Tempo de leitura: 4 minutos

Fim de primeiro turno na Taça Tupi! Cinco rodadas já foram, e na metade final do campeonato, começa a esquentar a briga pela vaga nas finais. Jacareí e Serra são os líderes dos grupos A e B respectivamente e conseguiram abrir uma vantagem importante para os demais postulantes a um lugar na final. E a última rodada foi marcada pela quebra de tabus significantes nos duelos estaduais.

No grupo A, três duelos marcantes. No duelo entre paulistas e fluminenses, dessa vez deu São Paulo. O Guanabara não conseguiu repetir o triunfo contra a Poli e caiu diante do Jacareí, que tem cinco pontos de vantagem sobre o Varginha, segundo colocado. Já os politécnicos foram até o Rio de Janeiro e venceram o Rio Rugby, chegando à terceira colocação do grupo, com 15 pontos, um a menos que os mineiros. o atual vice-campeão acumulou a quarta derrota e ocupa a última colocação.

- Continua depois da publicidade -

O grande destaque da rodada foi sem dúvida o clássico mineiro. BH Rugby e Varginha, protagonistas de todas as finais do estadual vem fazendo jogos cada vez mais equilibrados e foi justamente na Taça Tupi que se deu a virada. Pela primeira vez nos últimos cinco anos, o aurinegro bateu o alvinegro da capital, com direito a virada nos minutos finais. Como tem sido característico em toda sua campanha, o Varginha mostrou muito poder ofensivo, mas uma defesa vulnerável, e ainda assim saiu com os cinco pontos. Apesar de apenas duas vitórias, o clube é vice-líder, graça aos 8 pontos de bonificação conquistados, um feito incrível.

No grupo B, foi dia de mais um clássico gaúcho e dia de mais um tabu quebrado. O Brummers foi até a capital Porto Alegre e depois de bater na trave em duas ocasiões no campeonato gaúcho (uma derrota por sete pontos e um empate), finalmente venceu o tradicional Charrua, um marco na história do clube, que briga para se firmar como terceira força do estado atualmente.

O Brummers está cinco pontos atrás do Serra, líder isolado e único invicto em toda competição. O clube de Caxias do Sul conseguiu mais uma vitória expressiva, dessa vez diante do Londrina o melhor paranaense, que ocupa apenas a quarta posição. O Maringá Hawks por sua vez, chegou ao segundo triunfo, batendo o BC Rugby fora de casa. Foi a segunda vitória do clube do interior paranaense fora de casa. O clube catarinense por sua vez, segue como único sem vencer na divisão.

 

Resultados da quinta rodada

 

Grupo A

Dia 06/09/2014 – 13h – Jacareí (SP) 48 X 13 Guanabara (RJ)

Árbitro: Regis de Oliveira

Auxiliares de linha: Fábio Gurgel e Stephanie Santana

4o árbitro: Letícia Nogueira

Local: Campo do Balneário – Jacareí, SP

 

Dia 06/09/2014 às 15h – Rio Rugby (RJ) 08 X 36 Poli (SP) 

Local: UFRJ Ilha Fundão – Rio de Janeiro, RJ

 

Dia 06/09/2014 14h – BH Rugby (MG) 34 X 35 Varginha (MG)

Árbitro: Murilo Bragotto

Local: Uni BH – Belo Horizonte, MG

 

Grupo B

Dia 06/09/2014 às 15h30  BC Rugby (SC) 08 x 18 Maringá (PR)

Local: Estadio Eduardo Zeferino – Balneário Camboriú

 

Dia 06/09/2014 às 16h – Londrina (PR) 05 X 58 Serra (RS)

Local: Aterro Igapó – Londrina

 

Dia 06/09/2014 às 15h – Charrua (RS) 05 X 12 Brummers (RS)

Local: Sociedade Hípica Porto alegrense – Porto Alegre, RS

 

Próxima rodada

Dia 13/09/2014 às 15h – Maringá X Charrua

Árbitro: Amanda Macedônio

Local: Parque Alfredo Nyffeler – Maringá, PR

 

Dia 13/09/2014 às 15h – Guanabara X BH Rugby

Árbitro: Donald Young

Local: UFRJ – Rio de Janeiro, RJ

 

Dia 13/09/2014 às 15h – BC Rugby X Serra

Local: Estádio municipal Eduardo Zeferino – Balneário Camboriú, SC 

 

Dia 13/09/2014 às 13h30 – Jacareí X Poli

Local: Campo do Balneário – Jacaréi, SP

 

Dia 13/09/2014 às 15h – Londrina X Varginha

Local: Parque do Igapó – Londrina, PR

 

Classificação

Maiores pontuadores

Trymen

Foto: Adriano Matos