Tempo de leitura: 9 minutos

 

O Pasteur encerrou a fase de grupos do Super 10 com a melhor campanha da competição, ao bater o Rio Branco, até então o oitavo colocado, com um show no segundo tempo. A equipe já estava classificada, enquanto os Pelicanos precisavam de ao menos um ponto para se safar de vez da possibilidade de repescagem.

A partida começou com certo equilíbrio. O Pasteur conseguia avançar com incrível desenvoltura alternando o jogo entre linha e forwards e mantendo a bola viva através de muito apoio e offloads, mas esbarrando na defesa adversária que se postou muito bem e impediu os tries no começo da partida. A equipe também saiu para o jogo e foi ao campo de ataque, mas sem ameaçar o ingoal adversário. O Pasteur seguia jogando solto, e em boa troca de passes levou a bola até a ponta, abrindo o placar com Yoan em boa corrida após se livrar da marcação adversária, na metade da etapa inicial.

- Continua depois da publicidade -

O Rio Branco seguiu o ritmo do Pasteur, não deixou os franceses se destacarem, e colocou pressão no adversário sobretudo com chutes de fundo, que complicaram os defensores e deram terreno ao Rio Branco. Os Pelicanos empataram o jogo com Samir trad, recebendo passe de Dani Aiex na ponta, após o abertura pelicano escapar pelo centro e abrir a defesa adversária. O jogo seguiu aberto, e os franceses seguiam acionando a linha em suas ofensivas, fazendo sobrar números na ponta. Nos minutos finais, Diego Lopez colocou novamente o Pasteur na liderança, após boa blitz ação dos forwards franceses na linha de cinco metros, que acabou no ingoal. Beukes ampliou para os franceses, após recuperar uma bola travada entre Gu Andrade e HP, saindo pela direita e apoiando no ingoal já no encerramento da etapa.

Antes do início do segundo tempo, as equipes realizaram diversas trocas para recompor o elenco, desgastado fisicamente pelo calor e pela dureza do confronto até então. O Pasteur voltou a pontuar aos dez minutos com Beukes, aproveitando o espaço na base dos forwards e apoiando na ponta direita, mas o Rio Branco se manteve no jogo e encostou novamente, aproveitando um erro na saída de fundo do Pasteur, e pontuando com George “Yogui” Perez, seguido de conversão de Samir. Porém o Pasteur retomou a vantagem no minuto seguinte, com Igor novamente na ponta, e poucos minutos depois, o jogo mudou completamente de figura.

Notoriamente melhores fisicamente, o Pasteur desde início impôs um ritmo mais forte, mas foram surpreendidos com tamanha resistência e um jogo parelho até cerca de metade da etapa final. No entanto, os Pelicanos cansaram e abriram muitos espaços, que foram plenamente aproveitados pelo líder do Super 10. A cada try, o rendimento das equipes se distanciava e a facilidade em ampliar aumentava. Assim, o Pasteur assinalou mais cinco tries nos últimos dez minutos do jogo, resultando em ampla margem para o Pasteur no resultado final, mas que de forma alguma refletiu a disputa da partida. 

“O jogo foi bom pra gente. Conseguimos engrenar e impor nosso padrão de jogo. Saímos com objetivo cumprido, que era ser líder. Agora vamos pegar o Bandeirantes na semi, vai ser um jogo duro, mas já jogamos algumas vezes contra eles e estamos preparados pra vencer”, disse Diego Lopes. 

O Portal do Rugby elegeu Olyntho Jr como destaque da partida.

 

Placar final: Pasteur (19) 64 X 12 (5) Rio Branco

Pasteur

Tries: Yoann, Diego Lopez, Beukes (3), Igor Melissopoulos, Marcos Correa (2), Thiago Maihara, Felipe Zeni

Conversões: Douglas Andrade (2), Thiago Maihara (5)

 

Rio Branco

Tries: Samir Trad e George Perez

Conversão: Samir Trad

 

 

Foto por Cinara Piccolo/Fotojump