são josé campeão

Tempo de leitura: 9 minutos

são josé campeão

Neste sábado, Embu das Artes receberá o Brasil Sevens, a nova versão do Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens. Porém, é claro que nosso rugby sevens tem muita história a contar.

Até a virada do milênio, o grande torneio do sevens nacional era o SPAC Lions, disputado desde os anos 60. Nos anos 2000, com a disseminação do rugby por todo o território nacional, surgiu a necessidade de se criar um circuito brasileiro oficial, chancelado pela ABR – Associação Brasileira de Rugby, hoje CBRu. O Circuito Brasileiro de Sevens congregava os principais torneios do país – São Paulo (SPAC Lions), São José, Niterói, Curitiba, Florianópolis – e o campeão era decidido pela somatória de todas as etapas, tendo início no final de um ano e término no começo do ano seguinte, perpassando o verão brasileiro. Na última edição do velho circuito, a taça ganhou nome: Taça Dado Gouvêa, em homenagem ao ex-presidente da ABR.

- Continua depois da publicidade -

As dificuldades logísticas na organização de um circuito homogêneo levaram a CBR em 2011 a encerrar o circuito, substituindo-o pelo novo Brasil Sevens, um grande evento realizado em uma única sede reunindo os melhores times dos torneios estaduais. Na primeira edição, o torneio contou com transmissão televisiva de suas finais pelo SPORTV, fato que se repetirá em 2013. Em 2012, a CBRu remodelou o calendário do sevens, estimulando os estados a realizarem seus próprios circuitos, a fim de estimular o desenvolvimento regional e reduzir custos de deslocamentos sem privar os principais clubes de bons torneios antes do Brasil Sevens. Com a criação dos circuitos estaduais no final do ano, a segunda edição do Brasil Sevens foi marcada para o início de 2013, reunindo os melhores times da temporada 2012 dos estaduais. Outra alteração com relação à edição 2011 foi a separação dos torneios adultos (masculino e feminino) dos juvenis, com a realização, um fim de semana antes, dos torneios M18 e M16 masculinos e do M18 feminino na chamada Copa Cultura Inglesa de Verão (para mais, clique aqui).

Ao contrário do rugby masculino, o feminino contou com a realização de um circuito nacional em 2012: o Super Sevens, vencido pelo SPAC. Com isso, pelo fato de contar apenas com a modalidade de seven-a-side, o rugby feminino conta hoje com dois torneios nacionais anuais.

Na última edição, em 2011, o Portal do Rugby fez grande cobertura. Confira as fotos clicando em: Parte 1; Parte 2; Parte 3.