  com um bom desempenho longe de casa sendo fundamental para as pretensões da equipe. O Castres volta para casa com um bom resultado e mede forças com o empolgado La Rochelle.

 

La Rochelle derruba tabu

Os atlânticos não venciam longe de seus domínios desde março de 2015, porém depois da boa vitória na abertura do campeonato o time viajou até os Alpes para bater o combalido Grenoble, que não vence a oito partidas, por 22 a 19. Apesar do placar apertado o jogo foi dos visitantes, que anotaram três tries, com o asa Zeno Kieft, o hooker Hikairo Forbes e o segundo centro Zack Holmes, contra apenas um, do fullback Gio Applon, dos donos da casa.

 

O Grenoble começa a competição já com a luz vermelha acendida, a equipe continua a descendente iniciada no final da temporada passada e parece não encontrar forças para sair o time viaja para enfrentar o Lyon, em uma partida entre duas equipes que devem lutar contra o rebaixamento. O La Rochelle tem o início dos sonhos e continua na estrada para enfrentar o Castres.

 

Começou a Pro D2!

Além do Top 14, a França viveu nesse fim de semana o início da temporada da Pro D2, a segunda divisão, e com vitórias dos gigantes Perpignan e Biarritz, que mostraram que podem ter, enfim, uma boa temporada. O Biarritz venceu o Narbonne por confortáveis 25 x 06 e já despontou como o líder da competição, enquanto o Perpignan venceu por 19 x 16 o Mont de Marsan, sempre forte quando o assunto é a “segundona”. Entre os times que foram rebaixados do Top 14, sortes distintas para Oyonnax e Agen. O Oyonnax largou bem, com triunfo sobre o caçula Angoulême, recém promovido da terceira divisão, por 36 x 10, ao passo que o Agen foi derrotado por 34 x 11 pelo Béziers, em duelo dos clubes que foram potências na era amadora. Outro novato, o Vannes, começou com alvissareira vitória sobre o Montauban, 23 x 20, fazendo a festa na Bretanha, enfim representada no rugby profissional francês.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Pau 18 x 22 Toulon

Grenoble 19 x 22 La Rochelle

Racing 29 x 16 Lyon

Bayonne 12 x 12 Castres

Brive 28 x 20 Stade Français

Toulouse 22 x 17 Bordeaux

Montpellier 22 x 26 Clermont

 

ClubeCidadeJogosPontos
La RochelleLa Rochelle2685
ClermontClermont-Ferrand2678
MontpellierMontpellier2676
ToulonToulon2669
CastresCastres2663
Racing Paris2662
Stade FrançaisParis2659
BriveBrive2658
PauPau2657
Lyon Lyon2655
Bordeaux-BèglesBordeaux2654
ToulouseToulouse2653
GrenobleGrenoble2638
BayonneBayonne2630
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2016-17

Perpignan 19 x 16 Mont de Marsan

Dax 20 x 19 Aurillac

Vannes 23 x 20 Montauban

Oyonnax 36 x 10 Angoulême

Albi 23 x 23 Carcassonne

Bourgoin 19 x 18 Colomiers

Biarritz 25 x 06 Narbonne

Béziers 34 x 11 Agen

 

ClubeCidadeJogosPontos
OyonnaxOyonnax3090
AgenAgen3087
MontaubanMontauban3086
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3083
BiarritzBiarritz3081
PerpignanPerpignan3079
ColomiersColomiers3078
AurillacAurillac3070
CarcassonneCarcassonne3064
BéziersBéziers3063
VannesVannes3061
NarbonneNarbonne3061
AngoulêmeSoyaux-Angoulême3061
DaxDax3059
AlbiAlbi3057
BourgoinBourgoin-Jallieu3017
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Escrito por: Diego Gutierrez