Tempo de leitura: 5 minutos

soldier field copy

Yachvili anuncia aposentadoria, All Blacks em Chicago, Los Angeles e Sacramento recebem Águias, Aberdeen quer o PRO12, Payne, O’Mahony, Noirot, Copa do Mundo Feminina e Uruguai.

 

- Continua depois da publicidade -

Dimitri Yachvili deixará o rugby ao fim da temporada

Ao fim da temporada, após passar pelo rebaixamento de sua atual equipe, o Biarritz, sua motivação já não é mais a mesma: “Estou cansado emocionalmente, mentalmente e fisicamente. Chegou a hora para encerrar minha carreira”.

O scrum-half que teve seus dias de glória na década passada, defendeu a França em 61 jogos e marcou 373 pontos entre 2002 e 2012. Vestiu a camisa de Les Bleus em duas Copas do Mundo (2003 e 2011) sendo finalista na última delas e esteve em nove torneios Six Nations, sendo campeão em quatro deles.

Começou sua carreira no time da cidade em que nasceu, Brive e lá também se tornou profissional. Defendeu também o Paris Université Club, Goucester (na temporada em que foi campeão da Premiership em 2002) e desde 2002, defende as cores do Biarritz. Por ele venceu dois Top14 (2005 e 2006), uma Challenge Cup (2012) e chegou a duas finais da Heineken Cup (2006 e 2010).

Fonte: Planet Rugby

 

Chicago receberá os All Blacks

USA Rugby e NZRU chegaram a um acordo e os All Blacks enfrentaram os Eagles em Chicago, no dia 1º de novembro de 2014. A visita da Nova Zelândia aos Estados Unidos com sua seleção principal será a primeira desde 1913, ano da única vez que as duas seleções se enfrentaram em solo americano. O placar naquela oportunidade foi de 51 x 3 para os neozelandeses, em Berkeley, na Califórnia. Depois, os dois times só se enfrentaram na Copa do Mundo de 1991, na Inglaterra, com vitória da Nova Zelândia por 46 x 6.

De acordo com o jornal neozelandês New Zealand Herald, a NZRU irá faturar 1 milhão de dólares pela confirmação do jogo. O palco será o Soldier Field, casa do time de futebol americano Chicago Bears, com capacidade para 63.500 espectadores (foto).

A entidade máxima do rugby dos EUA também confirmou os palcos para as partidas em casa da seleção local na Copa das Nações do Pacífico, em junho. No dia 14 de junho, as Águias enfrentarão o Japão em Los Angeles, no Stub Huber Stadium (casa do time de futebol Los Angeles Galaxy) em jogo que se especulava que ocorreria no Havaí. Já no dia 21 os EUA enfrentarão o Canadá em Sacramento, capital da Califórnia.

Fonte: NZ Herald e US Rugby

 

União Escocesa de Rugby discutirá criação de terceiro time do país no PRO12

A SRU confirmou que discutirá com investidores da cidade de Aberdeen a criação de uma nova equipe profissional escocesa para jogar o PRO12. No mês passado, a Aberdeen Asset Management, grupo de investimento baseado na terceira maior cidade da Escócia, Aberdeen, havia deixado pública sua intenção de levar o rugby profissional à cidade do norte do país, considerada uma das cidades mais ricas do Reino Unido e capital petrolífera do país. Com cerca de 250.000 habitantes, Aberdeen era uma das bases do antigo Caledonia Reds, equipe profissional escocesa que esteve ativa de 1995 a 1998, quando ainda não existia a Liga Celta (atual PRO12) e a Escócia contava com 4 times profissionais, que disputavam o Campeonato Interdistrital Escocês, valendo vagas na Heineken Cup. Os Reds dividiam seus jogos entre Aberdeen e Perth e disputaram a Challenge Cup em 1995-96 e a Heineken Cup em 1996-97 e 1997-98, sendo fundidos em 1998 ao Glasgow.

Desde o fim do Border Reivers, em 2007, a Escócia conta com apenas dois times profissional, Glasgow e Edinburgh, ficando atrás de seus rivais Irlanda e Gales, que contam com 4 equipes no PRO12. A SRU calcula que sejam necessário investimentos entre  6 e 7 milhões de libras por ano para se manter uma equipe no PRO12.

Fonte: BBC

 

Payne é suspenso por duas semanas por tackle na Heineken Cup

O irlandês Jared Payne, do Ulster, recebeu suspensão de 2 semanas pelo cartão vermelho recebido no jogo entre Ulster e Saracens pela Heineken Cup. Payne aplicou um tackle em Alex Goode, que estava sem os pés no chão, levando o inglês a ser retirado de campo por concussão. Goode já está completamente recuperado do incidente.

 

 

Fim de temporada para Peter O’Mahony

Já o asa irlandês Peter O’Mahony, do Munster, desfalcará seu time e a seleção irlandesa até o segundo semestre do ano. O atleta, destaque do rugby mundial, terá que passar por uma cirurgia no ombro, após lesão em jogo da Heineken Cup contra o Toulouse.

Fonte: Planet Rugby

 

Biarritz assina com Benjamin Noirot

Já rebaixado no Top 14, o Biarritz contratou o hooker de 33 anos Benjamin Noirot. Ex-seleção francesa, Noirot assinou por um ano, com opção de prolongamento por mais um ano.

Fonte: L’Équipe

 

Ingressos à venda e arbitragem anunciada para a Copa do Mundo Feminina

Em agosto de 2014, os olhos do mundo do rugby irão se voltar para a França, que receberá a Copa do Mundo Feminina (de XV), O IRB anunciou a lista de árbitras para o torneio: Jess Beard (Nova Zelândia), Leah Berard (EUA), Claire Hodnett (Inglaterra), Nicky Inwood (Nova Zelândia), Marlize Jordaan (África do Sul), Helen O’Reilly (Irlanda), Amy Perrett (Austrália) e Sherry Trumbull (Canadá). As assistentes serão: Beatrice Benvenuti (Itália), Sara Cox (Inglaterra), Clare Daniels (Inglaterra), Marie Lematte (França), Alhambra Nievas (Espanha) e Alex Pratt (Escócia).

O torneio se dará entre os dias 1 e 17 de agosto, com todos os jogos sendo realizados em Paris. Os ingressos custarão 5 euros e podem ser adquiridos no site do torneio. Clique aqui.

Grupo A: Canadá, Inglaterra, Samoa e Espanha

Grupo B: Nova Zelândia, Irlanda, Estados Unidos e Cazaquistão

Grupo C: Austrália, França, África do Sul e Gales

Para conferir a tabela de jogos completa, clique aqui.

 

Uruguai lança programa do IRB Get into Rugby

O Uruguai é mais um país que entrou para o programa do IRB chamado Get into Rugby, voltando para a introdução do esporte para crianças. A intenção da União de Rugby do Uruguai é levar o rugby às escolas públicas e privadas do país.

Fonte: URU