Tempo de leitura: 4 minutos

O haka é um momento único do rugby mundial, imortalizado pelos All Blacks, e possivelmente um dos primeiros momentos do rugby ao qual um principante no esporte é apresentado. Mas o que é exatamente o haka? Uma dança para provocar o adversário? Um chamado à briga? Uma besteira inventada para ser diferente e chamar a atenção? Talvez você já tenha ouvido todas essa explicações, mas nenhuma delas corresponde à realidade. O haka é antes de mais nada uma dança de guerra dos maoris, povo nativo da Nova Zelândia, sendo que cada tribo conta com a sua própria versão do haka. Trata-se de um chamado de guerra, para invocar os deuses e aterrorizar o oponente. Muitos entendem o haka no rugby como uma forma dos neozelandeses ganharem confiança, outros como forma de intimidar o adversário. Os neozelandeses dizem que o haka é um chamado ao jogo limpo também, e também uma demonstração de unidade nacional (maoris e descendentes de europeus), incorporação e respeito à cultura aborígene.

Fato é que o haka é dançado pelas seleções de rugby da Nova Zelândia desde 1884, quando pela primeira vez um selecionado do país jogou no exterior, contra Nova Gales do Sul (Austrália). Desde então, a dança se tornou um ícone da equipe. Os australianos também possuíam a sua própria dança no início, adotada dos aborígenes australianos (muito pouco representados na equipe, ao contrário dos maoris na Nova Zelândia), e os sul-africanos chegaram a fazer uma dança zulu nos anos 20 (mesmo não contando com negros no time), mas ambas foram abandonadas por não terem muito significado a seus atletas de ascendência europeia. Outras ilhas do Pacífico, contudo, têm suas versões do haka, carregadas de simbologia. Fiji tem o Cibi, Samoa o Siva tau, e Tonga o Sipi Tau (ou Kailao).

Na Nova Zelândia,a principal forma de haka dançada pelos All Blacks é o Ka Mate, utilizado pela primeira vez em 1906. Em 2006, os All Blacks dançaram o Kapa o Pango, que gerou muita polêmica por ser uma forma mais agressiva do haka. Em diversas ocasiões os All Blacks danças hakas especiais que não o Ka Mate, garantindo a inovação no ritual.

- Continua depois da publicidade -

O espetáculo não está apenas na dança neozelandesa, mas na reação dos adversários. Irlanda, Inglaterra, País de Gales e França se imortalizaram com respostas ao haka. Vale a pena assistir à nossa compilação de vídeos desse que é um dos momentos mais espetaculares do rugby.

História do Haka

Rugby Union

 All Blacks

 

Kapa o Pango – All Blacks

Munster (Haka dos neozelandeses do time contra os All Blacks)

Sevens

 New Zealand Maori

Black Ferns (seleção feminina da Nova Zelândia)

Pacific Islanders (seleção unida de Fiji, Samoa e Tonga)

Haka (All Blacks) x Sipi Tau (Tonga

Fiji (Cibi), Samoa (Siva tau) e Tonga (Sipi tau, ou Kailao)

Niue

Madagascar

Rugby League

Kiwis (seleção da Nova Zelândia)

Haka maori e dança aborígene australiana