Tempo de leitura: 12 minutos

Embu das Artes foi o centro do rugby nacional de base neste final de semana, com as disputas do Campeonato Brasileiro Junior de Sevens, a Copa Cultura Inglesa de Verão. Nada menos que 26 equipes entre as categorias Masculina M18, Masculina M16 e estreante Feminina M18 desfilaram nos gramados da Grande São Paulo, com cobertura completa do Portal do Rugby.

No torneio Masculino M18, o SPAC falou mais alto, conquistando a taça em final emocionante com o Jacareí, 12 x 10. No Feminino, o título foi paranaense, com o Curitiba faturando a final diante dos Leões (Leoas, no caso) de Paraisópolis (a equipe que nasceu do Instituto Rugby para Todos). No M16 Masculino, o triunfo foi do Jacareí, que levou a melhor sobre a excelente equipe mineira do BH Rugby.

- Continua depois da publicidade -

“Identificamos vários talentos no masculino e feminino das categorias M16 e M18 e certamente muitos serão aproveitados no Programa de Alto Rendimento de Seleções Brasileiras. Gostaria de parabenizar os responsáveis pelos projetos sociais e ressaltar a importância desses projetos para as comunidades locais e para o rugby brasileiro. A CBRu inclusive já pensa em transformar esse torneio em um circuito de cinco etapas mensais, a exemplo do que ocorreu com o rugby feminino de clubes que ganhou o Super Sevens – Circuito Brasileiro Feminino de Rugby Sevens, para dar continuidade ao processo de desenvolvimento do rugby no país”, afirmou Sami Arap Sobrinho, presidente da CBRu.

No domingo, ainda foi realizado uma competição pela melhor coreografia do hit Gangnan Style, vencido pelo jogador “Batata”, do BH Rugby, e a seleção fluminense encenou uma Haka, puxada pelo técnico, o samoano Daniel Faumui.

Veja as fotos do PRIMEIRO DIA do Brasileiro Junior de Sevens

Veja as fotos do SEGUNDO DIA do Brasileiro Junior de Sevens

 

Resumo do sábado

Ao final das disputas de sábado, a primeira certeza que se tem é que o horizonte parece ser muito promissor para todas as regiões representadas, com jogos muito equilibrados, muitas vezes definidos nos minutos finais. Não houve uma única equipe claramente superior. São José e Bandeirantes fizeram o grande jogo do dia, com a virada joseense acontecendo apenas no último lance da partida para alegria da torcida que apoiou o São José o dia todo, sem dúvida a mais animada ao longo das oito horas de partidas. Nem mesmo a chuva arrefeceu o ânimo do pequeno grupo.

No M16 sobressaiu o bom trabalho do BHRugby, que terminou o seu grupo na liderança à frente do poderoso Jacareí. O Leões de Paraisópolis também rugiram alto e terminaram em primeiro no seu grupo, deixando o São José em segundo lugar e o Curitiba em terceiro.

No M18, o domingo de manhã definiu os finalistas da Taça Ouro, com a realização das quartas de final. Nessa categoria, o domínio ainda é paulista, com cinco equipes entre as oito melhores colocadas, todas liderando seus grupos, mas longe de garantir um favoritismo.  

No feminino M18, o Curitiba, de pouca representatividade entre os times adultos, ficou à frente de SPAC e São José – que estão entre as melhores equipes adultas do país atualmente. O São José apresenta um bom trabalho de renovação, mas ainda possui muito a melhorar. As Leoas de Paraisópolis mostraram mais uma vez a grande equipe que é, com um ótimo trabalho ofensivo, mas pouca disciplina tática, o que pode atrapalhar na evolução do time, que contém jogadoras em sua maioria com quinze anos.

 

 

Muita emoção no domingo!

 

O último dia de competições presenteou os poucos presentes com jogos muito disputados. O feminino começou com vitórias do Jacareí e São José se garantindo entre os quatro primeiros colocados, enquanto o SPAC encerrou a sua participação com uma vitória sobre a seleção fluminense de Sevens. Nas semis, o Curitiba, que teve a melhor campanha da fase inicial, mostrou a sua força novamente, ao bater o Jacareí sem sofrer pontos. As Leoas sofreram mais, mas bateram o São José, que venceu as vizinhas do Jacareí na decisão prata e terminaram em terceiro lugar.

