Tempo de leitura: 5 minutos

Neste fim de semana, a Arena Paulista de Rugby, na zona leste da capital, recebeu dois jogos que marcaram a estreia da divisão de acesso do campeonato paulista, a terceira divisão estadual. Nos embates, Urutu e ABC conseguiram vitórias sobre o Tatuapé e Alto Tietê, respectivamente.

No primeiro jogo do dia, o Alto Tietê começou melhor, abrindo o placar rapidamente com um penal de Gustavo Vecchi. A equipe de Mogi das Cruzes dominou ações no início, apostando tudo nos forwards para um jogo mais compacto, mantendo a posse de bola. A primeira grande chance de try veio aos dez minutos, com boa infiltração de Leandro “Cavalo” Caetano, que passou para a linha até a ponta, mas a equipe não conseguiu concluir.

- Continua depois da publicidade -

Apesar da pressão inicial do Alto Tietê, quem abriu o placar foi o ABC, com Rone Alves na ponta, na primeira chegada do time azul e branco, em uma sequência de pick and gos que colocaram o adversário dentro de seus próprios 5m. A marcação adversária acabou deixando o jogador livre para marcar na esquerda. O Alto Tietê, contudo, não desanimou e seguiu mandando no jogo. A insistência do time deu frutos cinco minutos depois, com try de Leandro Caetano, seguido de conversão de Guilherme Vecchi.

Ainda no primeiro tempo, o ABC ficou com um homem a menos, por infração reiterada (manipulando a bola nos rucks) dificultando seu trabalho defensivo, mas conseguiram segurar os forwards adversários em duas oportunidades, quando o Alto Tietê apertou em busca do try nos minutos finais da primeira etapa, sem sucesso. Vale destacar também o ótimo trabalho da equipe do ABC nos contra rucks, oonde conseguiram roubar muitas bolas do adversário, quebrando o ataque do Alto Tietê.

O segundo tempo começou ainda com domínio do time de Mogi, forte principalmente no scrum, onde seguidamente empurrava a formação adversária, mas continuava com problemas para dar sequência no ataque. Assim como na etapa inicial, mesmo inferior, quem marcou foi o ABC, em um belo drop goal de Frederico Bach, acertando o chute dos 22m, sob pressão, diminuindo a vantagem adversária para somente dois pontos.

À medida que corria a etapa final, o ABC começava a melhorar e equilibrar o jogo, auxiliado também por uma suspensão temporária de um pilar do Alto tietê. Mostrando-se melhor fisicamente, a equipe conseguiu atacar mais, e pela direita, veio o try da virada, com Bráulio Ezequiel, seguido de conversão de Frederico Bach. Faltando cerca de dez minutos para o fim, o abertura ampliou a vantagem com um penal bem cobrado, de frete para os paus, deixando a vantagem em oito pontos,que não seria revertida pelo Alto Tietê até o fim do jogo, definindo a vitória a favor do ABC.

O Portal do Rugby escolheu Frederico Bach como melhor jogador da partida.

Veja as fotos da partida entre ABC e Alto Tietê!

Placar final: ABC (5) 18 X 10 (10) Alto Tietê


ABC

Tries: Rone Alves (1), Bráulio Ezequiel (1)

Conversões: Frederico Bach (1)

Penal: Frederico Bach (1)

Drop Goal: Frederico Bach (1)

 

Alto Tietê

Try: Leandro Caetano (1)

Conversão: Guilherme Vecchi (1)

Penal: Guilherme Vecchi (1)

 

Urutu vence com facilidade na estreia


A equipe do Urutu, formada por ex-jogadores da Farmácia USP que decidiram dar um passo adiante em sua paixão pelo Rugby, estreou uniforme novo e entrou em campo para jogar XV pela primeira vez representando o clube Urutu, e fez bonito diante do Tatuapé, mostrando que o entrosamento de anos de faculdade não se perdeu, e pode fazer deles, a equipe a ser batida na divisão de Acesso do Campeonato Paulista.

Logo no início do jogo, o Urutu começou jogando em seu campo de ataque, e conseguiu abrir o placar com um penal cobrado por JP, da intermediária. Menos de cinco minutos depois, ampliaram com um try, de Júlio Passone na ponta esquerda, em rápida troca de passes na linha, mostrando que seria esse o caminho a ser buscado pela equipe ao longo do jogo. Felipe Marambio “Salas” converteu e anotou mais dois pontos.

O Tatuapé tentou atacar pelos forwards, mas encontrou forte oposição, que anulou as tentativas do time por esse meio. Não demorou até que o Urutu ampliasse, dessa vez com Allan Amaral pela ponta novamente, se livrando de três marcadores na velocidade, e anotou mais um try em grande jogada da linha, com muito apoio, começando com  Gustavo, seguindo por JP e terminando com Allan novamente. Sem chances claras de ameaçar o ingoal adversário, o Tatuapé tentou anotar seu primeiros pontos com Filipe Rodrigues, que desperdiçou um penal. No fim do primeiro tempo, Salas anotou o seu try, recebendo a bola do oitavo e com um sidestep, tirou a marcação da linha e correu até o ingoal.

No segundo tempo, o Urutu ficou em desvantagem numérica, com cartão amarelo dado a Allan Amaral, por impedir a cobrança rápida do adversário e o Tatuapé anotou o penal com Américo “Portuga”Barbosa. Cinco minutos depois, foi a vez de JP também levar amarelo, pelo mesmo motivo, deixando o Urutu temporariamente com apenas treze jogadores. Coma mais espaço, o Tatuapé passou a utilizar mais a linha, e Américo encontrou um bom espaço entre a linha e o scrum adversário, mas sem apoio, não conseguiram dar sequência na jogada, e ainda propiciaram um rápido contra atauqe adversário que só parou no try de Gustavo Ovelha” Massaini. 

A partida seguiu com amplo domínio do Urutu. O Tatuapé conseguiu chegar ao campo de ataque algumas vezes, mas de forma pouca objetiva, e não levou grande perigo ao adversário, e mostrou um pouco de desgaste de seus jogadores, que não conseguiram acompanhar o forte ritmo do adversário, que ampliou com Bruno Tanaka e pouco depois, Vitor Amin. Antes do fim do jogo, o Urutu marcou mais dois tries, com Filipe Correa e Felipe Gianini.

O Portal do Rugby elegeu Allan Amaral como melhor jogador da partida

Veja as fotos da partida entre Tatuapé e Urutu!

 

Placar final: Tatuapé (0) 03 X 59 (25) Urutu

Tatuapé

Penal: Américo Barbosa (1)

 

Urutu

Tries: Júlio Passone (1), Allan Amaral (2), Felipe Marambio (1), Gustavo Massaini (1), Bruno Tanaka (1), Vitor Amin (1), Filipe Correa (1), Felipe Gianini (1), JP (1)

Conversões: Felipe Marambio (1), JP (2)

Penais: JP (1)