Tempo de leitura: 2 minutos

mexico escola

A Seleção Mexicana de Rugby está no Brasil para a disputa do Desafio Heineken, série de amistosos contra a Seleção Brasileira, que termina neste sábado (20) em Santo André, mas aproveitou a passagem para fazer uma visita especial. A equipe esteve nesta quarta-feira (17) na Escola Estadual México, que fica localizada na Vila Joaniza, zona sul da capital paulista. Desde 2002, a instituição pública de ensino fundamental e médio foi adotada pelo consulado mexicano. Em todo o Estado há atualmente 24 escolas apadrinhadas por países da América Latina.

O professor Ulisses Zinneck, ressaltou que a visita da equipe de rugby mexicana é muito importante para a promoção do esporte na juventude. “Eu não conhecia o esporte, mas achei excelente a forma como foi apresentada. Os alunos, até mesmo os que não gostam de participar das aulas de educação física, começaram a se interessar e entraram também na brincadeira. É uma modalidade com muitos valores e o principal, preza a união da equipe”, afirmou.

- Continua depois da publicidade -

O capitão da seleção mexicana, Marcos Flegmann ficou surpreso com a reação positiva das crianças. “Para nós foi incrível vê-los participando. É muito bom podermos passar nossas experiências para as crianças que não conhecem o rugby. Todas participaram e se interessaram pelo jogo. Não estavam lá porque tinham que estar. Elas queriam fazer parte daquilo e foi muito legal nossa equipe poder ajudar”, comentou.

A surpresa não foi só dos que participaram das atividades em quadra. Quem estava só observando do lado de fora também se encantou com a ação. “A Câmara Mexicana tem um objetivo social e ajuda a Escola México desde 2003. Eu tive o prazer de presenciar o desenvolvimento de um esporte em uma escola que nunca tinha ouvido falar do rugby. O México e o Brasil partilham do mesmo problema que é a não informação sobre o esporte. Aqui o forte é o futebol. Se as empresas mexicanas começarem a apoiar o rugby no Brasil, com certeza a Câmara Mexicana apoiará também. O rugby brasileiro terá todo o meu apoio para desenvolver o esporte na Escola México,” afirmou Jan Claudius Knizek, representante da Câmara Mexicana em São Paulo.

Nesta terça-feira (16), os mexicanos foram derrotados por 50 a 14 na primeira partida do Desafio Heineken, disputado em São José dos Campos. A próximo jogo será realizado no sábado (20), às 16h, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André.

Ingressos – A entrada para assistir o amistoso entre Brasil e México será R$ 10 inteira e R$ 5 meia entrada (estudantes e acima de 60 anos, mediante apresentação de comprovante). A entrada é franca para menores de 18 anos. O Estádio Bruno José Daniel fica na Rua 24 de maio s/nº, Vila Pires. Os ingressos estarão à venda no dia da partida, a partir das 10 horas, na bilheteria do estádio.

Escrito por: ZDL