Tempo de leitura: 3 minutos

Neste sábado, dia 18 de maio, ocorreu a 9ª e penúltima rodada válida pelo Campeonato Paulista, onde o São José recebeu em casa SPAC, saindo com a vitória que manteve os joseenses na liderança do estadual. 

 

- Continua depois da publicidade -

Veja outras fotos da partida, por Rodolfo Bazzeto

 

A equipe paulistana começou chutando, dando a posse ao time da casa, que apostou no jogo de chutes para ter avanço territorial no inívio da partida. Logo após o chute, a bola foi aberta com rapidez para Moisés Duque, que impetuosamente marcou o primeiro try da partida, em menos de um minuto.

O jogo recomeçou. Com o placar favorável à equipe da casa, o SPAC partiu pra cima, mas os caipiras conseguiram manter a posse, mas o jogo estava sendo decidido no meio do campo, sem grandes avanços e com a equipe alvi-celeste defendendo muito bem. Depois de penal, os joseenses mantiveram a posse, ganhando o scrum, mas a jogada resultou em line para a equipe do SPAC. Este, após cobrar o lateral, tentou avançar, mas um knock on impediu o ataque. Os forwards foram muito exigidos, com a sequência de scrums e lineouts. Em nova oportunidade, buscando a linha, o São José acabou despediçando a posse de bola, que não reusltou em ataque efetivo dos visitantes. 

Um minuto depois, os SPAC boys partiram com tudo e logo estavam no ingoal. A defesa da equipe da casa tentou suportar o ataque, mas quem acabou com a jogada foi o próprio SPAC, cometendo penal, faltando poucos metros para abrir o placar. A partida voltou a ser disputada na metade do campo. Na disputa de mais um scrum, o SPC anotou seus primeiros pontos, com o oitavo Luiz Ricca “Cabelo”, aproveitando a desatenção adversária e saindo em velocidade, pegando a defesa desprevenida. Try guardado e convertido, deixando o SPAC na liderança.

O clima do jogo mudou após o recomeço. O São José buscava o ataque, mas o SPAC seguiu defendendo muito bem. Após cometer penal, os joseenses recuperaram a bola através de um lateral, partiram para o ataque e conseguiram um penal, que Rafael Morales “Grilo” guardou apesar do grau de dificuldade da cobrança.

A equipe da casa voltou à frente do placar e mais ofensivo. Logo após o chute de reinício, o SPAC deu ao time da casa mais uma chance para ampliar, mas Morales desperdiçou o penal. O São José voltou a pressionar com velocidade, em bela jogada envolvendo grande parte do elenco, sempre parando na defesa adversária. No entanto, em uma das tentativas de afastar o perigo com um chute, Rafael Dawailibi recebeu a ovalada e guardou seu try, convertido, ampliando a vantagem joseense. Minutos depois, em mais um ataque em velocidade dos caipiras garantiram um try de Caio Costa, desta vez envolvendo a outra ponta. Nos minutos finais, Grilo ampliou com penal, encerrando o primeiro tempo.

Na segunda etapa, SPAC voltou mais ofensivo, buscando o resultado e de fato conseguiu diminuir a diferença nos minutos iniciais com João Neto em penal, prontamente devolvido por Morales. Correndo atrás do prejuízo, SPAC passou a ter mais ações na partida, mas sem mostrar efetividade em suas tentativas. Aos poucos, o jogo começou a ficar mais lento, devido ao cansaço e as substituições foram iniciadas em ambas equipes.

Após retomarem a posse, os caipiras avançaram e muito com maul, depois de cerca de quinze metros, a bola foi aberta para a ponta e Fernando Martins e Rafael Dawailibi trocaram passes até sair o try de “Pêlo”.

Após try, jogo passou a ficar mais calmo, sem grandes jogadas para ambas as equipes. Próximo ao fim, o pilar Gabriel Lombello “Pão” acaboupunico ocm cartão amarelo, mas os joseenses conseguiram se segurar e manter  a vantagem até o fim da partida.

O Portal do Rugby elegeu Nicolas Rivero como o melhor jogador em campo.

 

Placar Final: São José 31x 10 SPAC

São José Rugby Clube

Tries: Moises Duque, Rafael Dawailibi, Caio Costa e  Fernando Martins

Conversão: Rafael Morales

Penal: Rafael Morales (3)

Cartão amarelo: Gabriel Lombello

 

SPAC

Tries: Luiz Ricca

Conversão: João Dias

Penal: João Dias

 

Artigo Júlio Cézar Oliveira

Fotos Rodolfo Bazetto