Na grande final, as Leoas mostraram muito nervosismo, levando dois cartões amarelos, enquanto as Touritas souberam se organizar melhor e conquistar o título por 19 a 0, novamente sem levar pontos. Sem dúvida um futuro promissor para o time feminino do Curitiba (a equipe da Copa ainda contou com duas jogadores de outros times do estado).

Sobre o desempenho das Touritas, a tímida Camila Isabel, um dos destaques da competição comentou: “Não esperávamos o título logo de saída. Estamos treinando há pouco mais de um ano e meio, algumas de nós vieram do projeto Vivendo o Rugby e conhecíamos apenas alguns adversários. Foi nosso primeiro campeonato de alto nível, estamos felizes pelo resultado.”

No M16, O BH, comandado por Igor, deu show e eliminou o São José da disputa, e fez a final contra o Jacareí, outra equipe paulista que possui reconhecido projeto de categorias de base. O caminho do Jacareí até a final foi igualmente difícil, ao bater o Leões em um jogo muito travado, decidido na morte súbita.

Ilhabela e Rio de Janeiro decidiram a Taça Prata, com triunfo suado dos fluminenses, e o São José terminou na terceira colocação ao bater os aguerridos Leões de Paraisópolis com apenas um try.

Na final, BH e Jacareí mostraram porque foram as melhores da competição, apresentando um jogo extremamente equilibrado e cheio de alternativas. O Jacareí conseguiu superar a forte defesa adversária com boa troca de passes e velocidade, além de impedir o avanço dos mineiros à base de muito tackle, e levou o título para o Vale do Paraíba.

Sobre o título jacareiense, Edis Abrantes, coordenador do clube, comentou: “Ficamos muito felizes com o resultado. Fizemos duas finais e ainda conseguimos ficar entre os quatro melhores no feminino, mas sem dúvida, nosso maior mérito foi ter trazido equipes para todas as categorias.”

Ao Portal do Rugby, os auxiliares da equipe mineira comentaram: “Não esperávamos fazer a final, pois o grupo treinou junto por pouco tempo para o campeonato, cada jogo foi uma surpresa para nós. O BH Rugby tem uma cultura muito voltada para o XV, mas com o ciclo olímpico, vamos dar mais atenção para o Seven-a-side.”

 

No M18, a forte equipe do São José terminou eliminada pelo San Diego, que aliou boa técnica de seus jogadores e ótimo preparo físico. No duelo clássico de paulistas, o Bandeirantes eliminou o Pasteur e também se garantiu entre os quatro melhores do Brasil, assim como Jacareí e SPAC, que passaram com mais facilidade por Costão Norte e seleção fluminense.

Na Taça Prata, o Costão mostrou que a continuidade de seu trabalho de base segue rendendo bons frutos, e bateu o São José, enquanto o Pasteur acabou eliminado pelos fluminenses em um jogo em que começou melhor, mas errou muito e foi superado. Na decisão, a seleção fluminense venceu o Costão nos minutos finais, por apenas três pontos de diferença.

No caminho para a final, mais um grande confronto paulista, entre SPAC e Bandeirantes, com grande triunfo SPACiano, a exemplo do Jacareí, que suou para vencer o San Diego, que terminou em terceiro, ao bater o Bandeirantes.

Na final, o Jacareí conseguiu criar mais chances para conquistar o biampeonato, mas não aproveitou e se viu superado pelo SPAC, que encerra dessa forma um ciclo de ouro com sua categoria de base, alguns dos quais já devem jogar no time adulto nos campeonatos de 2013, a exemplo de Artur Bergo, eleito pelo Portal do Rugby como melhor jogador do torneio. Ele comentou o triunfo de seu time:”Foi a vitória da união, da superação mesmo. Chegamos aqui com a vontade de ser campeoes. Não mostramos muita organização defensiva, e o Jacareí tinha mais chances para vencer, mas saímos com a vitória.”

 

Destaques do campeonato

 

Ao longo dos dois dias de competições, o Portal do Rugby teve a chance de ver grandes talentos da nova geração do Rugby brasileiro. Destacamos alguns nomes que tem tudo para dar o que falar em breve!

A organização do campeonato destacou os jogadores Robert (Leões de Paraisópolis) e Bianca (Leoas de Paraisópolis) como as grandes revelações do torneio. Como prêmio, cada um ganhou uma bolsa de seis meses de inglês na escola patrocinadora do evento.

