putim são josé

Tempo de leitura: 9 minutos

putim são josé

SPAC e São José fizeram um duelo quente nesta gelada tarde de sábado (17) em São Paulo, válido pela sexta rodada do Super 10, o Campeonato Brasileiro. Vindos de duas derrotas, os visitantes precisariam vencer para voltar ao G4 e seguir na briga pelo título. Por outro lado, os Ingleses pretendiam aproveitar o embalo do bom momento e garantir mais uma vitória.

Pontualmente às 14h30, o gaúcho Ricardo Sant’anna deu início à partida, que desenvolveu-se de forma muito equilibrada e praticamente concentrada no meio de campo, sem nenhum dos dois times encontrando brechas ou buracos da defesa adversária. O placar foi aberto em um penal convertido por Lucas Duque, o Tanque, que colocou o São José na frente por 3 pontos a 0.

- Continua depois da publicidade -

O empate inglês não demorou em vir. Graças à outra conversão bem sucedida de penal, Leandro “Leco” Castiglioni igualou o confronto mais uma vez.

A partida seguiu empatada até o final do primeiro tempo. Tanto SPAC quanto São José estavam com seus elencos completos, contando com importantes jogadores que há pouco estavam com a Seleção de VII nos Jogos Mundiais, na Colômbia.

Com uma ligeira vantagem na formação de scrum fixo, o SPAC conseguia manter a posse da bola por mais tempo. Contudo, as investidas contra a sólida e bem postada defesa joseense não surtiram resultados, fazendo, como já dito, a igualdade no placar prevalecer até o final da primeira etapa.

No segundo tempo as atividades em tampo não mudram muito e o equilíbrio entre as duas equipe continuou sendo o mote da partida, exigindo bastante principalmente dos forwards.

O placar só sofreu nova movimentação depois de mais penal à favor dos visitantes, que Tanque guardou com segurança para abrir três pontos de vantagem.

Lançado mão de três de seus principais jogadores – Allan Joseph “Careca”, Felipe “Alemão” Claro e Martin Shaefer – somente na segunda etapa, o SPAC conseguiu o que parecia ser impossível até então: um try. Depois de um excelente começo de jogada com o habilidoso Lucas “Zé” Tranquez ainda no campo de defesa e uma boa troca de passes, a bola sobrou para Felipe Claro “Alemão”, que engatou a 5º marcha e entrou no ingoal joseense sem dificuldades. Mesmo com Leco desperdiçando a conversão, o placar mostrava a primeira virada da tarde: SPAC 08 x 06 São José.

O jogo encaminhava-se para seu final com a vitória inglesa praticamente escrita. O equilíbrio voltara a dar o tom e ninguém parecia conseguir encontrar frestas para pontuar, com ambas as equipes se esforçando mais em não vacilar do que efetivamente atacar. A nobre missão, porém, não foi cumprida pelo SPAC, que cedeu um penal de frente para o H faltando cinco minutos para o final. Sangrando-se o heroi da tarde, Tanque chutou para virar a partida pela seunda vez e colocar o São José novamente na briga pelo Super 10, agora em 4º lugar na tabela. O SPAC está em 3º.

“Mentalmente não saímos da disputa nunca”, disse Tanque. “Sabíamos que o jogo seria duro, mas nossa defesa é sólida e jogamos coletivamente. Eu estava com o pé na forma hoje e consegui guardar três chutes que definiram a vitória. Gosto muito de jogar aqui no SPAC, me sinto em casa”.

Para conferir as nossas fotos exclusivas do jogo, clique aqui.

 

SPAC 08 x 09 São José

 

SPAC

Try: Felipe Claro “Alemão”

Penal: Leandro Castiglioni “Leco”

São José

Penais: Lucas Duque “Tanque” (3)

O Portal do Rugby elegeu Tanque como o destaque da partida.

 

Texto e fotos: Marcelo La Farina