Tempo de leitura: 5 minutos

Jacareí reverte derrota na primeira fase e vence Poli

Nas disputas de 5o a 8o, as equipes de melhor campanha não aproveitaram o mando de jogo e foram derrotadas nesse fim de semana. 

- Continua depois da publicidade -

 

Veja as fotos da partida por Denys Flores

 

Em São Paulo, pela disputa no “quadrangular da morte” no Campeonato Paulista Série A, a Poli recebeu o Jacareí buscando repetir o êxito da primeira fase e se garantir na primeira divisão em 2015. Em um jogo equilibrado, os visitantes se superaram e bateram a Poli que decidirá com o Wallys quem ainda terá chance de se manter na série A (o último colocado  é rebaixado direto, enquanto o sétimo colocado disputará outra vaga contra o campeão da Série B). 

O jogo foi disputado e truncado. As equipes jogaram a maior parte do tempo fora das linhas de 22m de ambos os lados do campo, enquanto as defesas e os erros de condução de bola geraram dificuldades para as equipes de adentrarem ao ingoal adversário. No primeiro tempo, a Poli não conseguiu entrar no ingoal do Jacareí, marcando apenas com penais por meio de seu abertura Marcelo Orefice que converteu três chutes. Já o Jacareí soube aproveitar um pouco mais e anotou um try com Luan Almeida convertido por Tom Redfern e mais dois penais, um convertido por Helder Garcia e outro por Tom Redfern, deixando o Jacareí em vantagem no final da primeira etapa. 

A segunda etapa começou no equilíbrio que terminou a primeira e a disputa se intensificou, ficando concentrada no meio de campo com poucas conquistas de território. Tiago Simões ampliou a vantagem para o Jacareí, anotando outro try para a equipe. Pouco depois, Leandro Bastos anotou o único try da Poli e Marcelo de Castro o converteu deixando o jogo com o placar muito apertado Poli 16 x 18, dando esperanças para a equipe da capital. Mas as esperanças acabaram quando Tom Redfern converte uma penalidade a menos de 4 minutos do final da partida. A Poli não conseguiu virar e amargou a derrota em casa.

O Portal do Rugby elegeu Tom Redfern como melhor jogador da partida.

 

Placar final: Poli (09) 16 X 21 (13) Jacareí 

Árbitro: Murilo Bragotto

Auxiliares de linha: Regis de Oliveira e Tamires Dias

4o árbitro: Cláudia Queliconi

Local: Arena Paulista – São Paulo, SP

Poli

Try: Leandro Bastos

Conversão: Marcelo Orefice

Penais: Marcelo Orefice (3)

Jacareí

Tries: Luan Almeida, Tiago Simões

Conversão: Tom Redfern

Penais: Helder Garcia, Tom Redfern (2)

Escrito por Luís Guilherme Kolle

 

Rio Branco supera novamente Wallys e se garante na elite

O Wallys recebeu o Rio Branco em Louveira retribuindo a visita feita à casa dos Pelicanos na primeira fase, e ainda com o gosto de uma vitória que escapou por pouco (o Rio Branco venceu com um try no último minuto) e esperava sair com um triunfo. No entanto, o equilíbrio verificado no jogo anterior não se repetiu, e os Pelicanos venceram com amplo domínio, se garantindo na primeira divisão estadual em 2015, e ganhando ainda mais ânimo para a disputa do Super 10 no segundo semestre.

Desde o início, os visitantes mostraram que a partida seria diferente, tomando as ações ofensivas do jogo desde o princípio e mantendo muita pressão na defesa em todas as partes do campo. Assim, saiu o primeiro try dos Pelicanos, após bloquear um chute defensivo do Wallys pelo asa Kentaro, que conseguiu perseguir a bola e apoiar no ingoal. Jo, que havia convertido, ampliou com dois penais. 

O time da casa demorou, mas entrou no jogo, enfatizando o jogo de base, mas não criou chances de pontuar. Aproveitando uma série de penais dados a seu favor, o Wallys foi pro jogo tentando o try pela esquerda, mas diante da ferrenha marcação, optou pelo chute no penal seguinte, bem cobrado por Guilherme Zaparoli. Nos minutos finais, o Rio Branco ampliou a vantagem com uma linda roubada de Giuliano pelo centro, que correu metade do campo e mergulhou no ingoal adversário sem oposição, encerrando a etapa inicial em 20 a 3 para os visitantes.

A etapa complementar começou da mesma forma que terminou o primeiro tempo, com um try de Giuliano, mas o Wallys voltou mais ofensivo e disposto a virar o placar. O clube passou a ter mais posse de bola e se aproveitou do número alto de penais cedidos pelo adversário para ganhar terreno, sem contudo superar a defesa do Rio Branco, que seguia implacável. 

No melhor momento do Wallys na partida, o clube de Louveira fez uma grande blitz na linha de 5m do adversário, e depois de conseguir chegar ao ingoal, mas ver um defensor adversário impedir o try, seguiu pressionando pela direita. O capitão do Rio Branco André Alvares foi punido com cartão amarelo por um tackle em offside desfalcando a defesa dos visitantes. A pressão seguiu e após sete fases, Rodrigo Coriolano conseguiu anotar o try. O auxiliar de linha acusou um knock-on no lance, mas o árbitro argumentou que a infração ocorreu somente após o jogador apoiar a bola. Zaparoli converteu sem dificuldades. 

Mesmo com um a menos, o Rio Branco conseguiu manter certo equilíbrio, e contando com erros não forçados do ataque do clube de Louveira, segurou a vantagem em um momento delicado da partida. Já com quinze em campo novamente, conseguiu ampliar com boa penetração pelo centro de Danilo Catini, em boa ação do jogo de forwards que não parou na defesa.

Com o jogo praticamente definido, foi a vez do Wallys ficar um um homem a menos, depois do tackle atrasado de Bombacini. Com a posse de bola e o cronômetro zerado, o Rio Branco seguiu atacando e numa sobra de bola pela direita, Luís “Bastareaud” deu números finais à partida.

 

O Portal do Rugby elegeu Kentaro Inoue como melhor jogador da partida

Placar final: Wallys (03) 10 X 37 (20) Rio Branco

Árbitro: Marcelo Toscano

Auxiliares de linha: Victor Hugo e Ricardo Barbosa

4o árbitro: Luiz Carlos Pereira

Local: Listradão – Jundiaí, SP

 

Wallys

Try: Rodrigo Coriolano

Conversão: Guilherme Zaparoli

Penal: Guilherme Zaparoli

Cartão Amarelo: Bombacini

 

Rio Branco

Tries: Kentaro Inoue, Giuliano Passini (2), Danilo Catini, Luis Bastareaud

Conversões: Jo Delattre (3)

Penais: Joe Delattre (2)

Cartão Amarelo: André Vinícius

 

Escrito por Daniel Venturole