uruguai canadá 2014 jrwt

Tempo de leitura: 8 minutos

uruguai canadá 2014 jrwt

Sexta-feira marcou a segunda rodada do Troféu Mundial Junior, a segunda divisão do M20 mundial, que comprovou a tendência apresentada na abertura: surpresas, muitas surpresas, apontando para o crescimento de várias nações que antes nãi brigavam pelas primeiras colocações do torneio.

A grande notícia foi a manutenção da invencibilidade do Uruguai que, após bater o Japão, arrancou um empate em 18 x 18 com o Canadá, vice-campeão de 2013, que está agora matematicamente eliminado da dusputa pelo título – já que apenas o campeão de cada grupo joga a final. Os Teritos mostraram sua força, saíram atrás no placar, mas viraram ainda no primeiro tempo para 8 x 7 com tento de Correa e penal de Blengio. Os uruuguaios ficaram atrás com penal para os canadenses, mas viraram com um try segundo try pouco depois. Mais uma troca de penais entre os chutadores levou o Uruguai a pouco minutos da vitória, mas, nos instantes finais, o Canadá ganhou uma penalidade, apostou no lateral e foi bem sucedido, chegando ao try do empate. 18 x 18, que deixaram o Uruguai em segundo lugar do Grupo B, 1 ponto abaixo do líder Japão.

- Continua depois da publicidade -

Os japoneses, que haviam perdido na abertura para o Uruguai, assumiram a liderança isolada ao vencerem com ponto-bônus a surpreendente Namíbia, que fez outra partida monumental, mas dessa vez não conseguiu sair de campo vitoriosa. O jogo teve como árbitro o brasileiro Henrique Platais e se encerrou em emocionantes 34 x 28, com o Japão largando atrás. A Namíbia vencia por 14 x 0 quando os japoneses iniciaram a reação, levando a partida ao intervalo em 14 x 12. No segundo tempo, Yuki Okada, Shuhei Narita e Seiya Ozaki mostraram a qualidade da linha nipônica e asseguraram a vitória, apesar da perigosa reação africana.

No Grupo A, a liderança é dos Estados Unidos, que venceram o jogo crucial contra a Geórgia por enfartantes 13 x 12. O asa dos EUA Hanco Germishuysm, nascido na África do Sul, fez o único try da peleja, com a Geórgia se mantendo no páreo com 4 penalidades certeiras. Mas, os muitos erros de handling impediram os georgianos de emergiram vitoriosos. Na outra partida, Tonga fez sua obrigação e superou Hong Kong por 39 x 16, obtendo um bônus que a manteve na briga pela promoção.

A terceira e decisiva rodada da fase de grupos ocorre na terça-feira. No Grupo A, os EUA, que têm 4 pontos a mais que Geórgia e Tonga, enfrentam justamente Tonga, enquanto a Geórgia pega Hong Kong. Os georgianos precisam vencer com ponto-bônus os anfitriões e torcer para uma vitória não-bonificada de Tonga sobre os EUA, para não depender do saldo de pontos. Para as Jovens Águias, um empate basta.

No Grupo A, o Japão enfrenta o eliminado Canadá e garante a classificação sem depender de outros placares caso vença com ponto-bônus. Já Uruguai e Namíbia somam 1 ponto a menos que os japoneses e se enfrentam, em jogo que a vitória é obrigatória para os dois lados.

 

JWRT 2014

Troféu Mundial Junior de 2014 – em Hong Kong, China

Japão 34 x 28 Namíbia

Estados Unidos 13 x 12 Geórgia

Tonga 39 x 16 Hong Kong

Uruguai 18 x 18 Canadá

 

Terça-feira, dia 15 de abril

00h20 – Geórgia x Hong Kong

04h00 – Estados Unidos x Tonga

06h00 – Uruguai x Namíbia

08h00 – Canadá x Japão