fiji hk campeão

Tempo de leitura: 31 minutos

fiji hk campeão

O mais importante torneio do sevens mundial agitou o fim de semana. Com casa cheia, Hong Kong recebeu a sexta etapa da Série Mundial de Sevense coroou Fiji, campeão pela 13ª vez do torneio, ao bater a Nova Zelândia na grande final. Mesmo com o vice-campeonato, os neozelandeses seguem em primeiro lugar na classificação geral.

O Hong Kong Sevens de 2012 foi mais especial por um outro motivo: o torneio garantiu a três seleções vagas de seleções centrais para a próxima temporada da Série Mundial de Sevens. Canadá, Espanha e Portugal ganharam no campo o direito de disputar todas as etapas da edição 2012-13 do circuito.

- Continua depois da publicidade -

Nos dias 31 de março e 1º de abril será disputada a 7ª etapa da Série Mundial de Sevens 2011-12, em Tóquio, no Japão.

Saiba mais sobre o Hong Kong Sevens 2012!

E clique aqui para saber tudo sobre o torneio feminino! A Inglaterra foi a campeã, e o Brasil terminou em 9º lugar!

 

Sexta-feira, dia 23

Resultados previsíveis no primeiro dia

O primeiro dos três dias de jogos dos torneios masculinos de Hong Kong foi quase todo previsível. Apenas um jogo teve resultado inesperado: Hong Kong carimbou a faixa do Uruguai, campeão sul-americano, mostrando ótimo preparo físico e expondo certo nervosismo nos Teros depois de alcançarem o topo da América do Sul.

No Torneio Qualificatório para a Série Mundial de Sevens de 2012-13, também mereceram destaque o bom início da Espanha, que bateu o Zimbábue; a vitória apertada da Rússia sobre o Japão; e o duelo entre Tonga e China. Foi um grande jogo, com a China largando muito bem na frente, mas permitindo a virada.

No torneio principal, Samoa e Quênia fizeram uma excelente partida, na qual prevaleceu a seleção samoano. A África do Sul teve dificuldades para superar o País de Gales, enquanto a Argentina deu muito trabalho à Inglaterra no clássico do dia. O destaque maior foi para a grande vitória da Austrália sobre a França, com direito a 3 tries de Greg Jeroudev, e triunfo por contundentes 31 x 10.

 

Sábado, dia 24

Sábado de grandes jogos e muitas zebras

O sábado reservou uma coleção de resultados surpreendentes no Torneio Qualificatório. O Uruguai foi a grande decepção. Após perder para Hong Kong na sexta-feira, os Teros caíram diante da ascendente China. Foi um partidaço. Os chineses começaram com tudo o jogo, fazendo 19 x 7 no primeiro tempo. No segundo tempo, o Uruguai reagiu e virou o placar para 26 x 24 faltando segundos para o fim. Mas, os sul-americanos cederam a vitória nos acréscimos, 29 x 26.

As zebras não pararam por aí. Hong Kong aprontou mais uma, derrotando a super-favorita Tonga por incríveis 26 x 7. E o outro grande favorito, o Canadá, caiu diante do veloz Zimbábue, 24 x 21. Para completar, a Rússia abriu o dia quase entregando seus pontos para a Guiana, que abriu 12 x 0, mas permitiu a virada russa já nos acréscimos, 14 x 12.

Na terceira e última rodada, Hong Kong se classificou com um boa vitória sobre a China, pior terceira colocada, tirando dos irmãos as chances de uma vaga na próxima Série Mundial de Sevens. Os Dragões de Hong Kong terminaram com a melhor campanha entre todos os participantes. Tonga, por sua vez, derrotou e eliminou o Uruguai, passando em segundo lugar no Grupo D. No Grupo E, houve um tríplice empate. Na última rodada, o Canadá derrou a Espanha em verdadeira batalha e garantiu o primeiro lugar, deixando os Leões espanhóis em segundo, e o Zimbábue, que quase perde para os Vulcões filipinos, em terceiro. Por fim, pelo Grupo F, Portugal garantiu o primeiro lugar ao bater a Rússia, por parelhos 17 x 10, no finzinho. O Japão atropelou a Guiana e se garantiu com o terceiro lugar.

No torneio principal, Nova Zelândia, Fiji, Samoa e Austrália seguiram passeando na segunda rodada, mas os demais grandes tiveram dificuldades. A Inglaterra venceu o Quênia por suados 21 x 17. Já a África do Sul superou os Estados Unidos por magros 15 x 7, não mostrando novamente um bom rugby.

