Tempo de leitura: 6 minutos

roosters comemoram

Fim de semana de definições para o rugby league mundial. Tanto a NRL como a Super League conheceram entre quinta e sábado seus finalistas de 2013. Na Austrália, o Manly-Warringah Sea Eagles derrubou por 30 x 20 o embalado South Sydney Rabbitohs, em clássico quente que serviu para dar sequência ao martírio da torcida dos Souths, que não levantam a taça há 42 anos. O adversário dos Sea Eagles (campeões de 2011) na final da NRL será o poderoso Sydney Roosters, campeão da Minor Premiership de 2013 (isto é, o melhor da temporada regular), que atropelou com contundência a sensação Newcastle Knights, do campeoníssimo técnico Wayne Bennett, 40 x 14. Os dois times voltam a se enfrentar três semanas depois da vitória de magros 4 x 0 dos Roosters no Qualificatório.

Já na Inglaterra, a grande final da Super League será entre o Warrington Wolves – que não conquista o título desde 1955 – e o poderoso Wigan Warriors, maior campeão da liga (com 19 taças), atual campeão da Challenge Cup (a Copa da Inglaterra) e campeão de 2010 da Super League. Os Wolves chegaram à decisão batendo o melhor time da temporada regular, o Huddersfield Giants, por 30 x 22, enquanto os Warriors destronaram o Leeds Rhinos, atual bicampeão da Super League, com vitória de 22 x 12.

- Continua depois da publicidade -

 

Sea Eagles e Roosters decidirão a NRL 2013

O melhor time da temporada, Sydney Roosters, e o quarto melhor, Manly-Warringah Sea Eagles, decidirão o título do Campeonato Australiano de 2013. A única vez na história que os dois time costeiros de Sydney duelaram numa final foi em 1972, quando os Sea Eagles triunfaram por 19 x 14 no Sydney Cricket Ground, em jogo que ficou famoso pela controvérsia (na oportunidade, os 2 tries que deram a vitória aos Sea Eagles geraram muitas reclamações do lado dos Roosters). No dia 6 de outubro, no ANZ Stadium, mais um capítulo dessa rivalidade citadina será escrito.

Os Sea Eagles alcançaram a final com uma incrível vitória de virada sobre o favorito South Sydney Rabbitohs, maior campeão da história da competição, em pleno ANZ Stadium, com quase 45 mil torcedores. O jogo começou brilhante para os Souths, levando a torcida rubroverde a acreditar piamente que, enfim, a espera de 42 anos longe das finais acabaria. Em um dos seus primeiros ataques no jogo, os Bunnies arrancaram um primeiro penal e Adam Reynolds chutou o penal que deu iniciais 2 x 0 para os Rabbitohs. Comentando muitos erros, os Silvertails permitiram que os Souths crescessem no jogo e, aos 7′, John Sutton encontrou o espaço para cravar o primeiro try do jogo. Os Rabbits se agigantaram e, aos 12′, Nathan Merrit anotou o segundo try do time, igualando a marca histórica de Benny Wearing, com 144 tries pelo clube. 14 x 0. Porém, Manly, mesmo aparentando certo esgotamento físico – pela maratona de jogos, jogando contra o descansado Rabbitohs – se encheu de brio e equilibrou as ações. E, em uma jogada genial de Gleen Stewart, Brett Stewart, seu irmão, recebeu e cravou o try da reação grená, quando isso parecia improvável.

A mudança radical veio no segundo tempo. Com 14 x 6 atrás, os Sea Eagles passaram a dominar as ações e os Rabbitohs não tiveram mais o mesmo volume dos minutos iniciais, caindo de produção. Logo aos 45′, Matt Ballin fez o try que deixou os Sea Eagles no páreo e, aos 58′, o capitão Jamie Lyon virou o placar para Manly, para o desespero dos Rabbitohs, já perdidos em campo. Os erros se seguiram do lado de South Sydney e, aos 62′, David Williams, o Lobisomem, recebeu pela ponta, passou pela desastroso tackle de Greg Inglis e voou cinematograficamente para fazer um try que parecia impossível, escapando por milímetros de tocar na linha lateral. Foi o golpe fatal. Os Bunnies de Russell Crowe ruiram e, aos 72′, Reynolds teve seu chute bloqueado por Tom Symonds, que decretou com mais um try a vitória do time do norte. Aos 80′, Dylan Walker ainda descontou para os Rabbitohs, mas já era tarde. 30 x 20 e classificação a mais uma final para os Sea Eagles – a terceira nos últimos 10 anos, seguindo na busca pela 9ª conquista da liga.

