Tempo de leitura: 6 minutos

 mahamasina

Começou nesta quarta-feira as disputas da 1ª Divisão A da Copa da África, a divisão máxima do rugby africano – que não inclui a África do Sul. O torneio é de tiro curto, com 4 países e apenas 2 rodadas: semifinais nesta quarta-feira, disputa pelo 3º lugar (contra o rebaixamento) e final no domingo, dia 14, sendo que o torneio vale pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015 (o último colocado será eliminado da briga pela vaga africana, que será definido no torneio de 2014).

Como esperado, o estádio Mahamasina, em Antananarivo, capital de Madagascar, lotou para receber o torneio. E, logo na abertura, um clássico continental que teve resultado impactante. O Quênia liquidou a arquirrival Uganda por contundentes 52 x 11, fazendo seu segundo maior placar na história sobre o adversário (o maior desde 1997). Já na segunda partida, os 40,000 torcedores malgaxes viram os Makis, a seleção de Madagascar, ser derrotada pelo atual campeão Zimbábue por 35 x 18, após virarem o primeiro tempo em vantagem de 18 x 10.

- Continua depois da publicidade -

Com os resultados das semifinais, Uganda e Madagascar lutarão pela permanência na elite e nas eliminatórias, enquanto Quênia e Zimbábue jogarão pelo título. O campeão terá um prêmio extra: será a sede do torneio de 2014, que vale vaga na Copa do Mundo.

 

Ilhas Cook e Papua Nova Guiné decidem título na Oceania

Na terça-feira, as atenções se voltaram para a segunda – e penúltima – rodada da Copa da Oceania, o torneio das seleções menores do continente que vale também pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015. Após obterem vitórias bonificadas na estreia, Ilhas Cook e o país-sede Papua Nova Guiné não decepcionaram seus torcedores e garantiram novamente vitórias com ponto-bônus. As Ilhas Cook não tiveram problemas para baterem as Ilhas Salomão, que haviam dado muito trabalho à Papua Nova Guiné, por 39 x 12. Porém, na segunda partida, o time da casa vacilou e quase deu vexame, vencendo o Taiti no aperto por 39 x 32.

A decisão do título será no dia 13 com o duelo entre Ilhas Cook e os Pukpuks da Papua Nova Guiné. Quem vencer enfrentará Fiji em duas partidas valendo vaga na Copa do Mundo. O empate favorece as Ilhas Cook.

 

CAR rwc 2015

1ª Divisão A da Copa da África – 1ª divisão africana – em Antananarivo, Madagascar

Semifinais

Quênia 52 x 11 Uganda

Zimbábue 35 x 18 Madagascar

 

Decisão do 3º lugar – dia 14/7

Uganda x Madagascar

 

Final – dia 14/7

Quênia x Zimbábue

 

oceania cup rwc 2015

Copa da Oceania – Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015 – em Port Moresby, Papua Nova Guiné

2ª rodada

Ilhas Cook 39 x 12 Ilhas Salomão

Papua Nova Guiné 39 x 32 Taiti

 

3ª rodada – dia 13/7

Ilhas Salomão x Taiti

Papua Nova Guiné x Ilhas Cook