Na rodada decisiva, fijianos e neozelandeses comprovaram o favoritismo vencendo com categoria Austrália e África do Sul, respectivamente. Já Samoa e Inglaterra disputaram ponto a ponto o primeiro lugar do grupo, e deu Samoa 14 x 12.

A Argentina obteve uma importante vitória sobre o Quênia, classificando-se às quartas-de-final e eliminando o perigoso time africano. A grande decepção foi a França que, derrotada pela Escócia, foi relegada à disputa do Bowl.

 

Domingo, dia 25

Quatro equipes em busca de três vagas douradas

O terceiro e decisivo dia de jogos em Hong Kong teve início com as partidas do Qualificatório para a Série Mundial de Sevens 2012-13, que garante 3 seleções em todas as etapas da próxima temporada do circuito. Nas partidas do Ranking, que valia as quatro ultimas posições, o Uruguai conseguiu sua primeira vitória, de honra, sobre as Filipinas, ao passo que a Guiana bateu a China (que havia derrotado o Uruguai no sábado).

Nas partidas que valiam pelas quartas-de-final da disputa pelas preciosas vagas, Japão, Espanha, Canadá e Portugal levaram a melhor. Os japoneses tiveram pela frente a sensação dos dois primeiros dias, os anfitriões de Hong Kong, e um duelo muito quente e parelho foi produzido, com um empate em 5 x 5 no tempo regulamentar. Na prorrogação, o Japão fez seu try e se garantiu entre os semifinalistas, eliminando Hong Kong.

Na segunda partida, uma grande e grata surpresa foi produzida. A Espanha confirmou o renascimento de seu rugby com uma magnífica vitória por 19 x 7 sobre a favorita Tonga, carimbando sua vagas às semifinais. O rugby espanhol, que já havia feito boa campanha no último Grand Prix Europeu, e que, no rugby de XV, vem se destacando sobre seus rivais mais badalados no Europeu de Nações, deu um grande passo rumo à elite do seven-a-side.

Na sequência, o Canadá, ao contrário de Tonga, confirmou seu favoritismo e derrotou a boa Rússia, 24 x 7. Por fim, Portugal sofreu muito, mas conseguiu uma emocionante vitória sobre a perigosa equipe do Zimbábue. Os lusos saíram atrás no placar, perdendo por 17 x 7 com menos de 3 minutos para o fim. Os tries heróicos de Aderito Esteves e Gonçalo Foro garantiram Portugal na semifinal.

 

Favoritos chegam às semifinais

Os quatro primeiros colocados da temporada da Série Mundial de Sevens são justamente os quatro semifinalistas do Hong Kong Sevens. Na primeira partida das quartas-de-final, Fiji não teve problemas para confirmar seu favoritismo e eliminar a Argentina. 26 x 7, com categoria.

Depois foi a vez da Inglaterra avançar à final. Os ingleses fizeram uma batalha com os fortes australianos, e venceram graças a um try nos acréscimos. Com 14 x 14 no placar, Dan Norton matou o jogo com um try aos 7min15, seu segundo no jogo, garantindo a classificação inglesa, com 19 x 14 no placar.

Em outra dura peleja, Samoa caiu diante da África do Sul, que segue em busca de sua primeira conquista na temporada. Os samoanos foram melhores no primeiro tempo, indo para o intervalo em vantagem de 14 x 5. Porém, os Blitzboks fizeram um exuberante segundo tempo, matando a partida com nada menos que 4 tries, sendo 2 de Cornal Hendricks. 27 x 14, números finais.

Na última partida, a Nova Zelândia não teve dificuldades para passar por Gales. 31 x 7, com 5 tries, sendo 2 de Ardie Savea.

 

Canadá, Espanha e Portugal se garantem no circuito mundial!

O Leão espanhol voltou a rugir alto! Na primeira semifinal do Qualificatório, valendo vaga em todas as etapas da temporada 2012-13 da Série Mundial de Sevens, a Espanha derrotou o Japão e conquistou talvez o maior feito de seu rugby desde a classificação à Copa do Mundo (de XV) de 1999. O primeiro tempo foi espanhol, com o veterano Pablo Feijoo fazendo o primeiro try. Logo no início do segundo tempo, Ignacio Martin anotou o segundo. Contudo, o Japão, de Lote Tuqiri (ex-Wallaby) reagiu, empatando o jogo com tries de Hikosaka e do gigante tonganês Tupuailai, atropelando os ibéricos. Na prorrogação, Pedro Martin cravou o histórico try. 17 x 12.

