Tempo de leitura: 2 minutos

O Transforma, programa de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, lançou sua primeira edição do Festival Esportivo Transforma na Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz, no último dia 29 de novembro. Durante uma manhã, os participantes puderam experimentar até sete esportes diferentes, divididos em dois circuitos: para crianças até 11 anos e para participantes a partir de 12 anos. O público também  interagiu com os recém-lançados mascotes Olímpicos e Paralímpicos, e conheceram atletas de judô, Rugby,  hóquei sobre a grama, atletismo e o jogador de vôlei de praia Emanuel, medalhista Olímpico de ouro (Atenas 2004), de prata (Londres 2012) e bronze (Pequim 2008). Com entrada gratuita, o evento foi organizado em parceria com as confederações esportivas, que ofereceram instrutores e equipamentos no local.

O objetivo é oferecer o primeiro contato com esportes Olímpicos e Paralímpicos que serão disputados no Rio 2016, mas que ainda são pouco conhecidos do grande público. É o caso do Rugby, do tiro com arco, da esgrima e do badminton – alguns dos esportes que farão parte do circuito do Festival em Santa Cruz. As crianças e os adultos que completaram, pelo menos, cinco etapas do circuito participaram de sorteio de brindes fornecidos pelas confederações.

- Continua depois da publicidade -

O Festival recebeu cerca de 400 pessoas numa manhã. O evento é resultado de uma parceria entre o programa de educação do Rio 2016 e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), responsável pelas Vilas Olímpicas.