Tríplice Coroa feminina também é da Inglaterra

ARTIGO COM VÍDEO – A Inglaterra foi campeão do Six Nations masculino e está muito próxima também da conquista no Six Nations feminino. Nesse sábado, as inglesas conquistaram a Tríplice Coroa – que quase todo ano é delas – ao vencerem a surpresa Gales por 20 x 13 em Twickenham.

 

As inglesas começaram com tudo, com a centro Ceri Large fazendo dois tries no primeiro tempo, mas o poderoso pack galês manteve as vermelhas no páreo, crescendo no segundo tempo. A camisa 12 do lado galês, Robyn Wilkins, cravou dois tries, mas a vitória coube à Inglaterra graças à chuteira de Amber Reed, que arrematou dois penais para garantir o triunfo. Destaque para o grande bloqueia de conversão feito pela pilar veterana Rocky Clare.

 

Com a vitória, a Inglaterra precisa apenas de um empate na última rodada contra a França em Vannes para ser campeã. As franceses se mantiveram vivas derrotando a lanterna Escócia com vitória por 24 x 0, com tries de Safi N’Diaye e Julie Duval no segundo tempo.

 

Os jogos entre Gales, Escócia e Itália valem como parte das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2017, com 2 vagas diretas em disputa entre os três países (Inglaterra, França e Irlanda estão garantidas por antecipação). E a derrota ainda não enterrou a Escócia na disputa, pois a Irlanda ajudou as escoceses vencendo a Itália por 14 x 3.

 

Com os resultados, Gales já está classificado à Copa do Mundo de 2017 e enfrentará a Itália na rodada final. As italianas podem até perder e mesmo assim garantirão classificação caso a Escócia seja derrotada pela Irlanda. Para a Escócia, é preciso vencer as irlandeses, torcer contra as italianas e ainda descontar uma diferença considerável no saldo de pontos. Quem acabar em último lugar terá uma última chance por uma vaga na Copa do Mundo, devendo enfrentar a campeã do Europeu Feminino, torneio entre os demais países do continente, valendo a última vaga europeia.

 

Women’s Six Nations – Seis Nações Feminino

Escócia 0 x 24 França, em Cumbernauld

Inglaterra 20 x 13 Gales, em Londres

Irlanda 14 x 3 Itália, em Dublin

 

SeleçãoJogosPontos
França58
Inglaterra58
Irlanda56
Itália54
Gales54
Escócia50

Vitória = 2 pontos;
Empate = 1 ponto;
Derrota = 0 pontos

 

Gales próximo do título após histórica vitória e inédita Tríplice Coroa

No M20 masculino, a vida da Inglaterra segue o curso contrário. Os campeões mundiais de 2015 na categoria vivem um inferno em 2016 e seguem inclusive ameaçados pela colher de pau. Nesse fim de semana, a Inglaterra foi massacrada em casa por Gales, 42 x 16, naquela que é a maior vitória de Gales sobre os ingleses na história curta do torneio – criado em 2008.

 

O duelo entre os rivais foi em Bristol e Gales dominou do começo ao fim, com nada menos que 5 tries, sendo 2 do ponta Keelan Giles. O centro Harri Millard, o abertura Daniel Jones, o asa Shaun Evans e o oitavo Harri Keddie também cruzaram o in-goal, dando a primeira vitória em solo inglês para Gales. Com o resultado, os galeses conquistaram a Tríplice Coroa pela primeira vez na história e vão para a última rodada precisando de uma simples vitória sobre a lanterna Itália para asseguraram seu inédito título do Six Nations M20 – e seu inédito Grand Slam.

 

Nas demais partidas, a França passou pela Escócia por empolgantes 36 x 21, sendo a única seleção ainda capaz de tirar o título de Gales. O scrum-half Antoine Dupont foi o moto do time na vitória por 4 tries a 2. O ponta Martin Laveau, o centro Damian Penaud, o abertura Anthony Belleau e o asa Judicael Cancoriet fizeram os tries para os Bleuets, que jogam mais bonito que o time adulto. Já a Itália seguiu sem vitória, caindo contra a Irlanda por 19 x 13, em jogo mais difícil do que o esperado para os verdes. O centro Shane Daly fez o único try do jogo para os irlandeses, e foi no segundo tempo para virar o placar.

 

U20 Six Nations – Seis Nações M20

Irlanda 19 x 13 Itália, em Dublin

Inglaterra 16 x 42 Gales, em Bristol

Escócia 21 x 36 França, em Cumbernauld

 

 

SeleçãoJogosPontos
Gales510
França58
Irlanda56
Escócia54
Inglaterra52
Itália50

Vitória = 2 pontos;
Empate = 1 ponto;
Derrota = 0 pontos

Comentários