Na segunda semifinal, Canadá e Portugal duelaram, e os canadenses levaram a melhor. Com tries de Trainor e Paris, os Canucks venceram por suados 14 x 12. Fez-se justiça: o Canadá reconquistou, enfim, seu status de seleção central.

A Portugal e Japão ainda restou uma esperança: o duelo direto pela terceira e última vaga no circuito. No “tudo ou nada”, deu Portugal. Os lusos se impuseram sobre os nipônicos com muita categoria, fazendo 5 tries, e 33 x 19 no marcador.

Na final do Qualificatório, válido como a final Shield, o Canadá levou a melhor sobre a Espanha, 22 x 5. Mas, o que valeu mesmo para canadenses, espanhóis e portugueses foi o novo status adquirido de seleções centrais da Série Mundial de Sevens!

Desde a temporada 2007-08, quando perdeu sua vaga para os Estados Unidos, o Canadá não era uma seleção central. Para Portugal e Espanha, essa será uma experiência única.

 

Após disputas intensas, os favoritos se garantem

Nas semifinais do torneio principal, Fiji e Nova Zelândia se provaram, mais uma vez, acima de seus adversários. Os fijianos derrotaram os ingleses por magra vantagem. Naikadawa fez o único try do primeiro tempo para Fiji, que ampliou logo no início do segundo tempo, com Talebula. 14 x 0. Porém, a Inglaterra reagiu, e diminuiu com Mat Turner, a 3 minutos do fim. Mas, os ingleses não foram capazes de virar o jogo, e a classificação foi dos Fijianos Voadores.

Na segunda semifinal, a Nova Zelândia venceu a arquirrival África do Sul, dando uma grande demonstração de seu poderio. Os neozelandeses abriram 14 x 0 rapidamente, com tries dos novatos Jack Wilson e Lolagi Visnia, em grandes jogadas. No último lance antes do intervalo, Hendricks diminuiu para os Blitzboks. Na segunda etapa, a África do Sul teve tudo para virar o placar, com DJ Forbes recebendo cartão amarelo. Prinsloo fez o segundo try sul-africano, mas, ainda com um jogador a menos, a Nova Zelãndia fez seu terceiro try, com Tim Mikkelson. 19 x 14, fim de jogo.

Nas semifinais do Plate, a Argentina brilhou vencendo com muita contundência a Austrália, ao passo que Samoa atropelou o País de Gales. E nas semifinais do Bowl, triunfos dos Estados Unidos sobre a Escócia e do Quênia com louvor sobre a decepcionante França.

 

Quênia e Samoa premiados

O Quênia conquistou o título do Bowl ao derrotar os Estados Unidos em bela peleja. As Águias abriram 12 x 0 no primeiro tempo, mas permitiram a virada queniano na segundo etapa, com tries de Kayange e Ndayara.14 x 12.

O Plate ficou com Samoa, que suou muito mas passou pela Argentina. De La Fuente abriu o placar para os Pumas, mas com o try de Faosiliva, Samoa passou à frente antes do intervalo, 7 x 5. Logo a 1′, Santiago Craig devolveu a vantagem aos sul-americanos. Entretanto, com um try de Afamasaga no último minuto, os samoanos venceram a disputa, 14 x 12.

Na dispiuta pelo terceiro lugar, a África do Sul atropelou a Inglaterra, 28 x 0, confirmando-se como a terceira força do circuito.

 

Fiji é campeão!

Nova Zelândia e Fiji, as duas melhores seleções do circuito e as duas maiores campeãs de Hong Kong fizeram a grande final. E os Fijianos Voadores começaram voando baixo, anotando 2 belos tries nos primeiros 5 minutos, com Nayacalevu e Lutumailagi. 14 x 0, no melhor estilo fijiano. Jackman diminuiu para os neozelandeses faltando 4 minutos para o intervalo, em boa corrida, apoiando a bola na proteção da trave. Antes do intervalo, Jackman fez seu segundo try no jogo, em lance polêmico, 14 x 14.

Na segunda etapa, Cakau anotou o terceiro try fijiano, tirando proveito da demora neozelandesa após penal. Com a Nova Zelândia reduzida a 6 homens, Fiji tirou proveito e fez seu quarto try, com Matawalu. Com menos de 2 minutos, os Homens de Preto diminuiram, com Heem. Mas, os fijiano mataram o jogo no reinício, com grande jogada de Naycalevu. Os neozelandeses ainda fizeram um último try, mas o título já era fijiano, 35x 28! Uma final de gala.

