Tempo de leitura: 9 minutos

spac farrapos 2013

O campo do SPAC, na zona sul de São Paulo, foi palco da partida decisiva do Super 10 entre os donos da casa e os gaúchos do Farrapos, valendo a classificação para os dois times às semifinais. As emoções, porém, começaram bem antes, na Arena Paulista, no CERET, onde, mais cedo, o Bandeirantes foi derrotado pelo Curitiba. A vitória dos paranaenses classificou o SPAC e jogou toda a pressão para cima dos gaúchos, que precisavam de apenas dois pontos para se classificarem, o que deixaria de fora o Band. O Farrapos lutou muito, fez um excelente primeiro tempo, mas pecou em demasia no segundo, sendo derrotado por sonoros 43 a 13. Os paulistas, com esse resultado, agora se preparam para enfrentar o poderoso São José na semifinal do Campeonato Brasileiro.

O primeiro tempo foi muito equilibrado com ambas as equipes apostando no jogo de base e na força física, o que rendeu muitos penais e knock-ons. O Farrapos inaugurou o placar com Leonardo Scopel cobrando penal, logo no primeiro minuto de jogo. O SPAC responderia logo em seguida. Após um scrum mal feito dos gaúchos, na sua linha de cinco metros de defesa, a bola espirrou e o oitavo do SPAC, Nick Smith, aproveitou a desorganização da defesa para fazer o try, que Leco não converteria. O scrum, um dos pontos fortes do Farrapos, não encaixou sendo completamente dominado pelos paulistas. Porém, o time de Bento Gonçalves não desanimou, passando à frente logo em seguida, quando uma saída de bola do scrum terminou com um try do segundo centro Diego da Silva, que Scopel converteu. A partida, a partir desse momento, ficou muito truncada, com ambas a s equipes defendendo muito bem e jogando sempre na base. O SPAC conseguiria passar à dianteira do placar em um try do ponta cego Boy, que passou por cima da defesa para entrar no in-goal, com Leco acertando sua primeira conversão do dia. O Farrapos terminaria primeiro tempo ainda assim em vantagem, com mais um penal convertido por Scopel. Fim da primeira etapa, 13 a 12 para os visitantes.

- Continua depois da publicidade -

O segundo tempo continuou muito pegado, mas com o SPAC conseguindo acelerar o jogo com a sua linha. O time da capital paulista passaria à frente logo nos primeiros minutos em um penal cobrado por Leco. A partida continuaria muito equilibrada até que um jogador saiu do banco para decidir a partida. Allan Martins, o “Careca”, ponta do SPAC, entrou no intervalo e desequilibrou o confronto, marcando três tries e dando passe para outro. O primeiro aconteceu  aos 15’, quando ele recebeu na ponta para correr mais que todos os seus marcadores e fazer o try no meio dos paus. Leco o converteu. No outro, ele receberia na ponta e chutaria por cima da defesa para correr atrás e entrar livre no in-goal, com Leco também convertendo. O terceiro foi muito similar ao primeiro, com Careca correndo mais do que seus marcadores, para Leco converter de novo. O abertura do SPAC ainda teria tempo de anotar o seu, com Careca recebendo pelo meio e dando um belo offload para Leco fazer no meio dos paus. Ele mesmo converteu, dando números finais ao jogo: SPAC 43 Farrapos 13.

O Portal do Rugby elegeu Allan Martins como melhor jogador da partida por seus três tries.  

Clique aqui para conferir as fotos exclusivas da partida.

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Super 10

SPAC 43 x 13 Farrapos

Árbitro: Henrique Platais

Local: SPAC – São Paulo, SP

 

SPAC

Tries: Allan “Careca” (3), Nick Smith, André “Boy”, Leco

Conversões: Leco (5)

Penais: Leco (1)

 

Farrapos

Try: Diego da Silva

Conversões: Leonardo Scopel (1)

Penais: Scopel (2)