Tempo de leitura: 3 minutos

roosters torcida

No dia 22, sábado, o rugby league mundial irá parar para a disputa do Mundial de Clubes, o World Club Challenge 2014. O campeão da NRL, a principal liga da Oceania, enfrenta anualmente o campeão da Super League, a principal liga europeia, e, pela primeira vez desde 1994, a Austrália receberá o evento, com o Allianz Stadium, em Sydney, sendo o palco da batalha.

Às 6h00 da manhã, hora de Brasília, os australianos do Sydney Roosters recebem os ingleses do Wigan Warriors, em jogo que vale o topo do mundo para ambos. Com 2 títulos no currículo, o Roosters joga para se tornar o australiano com maior número de títulos mundiais, o que o igualaria aos ingleses Wigan, Leeds e Bradford como o maior campeão da história. Para o Wigan, portanto, o título significa a marca inédita de quatro conquistas, o que o colocaria como o maior campeão do mundo. Pouca coisa?

- Continua depois da publicidade -

Os ingleses levam vantagem sobre os australianos no histórico da competição, com 12 conquistas, contra 9 dos aussies. Entretanto, nos 5 últimos anos, 4 títulos ficaram com os clubes da NRL, incluindo o de 2013, do Melbourne Storm, sendo que de 2000 a 2012 todas as edições do World Club Challenge foram disputadas na Inglaterra, dando vantagem do mando de jogo para os clubes ingleses.

Criado em 1976, no único ano que foi disputado em Sydney, o Mundial de Clubes foi descontinuado algumas vezes, não sendo realizado em todos os anos. Foi somente a partir de 2000 que a disputa ganhou lugar permanente no calendário mundial.

Em sua chegada ao Hemisfério Sul, o Wigan Warriors realizou no último sábado um amistoso contra o New Zealand Warriors, em Hamilton, com o time neozelandês desfalcado de seus atletas que disputaram o Auckland Nines. O resultado foi triunfo de 46 x 22 para o Wigan, que já havia dado a largada em sua temporada perdendo na abertura da Super League em casa para o Huddersfield Giants.

Os ingleses são os maiores campeões da Super Rugby, e conquistaram a dobradinha no ano passado, vencendo também a prestigiada Challenge Cup, a Copa da Inglaterra. O time de Lancashire, no entanto, perdeu seu grande nome, Sam Tomkins, que migrou para a NRL, e não poderá contar com seu halfback Sam Powell, lesionado. Apesar das perdas, os Warriors contarão com o astro veterano australiano Matt Bowen, que deixou os Cowboys e foi para a Inglaterra, onde pretende fazer história. Josh Charnley, periogoso ponta, e Sean O’Laughlin, forward solto e capitão, completam os destaques dos Cherry & Whites, do técnico Shaun Wane, sempre muito ofensivos.

O favoritismo recai sobre o Sydney Roosters, que será conduzido pelo capitão talismânico Anthony Minichiello, que disse não a uma proposta do Wigan no ano passado. O fullback ítalo-australiano liderará um elenco poderoso com o ex-All Black Sonny Bill Williams, sedento por adcionar mais um titulo inédito à sua carreira poliesportiva, os Kiwis Jared Waerea-Hargreaves, Roger Tuivasa-Sheck, Shaun Kenny-Dowall, e os aussies James Maloney, Mitchell Pearce, Daniel Tupou e Boyd Cordner, certamente alguns dos maiores nomes do momento na NRL, combinando uma defesa colossal, um jogo de chutes mortal, muitos offloads e um jogo de atrito físico devastador.

 

Sydneyroosters copyversuswigan warriors copy

Sydney Roosters x Wigan Warriors, em Sydney

*o jogo não terá transmissão para o Brasil

 

Lista de campeões do World Club Challenge:

1 -Bradford Bulls (Inglaterra) – 3 títulos

Leeds Rhinos (Inglaterra) – 3 títulos

Wigan Warriors (Inglaterra) – 3 títulos

4 – Brisbane Broncos (Austrália) – 2 títulos

Melbourne Storm (Austrália) – 2 títulos

St. Helens Saints (Inglaterra) – 2 títulos

Sydney Roosters (Austrália) – 2 títulos

8 – Manly-Warringah Sea Eagles (Austrália) – 1 título

St. George Illawarra Dragons (Austrália) – 1 título

Widnes Vikings (Inglaterra) – 1 título

 

A Final de 2013, Leeds Rhinos x Melbourne Storm