 

hong kong sevenssevens world series copiar

Hong Kong Sevens – em Hong Kong, China – 6ª etapa da Série Mundial de Sevens 2011-12

Grupo A: Samoa, Inglaterra, Argentina e Quênia

Grupo B: Nova Zelândia, África do Sul, País de Gales e Estados Unidos

Grupo C: Fiji, Austrália, França e Escócia

Qualificatória para a Série Mundial de Sevens 2012-13

Grupo D: Tonga, Uruguai, Hong Kong e China

Grupo E: Canadá, Espanha, Zimbábue e Filipinas

Grupo F: Portugal, Rússia, Japão e Guiana

 

Sexta-feira, dia 23 de março

Portugal 19 x 0 Guiana – Qualificatório

Canadá 35 x 5 Filipinas – Qualificatório

Tonga 33 x 12 China – Qualificatório

Fiji 39 x 5 Escócia

Nova Zelândia 29 x 5 Estados Unidos

Samoa 19 x 7 Quênia

Rússia 14 x 7 Japão – Qualificatório

Espanha 19 x 5 Zimbábue – Qualificatório

Uruguai 14 x 17 Hong Kong – Qualificatório

Austrália 31 x 10 França

África do Sul 10 x 0 País de Gales

Inglaterra 19 x 10 Argentina

 

Sexta-feira, dia 23 de março / Sábado, dia 24 de março

Rússia 14 x 12 Guiana – Qualificatório

Espanha 21 x 5 Filipinas – Qualificatório

Uruguai 26 x 29 China – Qualificatório

Austrália 29 x 14 Escócia

África do Sul 15 x 7 Estados Unidos

Inglaterra 21 x 17 Quênia

Portugal 26 x 22 Japão – Qualificatório

Canadá 21 x 24 Zimbábue – Qualificatório

Tonga 7 x 26 Hong Kong – Qualificatório

Fiji 26 x 12 França

Nova Zelândia 24 x 7 País de Gales

Samoa 27 x 0 Argentina

Japão 38 x 5 Guiana – Qualificatório

Zimbábue 21 x 17 Filipinas – Qualificatório

Hong Kong 29 x 5 China – Qualificatório

França 12 x 14 Escócia

País de Gales 42 x 7 Estados Unidos

Argentina 19 x 7 Quênia

Portugal 17 x 10 Rússia – Qualificatório

Canadá 10 x 7 Espanha – Qualificatório

Tonga 33 x 12 Uruguai – Qualificatório

Fiji 22 x 5 Austrália

Nova Zelândia 19 x 10 África do Sul

Samoa 14 x 12 Inglaterra

 

 

Sábado, dia 24 de março / Domingo, dia 25 de março

Qualificatório – Semifinais Ranking

China 5 x 7 Guiana

Uruguai 22 x 5 Filipinas


Qualificatório (Shield) – Quartas-de-final

Hong Kong 5 x 10 Japão – na prorrogação

Espanha 19 x 7 Tonga

Canadá 24 x 7 Rússia

Portugal 21 x 17 Zimbábue

 

Taça Ouro (Cup) – Quartas-de-final

Fiji 26 x 7 Argentina

Austrália 14 x 19 Inglaterra

Samoa 14 x 27 África do Sul

Nova Zelândia 31 x 7 País de Gales

 

Qualificatório – Final Ranking

Uruguai 31 x 0 Guiana

 

Qualificatório (Shield) – Semifinais

Espanha 17 x 12 Japão – na prorrogação

Canadá 14 x 12 Portugal

Espanha e Canadá garantiram vaga na temporada 2012-13 da Série Mundial de Sevens

 

Taça Bronze (Bowl) – Semifinais

Escócia 14 x 28 Estados Unidos

Quênia 29 x 0 França

 

Taça Prata (Plate) – Semifinais

Argentina 21 x 12 Austrália

Samoa 36 x 7 País de Gales

 

Taça Ouro (Cup) – Semifinais

Fiji 14 x 7 Inglaterra

África do Sul 12 x 17 Nova Zelândia

 

Qualificatório (Shield) – Disputa pelo 3º lugar

Japão 19 x 33 Portugal

Portugal garantiu vaga na temporada 2012-13 da Série Mundial de Sevens

 

Qualificatório (Shield) – Final

Espanha 5 x 22 Canadá

 

Taça Bronze (Bowl) – Final

Quênia 14 x 12 Estados Unidos

 

Taça Prata (Plate) – Final

Argentina 10 x 12 Samoa

 

Taça Ouro (Cup) – Decisão do 3ºlugar

Inglaterra 0 x 28 África do Sul

 

Taça Ouro (Cup) – Final

Fiji 35 x 28 Nova Zelândia

FIJI CAMPEÃO

fiji