“Fico muito feliz com o prêmio. Comecei a praticar rugby há nove anos por incentivo do meu colega Patrício, que também foi escolhido atleta-revelação da Copa Cultura Inglesa de Inverno em 2012. Pretendo continuar no rugby e se possível um dia defender a seleção”, comentou Robert, de 16 anos.

Femininos: Cleisse e Mariana (São José), Bianca (Leoas de Paraisópolis), Camila Isabel (Curitiba).

Masculinos: Pedro Pilla (Pasteur M18), Igor (BH M16), Matheus Cruz (Jacareí M16), Arthur Bergo (SPAC M18), Júlio (Costão Norte M18), Nick (San Diego) e a garra dos garotos do Tapera (SC), que enfrentaram grandes equipes no primeiro dia com apenas oito jogadores, lutando até o fim, e no último dia de jogos, entraram em campo contra o Ilhabela com apenas seis jogadores.

 

Copa cultura inglesa logo

Copa Cultura Inglesa de Sevens – Campeonato Brasileiro Junior de Sevens – em Embu das Artes (SP)

*Horários de Brasília

Sábado, dia 19 de janeiro

Masculino M18

Grupo A: Jacareí (SP), Seleção do Rio de Janeiro (RJ), Templários (SP)

Grupo B: São José (SP), Bandeirantes (SP), BH Rugby (MG)

Grupo C: Pasteur (SP), Ilhabela (SP), San Diego (RS)

Grupo D: SPAC (SP), Costão Norte (SC), Leões da Paraisópolis (SP)

Masculino M16

Grupo A: Tapera (SC), Curitiba (PR), São José (SP), Leões da Paraisópolis (SP)

Grupo B: BH Rugby (MG), Ilhabela (SP), Seleção do Rio de Janeiro (RJ), Jacareí (SP)

Feminino M16

Grupo A: Seleção do Paraná/Curitiba (PR), SPAC (SP), São José (SP)

Grupo B: Seleção do Rio de Janeiro (RJ), Leões da Paraisópolis, Jacareí

 

1ª faseclique aqui para conferir a tabela de jogos completa

Masculino M18

9h00 – Rio de Janeiro 22 x 5 Templários

9h20 – Bandeirantes 24 x 0 BH Rugby

9h40 – Ilhabela 5 x 12 San Diego

10h00 – Costão Norte 28 x 0 Leões

 

Masculino M16

10h20 – Tapera 0 x 73 Leões

10h40 – Curitiba 7 x 19 São José

11h00 – BH 17 x 19 Jacareí

11h20 – Ilhabela 12 x 5 Rio de Janeiro

 

Feminino M18

11h40 – São José 22 x 5 SPAC

12h00 – Leoas 14 x 5 Jacareí

 

Masculino M18

12h20 – Jacareí 34 x 0 Templários

12h40 – São José 38 x 0 BH

13h00 – Pasteur 21 x 14 San Diego

13h20 – SPAC 47 x 0 Leões

 

Masculino M16

13h40 – Tapera 5 x 43 São José

14h00 – Curitiba 0 x 31 Leões

14h20 – BH 12 x 5 Rio de Janeiro

14h40 – Ilhabela 17 x 5 Jacareí

 

Feminino M18

15h00 – Paraná/Curitiba 32 x 7 SPAC

15h20 – Rio de Janeiro 0 x 5 Jacareí

 

Masculino M18

15h40 – Jacareí 17 x 0 Rio de Janeiro

16h00 – São José 19 x 17 Bandeirantes

16h20 – Pasteur 26 x 10 Ilhabela

16h40 – SPAC 15 x 0 Costão Norte

 

Masculino M16

17h00 – Tapera 7 x 22 Curitiba

17h20 – São José 0 x 10 Leões

17h40 – BH 19 x 5 Ilhabela

18h00 – Rio de Janeiro 5 x 28 Jacareí

 

Feminino M18

18h20 – Paraná/Curitiba 17 x 5 São José

18h40 – Rio de Janeiro 0 x 10 Leoas

 

Classificações:

Masculino M18

*Os dois primeiros colocados avançam às quartas-de-final

Grupo A: 1 – Jacareí, 2 – Rio de Janeiro, 3 – Templários

Grupo B: 1- São José, 2- Bandeirantes, 3- BH Rugby

Grupo D: 1- Pasteur, 2- San Diego, 3- Ilhabela

Grupo D: 1- SPAC, 2- Costão Norte , 3- Leões

 

