Tempo de leitura: 3 minutos

No dia 26 de março, o Hospital 9 de Julho realiza a primeira reunião científica do ano sobre o tema “Existe criança/adolescente atleta?”. O evento terá a presença de Vitor da Mata Vaz (17) considerado o melhor jogador do torneio de Rugby Fenix em 2010 na categoria M-15, além de integrar a Seleção Brasileira M-18. As Dras. Silvana Vertematti, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Ana Lucia de Sá Pinto, do Hospital das Clínicas (HC), tratarão dos aspectos médicos envolvidos nas atividades físicas em crianças. As vagas são limitadas.

Para o Dr. Ricardo Nahas, um dos coordenadores do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do H9J, responsável pelo encontro, mais do que estimular uma criança ou adolescente a fazer atividades físicas, pais e os profissionais especializados precisam saber quais são as limitações da faixa etária e como os exercícios devem ser trabalhados para evitar sequelas como a baixa estatura na fase adulta ou mesmo lesões graves. “Como estão em formação, crianças e adolescentes precisam de um acompanhamento rigoroso, pois qualquer problema nesta fase pode se refletir em sequelas definitivas na fase adulta”, salienta.

- Continua depois da publicidade -

Os participantes do evento devem discutir ainda: para termos um adulto atleta de alto nível deve-se começar cedo? A natureza irá cobrar um preço por isso? Aqueles que começam tarde perdem a chance do profissionalismo?

Parte do Programa de Educação Continuada, as reuniões mensais discutem assuntos voltados à Medicina do Exercício e do Esporte e são realizadas em parceria com a Sociedade Paulista e Brasileira de Medicina do Esporte (SPAMDE e SBME).

Informações e inscrições (público final): 11-3147-9644 ou pelo e-mail centrodeestudos@h9j.com.br. Vagas limitadas. Ao final do evento, cada participante receberá um certificado.

Inscrições para a imprensa: aletheia.rocha@rmacomunicacao.com.br

Programação:
19h30 – Credenciamento | Welcome coffee

20h00 – Abertura

20h10 – Como avaliar e quando iniciar uma criança atleta
Dra. Silvana Vertematti
Cardiologista infantil do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da Polícia Militar de São Paulo, coordenadora científica e de Pediatria do curso de residência médica em Medicina do Esporte da Unifesp; médica Assistente da Confederação Brasileira de Boxe.

20h40 – O que o futuro reserva para a saúde de uma criança atleta?
Dra. Ana Lucia de Sá Pinto
Pediatra e médica do Esporte do Ambulatório de Medicina do Esporte – Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP); coordenadora do Laboratório de Avaliação e Condicionamento Físico em Reumatologia – HC-FMUSP;

Atleta convidado:

Vitor da Mata Vaz – Jogador de Rugby (17 anos), 2011/2012 – Seleção Brasileira M-18, Melhor Jogador torneio Fenix-2010 – Categoria M-15, Revelação 2010 SPAC Rugby.

20h40 – Debate com palestrantes e atleta.

21h30 – Encerramento.

Data: 26 de março de 2013

Sobre o Hospital 9 de Julho: Fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade e tem focado seus investimentos no atendimento de Traumas e no atendimento nos Centros de Referência (Coluna, Dor e Neurocirurgia Funcional, Gastroenterologia, Medicina do Exercício e do Esporte, Oncologia, Ortopedia, Rim e Urologia, Núcleo de Diabetes).

Com cerca de 1,5 mil colaboradores e 4 mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 310 leitos, sendo 70 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, especialistas em procedimentos de alta complexidade, além de um Centro Cirúrgico com capacidade para até 14 cirurgias simultâneas.