Tempo de leitura: 3 minutos

Rio Branco e Pasteur se enfrentaram nesse domingo em São Bernardo do Campo em partida válida pela terceira rodada da primeira divisão do Campeonato Paulista. O Pasteur vinha de vitória imponente sobre o SPAC em sua estreia, e os Pelicanos de uma sofrida derrota diante do Bandeirantes. Na preliminar, o Pasteur venceu o Rio Branco pelo campeonato Paulista Intermediária, por 25 a 10.

 

- Continua depois da publicidade -

Veja a classificação do Paulista A

 

O Rio Branco deu o kickoff e o Pasteur logo acionou seu ataque para ganhar terreno, se mantendo na zona intermediária do campo de ataque. O campo não apresentava as melhores condições para um jogo fluido, e as principais ações se concentraram entre os forwards durante boa parte da etapa, deixando o jogo mais devagar. O Pasteur jogava melhor, mas a defesa Pelicana não permitiu que os Galos pontuassem, forçando o erro adversário ns jogadas de definição, mas ao mesmo tempo, se limitava a afastar o perigo com chutes de fundo, sem colocar o adversário no campo defensivo por muito tempo.

Diante da dificuldade para abrir o placar, o Pasteur optou pelo penal, em um dos muito cedidos pelo Rio Branco em seu campo de defesa, e anotou, com Victor Chamelette, um dos jovens valores do clube francês. O Pasteur havia finalmente quebrado a resistência adversária, e seguiu levando mais perigo ao adversário. Em uma boa escapada pela direita na saída do scrum, o Pasteur ampliou com um try do scrumhalf Beukes Cremer, aproveitando brecha na marcação do Rio Branco. Antes do fim do primeiro tempo, os franceses ampliaram, com um lindo bloqueio em chute do oitavo Pelicano, que deixou a bola rolando até o ingoal, para o mergulho de Luizão. O primeiro tempo terminou 15 a 0 para o Pasteur.

No segundo tempo, apesar de algumas alterações no plantel do Rio Branco, a partida seguiu sob domínio do Pasteur, que chegou ao seu terceiro try logo no minuto inicial, novamente aproveitando um erro na tentativa de afastar a bola dos metros finais com um chute. A linha dos visitantes foi muito mais acionada no segundo tempo, decisão que se mostrou acertada, pois o desgaste no pack de forwards dos dois times era visível. Com chutes bem colocados no fundo, o Pasteur conseguiu avançar, mas o fullback Pelicano, Lucas Andrade levou segurança ao Rio Branco. 

O Rio Branco conseguiu se colocar no campo de ataque de forma mais incisiva, apostando tudo com os forwards e realizando muitos pick and go, que levou o tme até os metros finais em pelo menos três ocasiões, sendo neutraizado pelo adversário e ainda cometendo um erro de handling na metade da etapa. 

Sem conseguir converter suas chances em pontos, o Rio Branco viu o Pasteur voar no final, com uma série de tries com boas quebras na linha de defesa adversária tanto pela linha quanto pelos forwards. O Rio Branco seguiu cometendo penais, e conforme advertido antes do início pelo árbitro Mariano de Goycochea, foi punido duas vezes por infrações reiteradas, chegando a ficar com treze em campo por alguns minutos, e o Pasteur se aproveitou da superioridade numérica para anotar mais dois tries, com Junior Orioli e Douglas Correa em boa corrida pela esquerda.

O jogo tornou a se equilibrar nos minutos finais, mas o Pasteur conseguiu a sua segunda vitória por mais de quarenta pontos na competição. Já o Rio Branco, que descansa na próxima rodada, segue na última posição, sem vitórias.

 

O Portal do Rugby elegeu Beukes Cremer como melhor jogador da partida.

  

Placar final: Rio Branco 00 X 45 Pasteur

 

Rio Branco

Cartões Amarelos: Pedro Silva e Samir Trad

 

Pasteur:

Tries: Beukes Cremer, Lucas Freitas 7, Alessandro “Sapão” Reis, Luizão, Douglas “Gu”Correa (2), Junior Orioli

Conversões: Victor Chamelette (2)

Penais: Victor Chamelette (2)

 

 

Artigo por Daniel Venturole

Foto por Márcio Duailibi