Masculino M16

*Os dois primeiros colocados avançam às quartas-de-final

Grupo A: 1- Leões, 2- São José, 3- Curitiba, 4- Tapera

Grupo B: 1- BH, 2- Jacareí, 3- Ilhabela, 4- Rio de Janeiro

 

Feminino M18

Grupo A: 1- Paraná/Curitiba, 2- São José, 3- SPAC

Grupo B: 1- Leoas, 2- Jacareí, 3- Rio de Janeiro

 

Clique aqui para conferir o álbum de fotos do primeiro dia de jogos

 

Domingo, dia 20 de janeiro

Finais

Feminino M18 – Repescagem

9h00 – São José 12 x 0 Rio de Janeiro

9h20 – Jacareí 15 x 5 SPAC

 

Masculino M18 – Quartas-de-final

9h40 – Jacareí 26 x 0 Costão Norte

10h00 – São José 12 x 17 San Diego

10h20 – Pasteur 12 x 17 Bandeirantes

10h40 – SPAC 27 x 0 Rio de Janeiro

 

Masculino M16 – Semifinais Taça Prata

11h00 – Curitiba 5 x 7 Rio de Janeiro

11h20 – Ilhabela 31 x 5 Tapera

 

Masculino M16 – Semifinais Taça Ouro

11h40 – Leões 0 x 5 Jacarei

12h00 – BH 12 x 10 São José

 

Masculino M18 – Semifinais Taça Bronze

12h20 – Templários 19 x 17 Leões

12h40 – BH 12 x 26 Ilhabela

 

Feminino M18 – Final Bronze

13h20 – SPAC 20 x 5 Rio de Janeiro

 

Feminino M18 – Semifinais Taça Ouro

13h40 – Paraná/Curitiba 29 x 0 Jacareí

14h00 – Leoas 14 x 10 São José

 

Masculino M18 – Semifinais Taça Prata

14h20 – Costão Norte 26 x 10 São José

14h40 – Pasteur 5 x 19 Rio de Janeiro

 

Masculino M18 – Semifinais Taça Ouro

15h00 – Jacareí 17 x 12 San Diego

15h20 – Bandeirantes 12 x 17 SPAC

 

Masculino M16 – Final Taça Prata

15h40 – Rio de Janeiro 12 x 5 Ilhabela

 

Masculino M16 – 3º lugar Taça Ouro

16h00 – Leões 0 x 5 São José

 

Feminino M18 – Final Taça Prata

16h20 – Jacareí 5 x 25 São José

 

Masculino M18 – Final Taça Bronze

16h40 – Templários 0 x 31 Ilhabela

 

Masculino M18 – Final Taça Prata

17h00 – Costão Norte 14 x 17 Rio de Janeiro

 

Masculino M18 – 3º lugar Taça Ouro

17h20 – San Diego 12 x 0 Bandeirantes

 

Masculino M16 – Final Taça Ouro

17h40 – Jacareí 17 x 5 BH

 

Feminino M18 – Final Taça Ouro

18h00 – Paraná/Curitiba 19 x 0 Leoas

 

Masculino M18 – Final Taça Ouro

18h20 – Jacareí 10 x 12 SPAC

 

Classificações finais

Masculino M16

1 – Jacareí (SP)

2 – BH Rugby (MG)

3 – São José (SP)

4 – Leões (SP)

5 – Seleção do Rio de Janeiro (RJ)

6 – Ilhabela (SP)

7 – Curitiba (PR) e Tapera (SC)

 

Feminino M18

1 – Seleção do Paraná/Curitiba (PR)

2 – Leões (Leoas) (SP)

3 – São José (SP)

4 – Jacareí (SP)

5 – SPAC (SP)

6 – Seleção do Rio de Janeiro (RJ)

 

Masculino M18

1 – SPAC (SP)

2 – Jacareí (SP)

3 – San Diego (RS)

4 – Bandeirantes (SP)

5 – Seleção do Rio de Janeiro (RJ)

6 – Costão Norte (SC)

7 – São José (SP) e Pasteur (SP)

9 – Ilhabela (SP)

10 – Templários (SP)

11 – Leões (SP) e BH Rugby (MG)