Tempo de leitura: 3 minutos

Foi dado início no Campeonato Brasileiro Junior, a Copa Cultura Inglesa! Os confrontos começaram às 10h, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, após cerimônia de abertura. Os jogos femininos se iniciam no sábado.

Siga todos os placares em tempo real em twitter.com/portaldorugby!

- Continua depois da publicidade -

Clique aqui para ver a tabela completa da competição

 

Sexta-feira de pontapé inicial

Seis partidas abriram, nesta quarta-feira (10), em São José dos Campos (SP), a IV Copa Cultura Inglesa de Inverno de Rugby. As disputas foram realizadas no estádio Martins Pereira, nas categorias M-17 e M-19, com os jovens atletas jogando a modalidade XV. Antes dos jogos, foi realizada a cerimônia de abertura da competição válida como Campeonato Brasileiro de Rugby Juvenil, que contou com a presença do secretário de esportes do município, João Bosco.

“A realização da Copa Cultura Inglesa de Rugby aqui em São José dos Campos é uma importante demonstração da CBRu de que a cidade se constitui como uma das principais referências na prática da modalidade no Brasil. Sediamos aqui o São José Rugby, que tem excelente trajetória nacional, campeão diversas vezes na modalidade XV e Sevens, contando com diversos atletas da Seleção Brasileira,” disse João Bosco.

“A cidade está cada vez mais aprendendo a gostar e se apaixonar pelo rugby. Não só devido à trajetória vitoriosa que o São José apresenta, mas também pelo trabalho social que é encontrado na prática da modalidade. Vemos muitas crianças e adolescentes que vivem em localidades de grande vulnerabilidade, praticando o rugby. Um esporte que promove a inclusão social, com toda sua praticidade, dinâmica e mobilização” completou o secretário.

A disputa do M-17, com atletas nascidos a partir de 1996, abriu o campeonato logo pela manhã, com a partida entre São Paulo Capital e Rio de Janeiro. Os paulistanos levaram a melhor, vencendo por 57 x 0. Em seguida, Minas Gerais enfrentou Curitiba. Os curitibanos saíram atrás, mas viraram o placar e ganharam por 29 x 13. Encerrando a primeira rodada da categoria, SP/Vale bateu o SP/Interior por 34 x 0. Na sexta-feira, mais três jogos serão realizados: SP/Capital x Curitiba, SP/Vale x Minas Gerais e Rio de Janeiro x SP/Interior.

“O que dá para sentir é que temos muitos talentos em cada uma das equipes. Como ainda é o primeiro dia de torneio e são seleções estaduais, que não tiveram tempo de treinar juntas, ainda sentem falta de entrosamento. Porque o primeiro dia é para se encontrar como equipe, tirar a ansiedade e conhecer melhor o campo. Tudo é novo. Acho que até domingo melhorarão muito. A expectativa é alta, porque temos bons jogadores em todas as equipes” disse Fernando Portugal, capitão da Seleção Brasileira.

No período da tarde, foram realizadas três partidas da categoria M-19, para atletas nascidos em 1994 e 1995. Na primeira, SP/Capital venceu Minas Gerais por 124 x 0. Em seguida, em um duelo mais equilibrado, Rio de Janeiro derrotou a equipe de Santa Catarina, por 22 x 8. Fechando o primeiro dia, de muito rugby, SP/Vale bateu o SP/Interior por 39 x 0. Na próxima rodada mais três jogos: SP/Capital x Rio de Janeiro, SP/Vale x Santa Catarina e Minas Gerais x SP/Interior.

Na sexta-feira (12), além dos duelos jentre as equipes M-19 e M17, serão realizados também os jogos femininos. A disputa entre as atletas, que chegam em São José dos Campos nesta quinta-feira, será na modalidade Sevens, na categoria M-18, com jogadoras nascidas a partir de 1995. Os jogos das meninas serão intercalados entre os confrontos do masculino no decorrer do dia.

Escrito por: ZDL (adaptado)

Jogos M17
10:00 – SP/Capital 57 x 0 Rio de Janeiro
11:20 – Minas Gerais 13 x 29 Paraná
12:40 – SP/Interior 0 x 34 SP/Vale

Jogos M19
14:00 – SP/Capital 124 x 0 Minas Gerais
15:20 – Santa Catarina 8 x 22 Rio de Janeiro
16:40 – SP/Interior 0 x 44 SP/Vale