A surpesa, entretanto, não foi vista no Sydney Football Stadium – o Allianz Stadium. Diante de mais de 37 mil torcedores, o Sydney Roosters confirmou que é o melhor time da liga e garantiu a classificação à final com uma vitória expressiva sobre a surpresa Newcastle Knights, que não conseguiu emplacar a terceira vitória seguida fora de casa no mata-mata final. O sétimo colocado da liga havia surpreendido Bulldogs e Storm e, treinado pelo maior técnico da NRL, Wayne Bennett, e capitaneado pelo lendário Danny Buderus, era apontado como um forte candidato à final, ainda mais após o que fez o Manly-Warringah Sea Eagles na sexta-feira. Porém, o sábado foi dos Chooks, que seguem em busca de seu 13º título.

O prélio começou com os Roosters mais forte, pressionando, mas parando na sólida defesa dos Novocastrians. James Maloney abriu o placar com um penal no começo, que foi respondido por Tyrone Roberts na mesma moeda pouco depois. 2 x 2. Porém, a fisicalidade dos Easts começou a falar mais alto, levando a uma preocupante baixa para os Knights: a saída lesionado de Danny Buderus que, com isso, se despediu de uma vitoriosa carreira após receber duro tackle de Waerea-Hargreaves. Também sem Kurt Gidley e Craig Gower, os Knights sentiram a perda de Buderus e não se encontraram mais em campo. O jogo de offloads de Sonny Bill Williams seguiu rendendo bons ataques aos Roosters e, aos 31′, enfim a defesa de Newcastle foi quebrada. Maloney desferiu um preciso chute cruzado para o alto Daniel Tupou ganhar no ar de Akuila Uate e cravar o primeiro try dos Tricolours. O golpe foi sentido pelos visitantes e, aos 34′, em jogada nascida com um ilegal passe para frente de Sonny Bill Williams, Michael Jennings costurou a defesa desguarnecida dos Knights e fez o segundo try dos Roosters. 12 x 4 no intervalo.

Os Knights não conseguiram reagir no segundo tempo, sofrendo mais um try aos 48′, com Aidan Guerra quebrando a defesa de Hunter. A porta se abriu e Jennings fez mais um try aos 52′, seguido de outro try, com Aubusson, aos 57′. Aos 61′, Jake Friend somou outro try para a conta do massacre, dando tranquilidade para os Chooks, que relaxaram na defesa e levaram 2 tries em sequência de Leilua, aos 66′ e aos 68′. Inconsequente. Aos 80′, Guerra fez mais um try, fechando o placar em 40 x 14 para os Roosters.

 

nrl

NRL – Campeonato Australiano de Rugby League

Semifinais

South Sydney Rabbitohs logo20versus30Manly-Warringah Sea Eagles logo.svg copy

South Sydney Rabbitohs 20 x 30 Manly-Warringah Sea Eagles, no ANZ Stadium, em Sydney

Sydneyroosters40versus14NewcastleKnights

Sydney Roosters 40 x 14 Newcastle Knights, no Allianz Stadium, em Sydney

 

Grande Final – dia 6 de outubro

Manly-Warringah Sea Eagles x Sydney Roosters, no ANZ Stadium, em Sydney

 

super league logo

Super League – Campeonato Inglês de Rugby League

Semifinais

Warrington Wolves 30 x 22 Huddersfield Giants, em Warrington

Wigan Warriors 22 x 12 Leeds Rhinos, em Wigan

 

Final – dia 5 de outubro

Warrington Wolves x Wigan Warriors, no Old Trafford, em Manchester